A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) certificou 614 mulheres e 152 jovens em cursos de qualificação profissional realizados de março a julho deste ano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O evento ocorreu nesta terça-feira (27) no espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, no Caminho das Árvores.
Os cursos viabilizados pela Diretoria de Políticas para Mulheres (DPM) foram o de automaquiagem; barbeira; corte, escova e penteado; microagulhamento; gestão de salão de beleza e centro de estética; unha em gel; doces finos; geleias e compotas; preparação de acarajé e abará; preparo de bolos e tortas; produção de vídeos e soft skills (conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana).
Para o público jovem, a Diretoria de Infância e Juventude (DIJ) viabilizou os cursos de atendente de farmácia e operador de caixa.
“Dando continuidade aos projetos Mulher em Foco e Protagoniza Jovem, fizemos junto com o Senac a certificação de mais de 700 jovens e mulheres. Alguns já tinham pego o certificado, mas nós nos reunimos hoje para fazer esse momento de celebração, por meio dessa parceria que nós temos com a Casa do Comércio, formando, capacitando, para, na sequência, encaminhar esses jovens para o mercado de trabalho ou fortalecer ainda mais a sua atividade empreendedora” ressaltou a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.
Graças à formação, Bianca Barbosa hoje tem uma renda a partir do aprendizado na área da culinária. “Eu já fiz parte do programa Marias na Construção, mas depois ingressei no curso de bolos e tortas. Foi esse último curso que fez com que eu tivesse mais engajamento e abrisse a minha mente para ser uma empreendedora e ter o meu próprio negócio. É o que está me dando uma renda hoje em dia: vender bolos, tortas e quiches”, contou.
Para Vânia Santos, a qualificação profissional também foi uma divisora de águas na vida dela. “A minha experiência foi ótima. Esse projeto da SPMJ, juntamente com o Senac, foi um divisor de águas na minha vida, porque eu queria aprender o curso de barbeiro, aprendi e estou crescendo profissionalmente na área de beleza”.
Os programas da SPMJ, voltados à qualificação profissional, visam o fortalecimento e o resgate da autoestima e da cidadania, a geração de renda e a autonomia financeira da mulher e dos jovens.