Um Leão apático cai para o Tubarão em Londrina

No momento você está vendo Um Leão apático cai para o Tubarão em Londrina

Por Zédejesusbarreto
O Vitória, vice-líder, esteve irreconhecível no Paraná e levou 2 x 0 do vice-lanterna Londrina, no Estádio do Café. A primeira etapa, de um futebol confuso, até foi mais equilibrada, a despeito de o goleiro da casa não ter sido incomodado. No segundo tempo só deu Londrina, o Tubarão paranaense; foi pra cima, na garra e fez dois gols em lances de bola parada, um escanteio e uma falta. Ou seja, o Rubro-negro baiano nada produziu na frente e a levou dois gols bobos – uma cabeçada na pequena área, a zaga olhando e outro de falta com falha do bom goleiro Lucas Arcanjo, que já tinha feito duas ou três defesas importantes. Um Leão sem garra, sem mordida, sem nenhuma inspiração, pois.

 Com o resultado, o Vitória permaneceu na vice liderança, com 41 pontos, três atrás do Sport; Novorizontino, Vila Nova e Criciuma na cola.  O Londrina, Tubarão, foi a 19 pontos, melhorou a colocação mas não ainda o suficiente pra sair da zona da degola.  

 *

  Em Londrina /PR

 – Valendo pontos, fechando a 22ª rodada, no estádio do Café, sob um clima frio mas sem chuvas, arquibancadas sem grande público, presença de alguns rubro-negros, gramado em boas condições, luz de boate.  

 – O Londrina, pior defesa da competição, apenas uma vitória em 14 jogos, é o time que mais perdeu, no rodapé da tabela de classificação – 19º colocado, com 16 pontos.

 – O Vitória há cinco rodadas invicto, precisava vencer para alcançar os 44 pontos, igualar o Sport e voltar à liderança da competição.

 –  Uniformes: o time da casa de azul e branco, o Leão Baiano com seu rubro-negro, o tradicional.

**

Com bola rolando …

– O Leão começou à vontade, abafando, como se estivesse em casa. Logo aos 2’, Nem desviou na pequena área um cruzamento rasteiro da esquerda e a bola passou rente ao rodapé do Londrina, a defesa local só espiando. Aos 9’, a resposta dos paranaenses, num chute de longe defendido por Lucas Cândido, sem problemas.

 As ações foram se equilibrando, num ritmo compassado, sem lances de área até os 20’. Aos 22’, boa jogada de fundo pela esquerda do ataque baiano, faltou a finalização na pequena área, a defesa do Londrina se safou. Aos 33’, outro chute de longa distância do Londrina, Lucas Arcanjo catou bem. Aos 43’, chute de fora de Mateuzinho, defesa rebatida do goleiro Neneca, assustado.

 O ‘Tubarão’ Londrina vivo: – aos 46’, Moisés avançou bem pela direita mas chutou mal. Na sequência, Rafael Vaz pegou forte de muito longe, por cima do gol rubro-negro.

  Uma primeira etapa tecnicamente fraca, sem jogadas trabalhadas, duro de ver. O time baiano tem mais qualidade individual, até começou bem, mas rendeu bem abaixo do esperado. O Londrina arriscou chutes da intermediária, e só.   

 *

 Duas substituições ofensivas nos donos da casa para a segunda etapa; o Londrina, o Tubarão precisava de gols pra sair da zona incômoda. Um recomeço no mesmo diapasão, morrinhento e feio.  O Londrina mais avançado, buscando o ataque. Voltou melhor.

– Aos 7’, Lucas Coelho aproveitou uma bobeira rubro-negra e ficou de cara, deu Lucas Arcanjo. Aos 8’, foi a vez de Moccelin entrar livre, de frente, ótima saída e defesa de Lucas Arcanjo, evitando o gol, mas…  

– Gol ! 1 x 0, Londrina. O zagueiro Gabriel escorando de cabeça, na pequena área, escanteio levantado da esquerda. O time da casa era mais ofensivo. E o gol mudou tudo.

 Com o gol, o treinador Condé lançou em campo Zé Hugo e Giovane Augusto- … os pé-de-coelho da equipe. Sairam Zeca e W. Nem. O Leão foi pra cima, acordou, e o jogo ficou pegado, travado, catimbado, alguns empurrões, cartões amarelos… e mais corrido. Esquentou.

 – Aos 24’, Higor recebeu em profundidade, penetrando pela esquerda, W. Leonardo salvou, de carrinho, o segundo. Ficou mais animado, brigado, outro panorama. O Vitória todo à frente, na pressão, meio afobado, no abafa. O Tubarão encolheu-se, fechadinho atrás, dando bicos e saindo só nos contragolpes.

 – Gol! 2 x 0 Londrina! Falta cobrada por João Paulo da quina da grande área, direto, no canto direto,  Lucas Arcanjo mal colocado chegou atrasado. Aos 37 minutos.

 Já no desespero, o Leão foi pro tudo ou nada, sufocando, no velho estilo: bolas alçadas a rodo na área adversária e seja o que Deus quiser.  Dessa vez não deu em nada. Placar justo pelo que nada produziu a equipe baiana.  

*

Ficha técnica

 – O Londrina de Eduardo Souza: Neneca,  Ezequiel, Rafael Vaz , Gabriel e Marcos Pedro; João Paulo,  Moisés e  Higor  Leite; Paulinho Moccelin, Zé Vitor e Peu  . (Tiago Dias, Lucas Coelho, Rodrigo, Jaú, Fabrício)

–  Vitória de Léo Condé : Lucas Arcanjo; Yan, Camutanga e Wagner Leonardo; Zeca, Dudu, Gegê e Matheusinho; Mateus Gonçalves, Wellington Nem e Iury Castilho. (Giovanni, Ze Hugo, Thiago Lopes, Railan, Johnny)  

– Arthur Gomes Rabelo (ES) é o soprador de apito, em campo, com auxílio do VAR.

*

 Pela rodada 23, o Vitória recebe o Ceara, no Barradão – domingo, dia 13, às 18h

Foto: EC Vitória