Vitória perde para o líder Vila Nova e permanece na quinta colocação

  • Post category:ESPORTES
No momento você está vendo Vitória perde para o líder Vila Nova e permanece na quinta colocação

Por Zédejesusbarreto
O Rubro-negro até jogou um bom primeiro tempo, equilibrado, mas não teve fôlego e forças na segunda etapa, foi acuado e levou 1 x 0 do ‘colorado’ Vila Nova, que continua invicto em casa (casa cheia) e assumiu a liderança da competição, com 34 pontos ganhos, finda a 16ª rodada. O Leão baiano parou nos 28 pontos mas manteve a 5ª posição na tabela.

  – Os quatro primeiros são: Vila Nova, Criciúma (33 pontos), Sport Recife (32) e Novorizontino(30).

*

Em Goiás

 – Estádio Onísio Brasileiro Alvarenga (OBA), capacidade para 10 mil pessoas, arquibancadas tomadas, gramado com boa aparência, bem cuidado, tempo limpo, fechando a 16ª rodada.

 – O Vila, em campo como vice-líder (31 pontos), invicto em casa, em busca de retomar a liderança, de camisetas vermelhas; o Vitória com 28 pontos ganhos, 5º colocado, brigando para voltar ao G-4, de camisetas brancas.

*

Com a bola rolando …

 Disputa de seis pontos no alto da tabela de classificação, pressão total, começo de jogo pegado, marcação em cima.

– Aos 2’, a primeira boa chance do Vitória em jogada de linha de fundo pela esquerda do estreante Mateus Gonçalves, bola pererecando na pequena área do Vila, a zaga safou.  O time da casa trocando mais passes, o Leão baiano explorando a velocidade, contragolpes em passes longos pelos lados. Muito parelho.

  – Aos 13’. Gegê contracenou com Osvaldo, na direita, e mandou um canudo, pelo alto, para a espalmada de Denis. O rubro-negro mais agudo, aceso. Correria, lá e cá, posturas ofensivas mas poucas finalizações, os goleiros pouco exigidos. Aos 45’, a melhor chance, para o Colorado: bola alçada, Donato escorou e Doma despejou da meia lua, um foguete que passou bem perto, Lucas Arcanjo só espiando e torcendo… Aos 47’, finalização em gol de Neto Pessoa, que até driblou o goleiro… mas estava impedido.  

  O Vila terminou o primeiro tempo melhor, na pressão. No geral, os primeiros 50 minutos foram bem equilibrados. Boa partida, faltou o gol.

*

  Os donos da casa voltaram da merenda tentando sufocar os visitantes. Aos 2’, Neto bateu da meia lua, cobriu o arco de Lucas Arcanjo. O Leão pegando duro, quebrando o ímpeto do adversário com faltas (alguns cartões amarelos distribuídos). Aos 7’, escanteio alçado, Doma testou, Lucas Arcanjo catou. Aos 8’, Parede escorou um cruzamento da direita, por baixo, a bola raspou o rodapé baiano. Até os 10 minutos só deu Vila Nova. Aos 11’, Souza bateu falta frontal, com perigo, desviou na barreira. Pressão total do Tigre Colorado, acuando o Leão – todo encolhido.

 – Aos 15’, sem conseguir jogar, o treinador Leo Condé tirou o meio-campista Giovanni, meio apagado, e colocou o avante Wellington Nem, mais arisco. Precisava sair pro jogo.

 – Aos 16’, Parede levou a marcação da esquerda pro meio e arrematou forte, rasteiro, acertando o poste de L. Arcanjo, já batido. O Vitória começou a trocar passes, tentando reequilibrar as ações no meio-campo. Voltou a jogar. Aos 22’, Gegê tentou de longe, muito alto. Aos 29’, tentativa de Donato, de cabeça, fora do alvo.

– Gol! 1 x 0 Vila Nova, Lourenço, aos 30’. Contragolpe veloz, Neto ganhou na corrida pela esquerda e cruzou no chão, do outro lado Lourenço só escorou, livre. Levantou a arquibancada.

  Ao Leão restava sair da moita e agredir, ir ao ataque. Trellez e o ‘gringo’ Diego no time, Leo Condé adiantando as linhas, ao tudo ou nada, aos 35 minutos (saíram Gamalho, que nada fez e Dudu, que morreu no segundo tempo). O Tigre de Goiás já fechadinho, marcando, segurando a vantagem. O árbitro acrescentou 5 minutos. Pressão final rubro-negra, volume mas sem penetração. O Colorado resistiu, administrou bem.  

  *

 Destaques

 O apoiador estreante Dudu, alto, forte, pernas compridas, de boa pegada, vestiu a 5 e mostrou personalidade, na primeira etapa; Mateus Gonçalves avante de lado esquerdo, algumas pontadas. Osvaldo e Gegê, o de sempre.

 No Vila, o goleiro Denis Jr, que é do Bahia, tranquilo; o veterano Donato comandando a zaga, o bom Parede, Gelado … time bem arrumadinho.

*

Ficha técnica

– O Vila Nova escalado pelo técnico Claudinei Oliveira: Denis Jr, Leo Duarte, Rafael Donato, Doma e Gelado; Ralf, Souza, Everton Brito; Caio, Neto Pessoa e Guilherme Parede. (Ronald, Lourenço, Igor, Luciano Naninho, Marlone)

 – O Vitória do técnico Leo Condé: Lucas Aracanjo, Railan, Camutanga (João Victor), W. Leonardo e Felipe Vieira (Marcelo); Dudu (o argentino Diego), Gegê e Giovanni Augusto (W.Nem); Osvaldo, Leo Gamalho (Tréllez) e Mateus Gonçalves.

 – Arbitragem paulista, com VAR; no apito, Matheus Delgado, sereno.

*

– Pela Rodada 17, Vitória x Novorizontino, domingo, 18h, no Barradão.

**

 – Nesta quarta, Grêmio x Bahia, na arena do time gaúcho, em Porto Alegre, às 19h. Quem vencer segue, perdeu cai fora. O primeiro confronto deu empate, 1 x 1, na Fonte Nova.

 – Na sequência, o Tricolor baiano joga em Curitiba, na Arena da Baixada, contra o Athlético Paranaense, domingo, às 18h30.