Uma estreia inesquecível. O Trio da Cultura desfilou pela primeira vez no Carnaval de Salvador em uma noite que, apesar das ‘intempéries carnavalescas’, foi mais do que memorável. Já se aproximava da meia noite do sábado (10), quando Margareth Menezes entoou um Manifesto à Cultura e contou Faraó, no Farol da Barra, abrindo o desfile.
Nem o atraso de quatro horas do circuito Dodô (Barra-Ondina), nem o apagão, que deixou parte da Barra sem iluminação, aplacaram a vontade efusiva da artista e do público de se reencontrarem. Uma multidão acompanhou o trio do Farol da Barra até o final de Ondina, em um desfile que durou quatro lindas horas.
Na virada do Farol, início do desfile, um dos momentos mais aguardados da folia baiana este ano. Gilberto Gil esperava Margareth na varanda do Camarote Expresso 2222. Convidado da noite, o paraibano Chico César se juntou a Margareth e, juntos, essa tríade de ouro da música brasileira, cantaram canções que são hinos como “Toda Menina Baiana”, “Madalena” e “Mama África”.
“”Gil, nos permita fazer essa singela homenagem, porque você nos abriu caminhos”, lançou Margareth. “Estou homenageado”, respondeu Gil carinhosamente, antes de ser ovacionado por quem acompanhava. No chão, além de foliões incansáveis, o Trio da Cultura levou pra rua a Ala da Cultura, com estandartes e composta por mais de 30 capoeiristas, convidados pelo Mestre Nenel, baianas, atrizes e atores de diversos coletivos de teatro e artistas circenses do Circo Picolino.
No trio, além de Chico César, Margareth Menezes recebeu também os artistas Teresa Cristina, Marcelo Jeneci e Orlando Morais, que estava acompanhado das filhas Anttónia e Ana Pires de Morais. Em Ondina, o Trio ainda recebeu Lore Improta.
O projeto marcou a volta de Margareth Menezes ao Carnaval de Salvador depois de três anos sem se apresentar na folia – dois anos de pandemia e um ano inteiramente dedicada ao Ministério da Cultura, em que esteve mais afastada dos compromissos artísticos.
O Trio da Cultura é uma realização da Isé Música Criativa, com produção da Foco Entretenimento, e tem patrocínio da Tim e do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, além de contar com parceria da Osklen.