Vitória empata com Flu no Maraca fazendo gol no finalzinho

No momento você está vendo Vitória empata com Flu no Maraca fazendo gol no finalzinho

Por Zédejesusbarreto

O contestado Lucas Braga, xodó do treinador Carpini, que tinha entrado por volta dos 35min do segundo tempo, puxou um contragolpe já aos 45 minutos, fez fila na defesa carioca, tabelou com Claudinho e bateu de frente, livre, acertando canto do experiente goleiro Fábio, empatando um jogo que já parecia perdido – 1 x 1, numa das raras chances criadas pela equipe baiana. Mais uma vez fica posto que o Vitória é um time que não desiste, que corre e luta com garra até o último minuto, e, como diz o jargão, ‘o jogo só acaba quando termina’. Valeu! Um ponto importante ganho fora de casa, e no Maracanã. O Leão chegou a 5 pontos, está em 15º lugar. A rodada segue.

 Foi um jogo de duas etapas distintas. O primeiro tempo foi do Fluminense, com Ganso e Arias fazendo a diferença, trocando passes criando chances, dominando. No segundo tempo o Leão baiano encarou, arriscou tudo, foi pra cima, equilibrou, os cariocas na moita, trançando, suportando bem, marcando, até chegando em contragolpes, sem pressa, na manha. Daí, o Leão surpreendeu e chegou ao empate na raça, no bote certeiro, na insistência, acreditando… Um bom resultado, sem dúvidas.      

*

No Maracanã/RJ

 Domingo de Páscoa, começo de noite carioca sem chuvas, arquibancadas animadas, cerca de 35 mil presentes, bom gramado…

– O Tricolor carioca em alta desde a chegada do treinador Renato Gaúcho, ainda invicto, em busca de mais um triunfo para assumir a liderança da competição nessa quinta rodada; o time com alguns desfalques na zona defensiva, fruto do desgaste provocado pelo absurdo calendário; o Rubro-negro baiano brigando pelo seu segundo triunfo na competição, pra mostrar recuperação e subir na tabela de classificação.

– Uniformes: O Fluminense com sua tradicional camisa tri-colorida em listras verticais (verde, grená e branco); o Vitória de camisetas brancas, calções pretos, detalhes em vermelho.

*

Com bola rolando…

Um começo muito estudado, de parte a parte, linhas de marcação avançadas, bola no chão e pontadas em velocidade.

– Aos 5’, depois de uma lambança entre Lucas Arcanjo e o lado esquerdo defensivo baiano, quase Cano fez, a finalização de canhota foi na rede, por fora. Aos 9’, Martinelli tentou de fora, pelo alto, deu Lucas Arcanjo, bem colocado. Aos 23’, primeiro chute em gol do rubro-negro, Erick, de longe, fora do alvo. Parelho.

–  Aos 29’, Arias arriscou para boa defesa de Lucas Arcanjo.  O Flu já era melhor, com mais posse de bola, comandando as ações, atuando inteiro dentro do campo inimigo.

– Gol! 1 x 0 Fluminense, Cano, aos 38min. Depois de uma trabalhada de troca de passes envolvendo a marcação baiana, Samuel Xavier tocou de calcanhar para Árias, na direita, saiu o cruzamento de fundo, a bola tocou na zaga e subiu, daí o veterano artilheiro argentino, bem posicionado, testou na pequena área, nas costas de Claudinho, abrindo o marcador.

 O gol saiu no melhor momento do Fluminense, dominante, com Ganso dando aula no meio de campo, com toques preciosos, e os cariocas explorando bem Arias e Samuel Xavier se entendendo bem pela direita, levando vantagem em cima da ala esquerda defensiva do Vitória.  

 O Tricolor carioca foi melhor na primeira etapa, dono da bola. O Vitória correu muito, marcou, mas pouco ou nada produziu ofensivamente. Fabio, o goleiro do Flu, não trabalhou. Faz gosto ainda ver o veterano Ganso jogar, elegante, inteligente, diferenciado, um craque.

