O vereador Antonio Carolino (Podemos) deu entrada no Projeto de Lei nº 321/2023, que dispõe sobre a criação de um programa de distribuição gratuita de próteses dentárias com cadastro aberto, transparente. O projeto, com o intuito de avançar nessa área da saúde pública, tem como público prioritário: idosos, gestantes, cardiopatas, pessoas com necessidades especiais e com deficiência (PNE – PcD) notadamente carentes inscritos no CADÚnico em Salvador.
“Há mais de 400 profissionais compondo as equipes da Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB) da capital baiana. Ou seja, há estrutura, maquinário, inteligência coletiva e mão de obra qualificada para irmos além da atenção primária”, destaca o vereador. “Criar um Programa que confere transparência, visando ordenar e distribuir próteses e tratamentos dentários aos soteropolitanos que mais precisam é uma demanda social de suma importância para os mais carentes”, conclui.
Salvador possui uma robusta rede de atendimento odontológico gratuito, com profissionais disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e um Centro Municipal Odontológico (Cemol), este situado no bairro Liberdade.
Foto: Vecteezy/Sasirin Pamai