Por Zédejesusbarreto
Importante e convincente resultado do rubro-negro baiano na Ilha do Retiro, sobre o rebaixado Sport (3 x 1). Com isso, o time dorme fora da zona de agonia e torce para o Santos não vencer o Inter, em Porto Alegre, na continuação da rodada, neste segunda-feira. Assim, respiraria melhor, fora da UTI, dependendo somente dele para se manter na Série A, paroano.
Sem jogar um belo futebol, mas fazendo o suficiente para vencer bem, sem contestações, o Leão baiano foi superior, fez 2 x 0 no primeiro tempo, soube bem administrar a vantagem na segunda etapa. Cada jogo é uma batalha a ser encarado como uma final. O treinador tem passado isso pro plantel e o torcedor vai acreditando. O Sport acumula derrotas em oitos jogos seguidos. Fim de linha, péssima temporada.
*
No Recife
– Na Ilha do Retiro, começo de noite, um duelo de Leões rubro-negros feridos. O Sport já degolado e o Vitória com a corda no pescoço (36 pts, na 17ª posição). Tempo bom, aquele gramado fofo da Ilha, arquibancadas com ocupação reduzida (menos de 4 mil presentes) – o torcedor do leão pernambucano injuriado com o time, por conta da desclassificação; a torcida do Vitória em bom número, zoando.
– O jogo da vida pro Leão baiano. O Sport de vermelho&preto, o Vitória todo de branco.
– Com bola rolando…
– Equlibrado, mas, os 11 min…
– Gol! 1 x 0 Vitória. Um chute meio despretensioso ou errado de Baralhas, da meia lua, a bola bate na cabeça do defensor pernambucano e vai devagarinho pro gol, sem que o goleiro alcance. Sorte baiana. Aos 13minutos.
– Gol! 2 x 0 Vitória, aos 14minutos. Bola alçada, Cantapiedadra, pela esquerda, meio sem ângulo, pega de primeira, de canhota, a bola entre o goleiro (fraquinho) e a trave; belo chute.
O Leão pernambucano parecia entregue, arriado, sem reação e sem vontade até aquele momento. O torcedor local vaiando a equipe. Um time, um Leão faminto e o outro de fastio. Mas os baianos arrefeceram, satisfeitos, recuaram.
Aos 27’ o Sport chutou uma na direção gol baiano; Leo Pereira (ex-Vitória), bateu de longe, com perigo.
– Gol! 2 x 1 Sport, Pablo, escorando na pequena área um cruzamento rasante da direita, em trama de Lucas Lima/Mateuzinho. O centroavante, experiente, antecipou-se e desviou. O Sport entrava no jogo, pois, aos 28min.
O torcedor gostou, acordou. E o time da casa cresceu em campo parelhou. O time de Jair Ventura encolheu-se e passou apenas a levantar bolas na área inimiga como sua jogada predileta, mais perigosa.
Apesar da vantagem no placar para o Vitória, na primeira etapa, nada definido. Até porque o time caiu de produção, depois dos 30minutos e o Sport terminou melhor.
Segunda etapa – Jair Ventura trocou, no intervalo, de centroavantes: Kayzer em campo. Daí …
– Gol! 3 x 1 Vitória, aos 4min. Kayzer arrancou do meio de campo, foi levando, levando, ninguém apertou, ele bateu da entrada da área, a bola desviou no pé de Thyere e entrou no canto, o goleiro não chegou.
Gol importante, porque ampliou a vantagem, deu tranquilidade e quebrou a guia do Sport, um balde de água fria numa possível reação dos donos da casa.
E os baianos passaram a amornar o jogo, trocando passes, administrando a vantagem. O tempo passando, bateu 30min e o Leão do Recife não conseguia reagir. O Vitória fechadinho, garantindo atrás. Aos 35’, jair Ventura trancou tudo, pôs Dudu e Ryller (saíram Baralhas e Ronald).
Três pontos importantes para o Vitória nessa luta insana contra um rebaixamento. E a consolidação da pior campanha do Sport na história de suas participações no Brasileirão. Vergonhoso.
*
Ficha técnica:
– O Sport de Cesar Lucena: Caique França, Mateus Alexandre, Ramon Menezes, Thyere e Luan Cândido; Rivera, Lucas Kal e Lucas Lima; Mateuzinho, Pablo e Leo Pereira. (Romarinho, Adriel, Sergio e Barletta)
– O Vitória do técnico Jair Ventura: Thiago Couto, Edu, Camutanga, Lucas Halter; Caceres, Baralhas, Ronald, Ramon; Cantalapiedra, Erick e Renzo Lopez (Kayzer, Mateusinho, Lucas Braga, Dudu, Ryller).
– No apito, Yuri Elino Ferrreira da Cruz /RJ.
*
Na próxima rodada, o Vitória recebe no Barradão o Mirassol – sábado, 29, às 16h
**
Internacional x Santos jogam na segunda-feira, em Porto Alegre. Caso o Santos vença, passa o Vitória e o time baiano voltaria pra zona dos 4 últimos. Torcida pro Inter da torcida rubro-negra baiana.
**
Estão classificados na Série B, subiram para a Série A em 2026:
O Coritiba (Campeão) e o Athlético, ambos do Paraná; o Chapecoense de Santa Catarina e o Remo de Belém do Pará.
**
Foto: EC Vitória – Victor Ferreira