 Segunda etapa – Carpini tirou Ryller e colocou Ronald, reforçando a marcação do lado esquerdo defensivo. Ao Vitória só restava atacar, buscar o gol. Logo no primeiro minuto, num ataque pela direita, cruzamento de Erick, a bola desviou na zaga e Fábio fez uma defesa vistosa, pelo alto, espalmando e evitando o empate do Leão baiano. Um Vitória aceso e muito mais ousado, na correria, como gosta.

– Passados os priueiros 10 minutos, o Flu voltou a explorar o lado direito ofensivo, levando perigo. Aos 11’, Canobbio perdeu gol de cara. Um jogo mais franco, mais aberto. Aos 15’, Mosquito fez fila e bateu seco, por baixo, Fábio catou. Aos 15’, saiu Mosquito entrou o velocista Fabri.

– O tempo passando, muita disputa pelo meio de campo, o time carioca mais plantado, Aos 27’, Arias foi lançado em profundidade, nas costas da zaga, e foi puxado na área, o árbitro não deu, não viu, o VAR chamou a atenção, mas ele assumiu, não deu nada. Segue o jogo. Na sequência, do outro lado, Fabri tentou o drible e caiu, o árbitro, perto, também ignorou, fez que nada viu, os rubro-negros queria pênalti.

– Aos 31’, cabeçada de Ignácio, defesa de Arcanjo, bem colocado.  Substituições, reta final, o Vitória vai pro tudo ou nada, acelerando. O Flu sem pressa, administrando. Aos 35’, num contragolpe rápido, Arias deixou Bernau de cara, ele chutou pra fora. Nada definido. O Vitória trabalhando mais no campo ofensivo, buscando o abafa, as abolas alçadas. Os cariocas marcando,

– Gol! 1 x 1 Vitória!  Aos 45’min. Lucas Braga puxou o contragolpe, fez fila e fez tabela, recebeu de cara e finalizou, empatando.

 O Flu foi inteiro pra cima, empurrado pela torcida, Aos 48, Claudinho salvou em cima da linha, uma cabeçada, com o goleiro Lucas já vencido. Ufa. Deu empate.  

Destaques  

– Baralhas, Mateuzinho, o primeiro tempo de Erick, a postura guerreira da equipe, acreditando até o fim, fazendo um segundo tempo bom, de igual pra igual, sem medo. 

 No Fluminense, Ganso, Arias, Samuel Xavier…

*

Ficha Técnica

– O Fluminense de Renato Gaúcho: Fábio, Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Hercules (Nonato), Martinelli (Thiago) e Ganso (Bernau) Árias, Cano (Everaldo) e Canobbio (Serna).  

– O Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Claudinho, Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ryller (Ronaldo), Baralhas e Mateuzinho; Gustavo Mosquito (Fabri), Janderson (Lucas Braga) e Erick (Osvaldo).  

– No apito, o paulista Matheus Delgado Candançan

*

– Na próxima rodada, o Vitória recebe o Grêmio, domingo, dia 27, às 18h30, no Barradão.

– Antes, dia 23, pela 3ª rodada da Copa Sul-americana, Vitória x Cerro Largo/URU, no Barradão, às 21h30;

*

Outros jogos da rodada

– Vasco 0 x 0 Flamengo; Corinthians 2 x 1 Sport Recife; Grâmio 1 x 1 Internacional;

  Juventude 2 x 2 Mirassol; São Paulo 2 x 1 Santos; Atlético Mineiro 1 x 0 Botafogo;

  Fortaleza 1 x 2 Palmeiras (o Palmeiras lidera, com 13 pontos; o goleiro Weverton pegou um pênalti, aos 49’ / nos acréscimos).   Às 20h30 – RB Bragantino x Cruzeiro.

– Segunda-feira, dia 21, às 20h, Bahia x Ceará, na Fonte Nova fechando a rodada

**

Foto: EC Vitória. Foto: Victor Ferreira