Com foco no fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, Salvador recebeu, na quarta-feira (20/08), edição do Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional. Realizado no espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, o evento é uma iniciativa da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por meio do Cetur – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, e foi promovido localmente pelo Sistema Comércio BA -Fecomércio, Sesc e Senac.
A programação reuniu representantes do trade turístico, autoridades, empresários, gestores públicos, diretores da Fecomércio BA e instituições ligadas ao setor para debater políticas públicas e estratégias que impulsionem o turismo de forma integrada e sustentável. O encontro também teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo Sistema Comércio BA em prol do desenvolvimento do turismo no Estado, conectando cultura, economia, capacitação e inovação.
O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, destacou a importância econômica do setor e o papel do evento como espaço de articulação entre os setores público e privado. “O turismo é um dos segmentos mais importantes da economia baiana. No primeiro semestre deste ano, a atividade cresceu mais de 11%, reforçando nosso papel na formulação de políticas públicas, representação e atração de investimentos. O Vai Turismo é mais uma iniciativa estratégica que mostra a força do setor, mesmo diante de cenários adversos”, pontua o presidente do Sistema Comércio BA.
Um dos destaques culturais do evento foi o show folclórico “Tradições de uma Bahia”, promovido pelo Sesc BA e apresentado pela Cia Tradições. A performance celebrou a herança afro-brasileira por meio da dança e da música, com destaque para os rituais e representações dos Orixás, divindades ligadas à natureza, espiritualidade e identidade cultural baiana.
Complementando essa valorização da cultura local, o Senac BA realizou a mostra gastronômica “Da Terra ao Mar com Sabor de Ancestralidade”, que destacou sabores e saberes tradicionais da culinária baiana como pilares da experiência turística.
Essas iniciativas, somadas às ações da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio BA, evidenciam o papel estratégico do Sistema Comércio BA na promoção de um turismo autêntico, integrado e sustentável, que valoriza a identidade cultural da Bahia e contribui para o desenvolvimento econômico da categoria.
Durante o evento, o diretor da Cetur, Alexandre Sampaio, reforçou a importância do programa Vai Turismo como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do segmento em âmbito nacional.
“O Vai Turismo é um movimento essencial de conscientização da classe política sobre o papel do setor como gerador de empregos, atrativo de investimentos e vetor de desenvolvimento sustentável”, esclareceu o diretor da Cetur.
Na sequência, a gerente do Cetur, Aline Lopes, apresentou os principais resultados do programa e destacou dados do setor. “São mais de 570 atividades econômicas diretamente ligadas ao turismo, que movimentam o comércio e ampliam oportunidades. O turismo não anda sozinho, ele impulsiona os serviços, o varejo e toda a cadeia econômica que o cerca”, destacou a gerente do Cetur.
O secretário de Turismo do Estado, Mauricio Bacelar, e a secretária de Turismo e Cultura de Salvador, Ana Paula Matos, também apresentaram as iniciativas desenvolvidas pelas pastas em favor do desenvolvimento da atividade na Bahia e na capital, respectivamente.
O movimento Vai Turismo reforça a importância da cooperação entre entidades empresariais, governos e sociedade civil para a construção de um ambiente favorável ao crescimento do turismo nacional, com foco na sustentabilidade, inovação e valorização dos destinos brasileiros. Outras capitais brasileiras vão receber o evento após a passagem por Salvador.
O evento também contou com apresentações do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio BA, Julio Ribas; da gerente de Lazer do Sesc BA, Michele Silva; e da gerente de Relações com o Mercado do Senac BA, Leila Dantas.
Foto: Assessoria