Neste domingo (26), às 11h, o pianista Ricardo Castro e artistas multiplicadores do NEOJIBA farão uma apresentação especial no Parque do Queimado, na Liberdade, em homenagem ao maestro venezuelano José Antonio Abreu, fundador do El Sistema, que inspirou a criação do programa do Governo da Bahia.
O recital integra a série “Todo Domingo no Parque” e a entrada, como sempre, é gratuita. Na ocasião, o NEOJIBA receberá doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, como alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, cobertores e artigos para bebês.
A apresentação será aberta com o “Quinteto para Cordas e Piano”, do compositor venezuelano Reynaldo Hahn. Ricardo Castro se juntará ao Quarteto de Cordas formado pelos violinistas Eduardo Salazar e Isabela Rangel, pela violista Aby Machado e pelo violoncelista Frank Guilherme Silva Jr.
O recital terá ainda o “Solo de Pajarillo para flauta sola”, do também venezuelano Omar Acosta, interpretado pela flautista Maria Laura Marcano, que integrou o El Sistema antes de se mudar para a Bahia e passar a fazer parte do NEOJIBA.
Na última parte da apresentação, Ricardo Castro retorna ao palco, desta vez acompanhado do Quinteto de Sopros, para apresentar o “Sexteto para piano e quinteto de sopros”, do francês Francis Poulenc. O quinteto é formado por João Pedro Nunes (flauta), Gabriel Marcaccini (oboé), Adauri de Oliveira (clarineta), Bruno Peçanha (fagote) e Ronald Zair (trompa).
O “Todo Domingo no Parque” tem apoio da Educadora FM e da TVE.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.