Por Zédejesusbarreto
Mais um triunfo fora de casa (2 x 1), ataque mais positivo e defesa menos vazada da competição, o Vitória chegou a 25 pontos na 11ª rodada e continua na liderança; o Vila Nova, segundo colocado, tem 23 pontos. Um resultado importante, mesmo que mais sofrido do que o esperado.
A despeito de ter jogado toda a segunda etapa com um atleta a mais, o Vitória levou sufoco, não jogou uma grande partida; foi bafejado pela sorte e soube, foi competente para aproveitar as chances poucas que teve – um chute de longe na primeira etapa de Nem que o goleiro mineiro aceitou e um pênalti bobo logo no começo do segundo tempo, com a expulsão do zagueiro infrator. No mais o time de Leo Condé fechou-se bem e garantiu atras o resultado. Segundona é isso, fica o resultado, vale os pontos conquistados.
*
Em Muriaé /MG
Estádio Soares Azevedo, acanhado, grama alta, mastigada, arquibancada quase às moscas… Noite fria para os padrões baianos, sem chuvas. 11ª rodada.
O Leão baiano defendendo a liderança em campo com seu uniforme A, rubro-negro tradicional; o Tombense, que só tinha um triunfo na competição, na zona de baixo da classificação, inteiro de branco.
*
Com bola rolando …
– Os mineiros começaram apertando, marcando em cima e explorando o ataque pelos lados. Mas, antes dos 5min, Railan arrancou pela direita, perigando. Jogo franco, equilibrado. Aos 11’, tentativa de Osvaldo, ficou na zaga. Aos poucos o Leão baiano foi se sentindo à vontade, gostando do jogo, ganhando as ações no meio-campo.
– Gol! 1 x 0 Vitória, aos 22 min. Wellington Nem arriscou de longe, enviesado e rasteiro, acertou o canto e o goleirão aceitou, caiu tarde.
– Aos 26’, boa trama coletiva do rubro-negro, Osvaldo tentou colocar pelo alto, quase ampliou. Aos 28’, o goleiro estreante Thiago fez grande defesa, em finalização de meia bicicleta de Fernandão, da linha da pequena área, evitando empate. O time da casa foi todo à frente, arriscando-se inteiro ao ataque, abrindo espaços ao contragolpe. O Leão encolhido, na moita depois do gol.
– Aos 36’, depois de outra tentativa de Fernandão, na pressão, Marcelinho acertou uma bomba de canhota no travessão de Thiago. O time da casa acuando e o Leão na espera de um vacilo pra dar o bote fatal.
Pelo tantinho que jogou (achou o gol e se fechou atrás), o Vitória desceu contente pros vestiários, no intervalo, com o placar favorável.
*
E voltou com sorte.
Olhe o VAR! Logo aos 2 min, Nem alçou uma bola curta na grande área, cobrando falta, e, na dividida com Tréllez, a pelota bateu e desviou na mão do zagueiro Roger Carvalho. O soprador de apito foi ver no vídeo, marcou a penalidade e expulsou o zagueiro mineiro, que jpa tinha levado cartão amarelo na primeira etapa. Facilitou tudo para o rubro-negro, daí em diante com um atleta a mais em campo.
– Gol! 2 X 0, aos 5min, Tréllez batendo o pênalti, de com força, pelo alto, no canto, ampliando o marcador.
Com um atleta a mais e vantagem no marcador, o Rubro-negro baiano passou a valorizar a posse de bola, trocando passes, sem abrir mão da casinha fechada atrás, marcando, dificultando, gastando tempo, administrando. Se os mineiros dessem sopa… quem sabe, mais gols.
– Os mineiros não se entregaram, mas a briga ficou desigual. Aos 23’, cabeçada de Marcelinho, colocada, Thiago saltou e tepeou pra escanteio, evitando o gol. Leo Condé trocou dois, ponde sangue novo, garantindo. Aos 28’, Frizzo bateu falta da meia lua, por cima. Aos 35’, Marcelinho desperdiçou boa chance, batendo de frente, livre, pro alto. Aos 37’, num contragolpe bem urdido, Railan entrou tabelando pela direita e, de cara, chutou por cima.
– Gol! 2 x 1, Tombense, aos 40’. Marcelinho, da entrada da área, bateu colocado, chapando, acertando o ângulo. Belo chute, golaço, diminuindo, mesmo com um a menos.
O Leão encurralado, encolhido, gastando e ganhando tempo. A arbitragem acrescentou 10 minutos ao tempo regulamentar. Pressão final total dos mineiros. Aos 48’, Keké pegou livre na grande área, de frente, desperdiçou, errou o alvo.
*
– O goleiro Thiago Rodrigues, rodado, estreou bem; W Leonardo o melhor na zaga, Railan correu muito, Rodrigo Andrade é um motor no meio campo, Nem foi o mais perigoso na frente.
O Tombense está vivendo aquela fase de … ‘nada dá certo’. Lutou, correu, criou boas chances mas dorme em casa na zona, com nova derrota.
*
Ficha técnica
– Tombense do técnico Julian Tobar: Felipe Garcia, Pedro, Augusto, Roger Carvalho (expulso) e Emerson; Pierre, Frizzo e Marcelinho; Egidio, Fernandão e Kevin. (Kekê, Wesley, Daniel Amorim, Jaderson)
– O Vitória de Leo Condé: Thiago Rodrigues (de máscara), João Victor, Camutanga (Van)e Wagner Leonardo (Zé Hugo); Railan, Rodrigo Andrade, Marco Antonio (Leo Gomes) e Marcelo (Felipe Vieira); Osvaldo, Tréllez e Wellington Nem (Gegê).
– Arbitragem do Paraná, com VAR e Lucas Torezin no apito.
*
Na rodada 12ª o Vitória joga no domingo, 11, às 18h, no Barradão, contra o Criciúma, concorrente direto no alto da tabela de classificação.
Série A
– Pela 10ª rodada da Primeirona, sábado, dia 10, às 18h30, o Bahia recebe o Cruzeiro, na Fonte Nova.
**
Outros jogos da noite de terça-feira/Série B
– Ponte Preta 0 x 0 ABC; Chapecoense 0 x 1 Vila Nova
Às 21h30: Atlético GO x Ceará; Botafogo/SP x Ituano.
A rodada segue durante a semana.
**
Copa do Brasil
Já definidos, por sorteio na CBF, os confrontos das quartas-de-final da Copa do Brasil:
– Bahia x Grêmio; Flamengo x Athlético PR numa chave
Palmeiras x São Paulo; Corínthians x América MG noutra chave.
São jogos de ida e vinda, decisivos, que acontecerão nos dias 4 e 13 de julho.
O Bahia fará o primeiro jogo contra o Grêmio na Fonte Nova. Decide em Porto Alegre.
Foto: EC Vitória/Victor Ferreira