Vitória vence fora e já respira aliviado

No momento você está vendo Vitória vence fora e já respira aliviado
VIC

Por Zédejesusbarreto
Um triunfo fundamental, de virada (2 x 1) na casa do adversário, um concorrente direto e mais, jogando com inteligência, com personalidade, raça, futebol coletivo e boa estratégia. Um ótimo resultado, que faz o rubro-negro até sonhar com uma possível classificação para uma Sul-americana, por que não? O time de Carpini, com competência, vem superando, dentro e fora de casa, todos os adversários concorrentes, uma equipe segura e confiante em campo.  Foi um jogaço, em Curitiba, duelo de rubro-negros. Primeiro tempo bem equilibrado e um Leão traiçoeiro e matador na segunda etapa, com grande atuação do goileiro Lucas Arcanjo e do avante Mateuzinho.

  Com o resultado, o Vitória chega a 38 pontos e sobe para a 12ª colocação. O Athlético Paranaense é o primeiro da zona da degola, com 34 pontos, seguido pelo Juventude (também com 34), e os dois já prováveis rebaixados – Cuiabá e Atlético GO.   

 A rodada segue …

**

Em Curitiba  

– O caldeirão da Arena AthléticoPR, o ‘furacão’, com arquibancadas lotadas, gramado sintético, clima de decisão – barulho, fumacê, foguetório.

– Valendo pela 32ª rodada, reta final da competição, uma briga na parte de baixo da tabela de classificação, as duas equipes preocupadas em fugir da zona de degola. O Athlético com 34 pontos (17º) e o Vitória com 35, em 14º lugar – os dois primeiros da zona têm 34 pontos. Jogo pra pirão, pois.

– Duelo de rubro-negros. Os donos da casa com uniforme vistoso em vermelho com listras diagonais pretas; o Leão Baiano com seu uniforme dois, em branco, com detalhes em vermelho&preto.

*

Com bola rolando …

– O ‘Furação’ tomando as iniciativas, desde o começo, o Leão fechadinho, com três zagueiros, ocupando mais os espaços no meio-campo, apostando nos contragolpes, numa bola alçada.

A torcida inflamando, o time da casa na pressão, o Vitória suportando bem, marcando, e Lucas Arcanjo trabalhando bem, defendendo, e também travando, buscando quebrar o ritmo do adversário. Muitos escanteios para o time da casa.

Aos 28 minutos, após vacilo da defesa paranaense, Alerrandro apertou e quase o Leão abriu o marcador, a melhor chance de gol do time baiano até então, nos pés de William, o goleiro Mycael salvou. Na sequência …

– Gol! 1 x 0, Athletico, aos 30 min.  Julimar cruzou fechado, da esquerda, a bola descaindo pegou curva e enganou Lucas Arcanjo. 

Não demorou muito…   

– Gol! 1 x 1 Vitória, Alerrandro, aos 32 min. Caceres deu um chutão, Caíque Rocha falhou feio e Alerrandro, oportunista, não perdoou, empatando a partida. Gol de centroavante.

 Ficou aberto, franco, equilibrado. O Leão encarou.

  Um primeiro tempo corrido, brigado, igual. Se o time da casa teve mais presença ofensiva, o time baiano executou bem sua estratégia de marcar duro, e organizar contra-ataques em velocidade, forçando o erro da defensiva adversária. Empate justo.

 Segunda etapa – Carpini lançou Carlos Eduardo (ex-furacão) no lugar de Everaldo, no intervalo. O Leão retornou com a mesma pegada, encolhido quando atacado, mas fustigando na frente, vivíssimo. Mateuzinho mais pelo meio, armando, aprontando. Peleja equilibrada, indefinida. Poucos lances de área, jogo amarrado. Daí, por volta dos 15’, substituições dos dois lados.

 – Gol! 2 x 1 Vitória, Mateuzinho, aos 19 min. A virada saiu de um cruzamento de Lucas Esteves da esquerda, do fundo, Carlos Eduardo passou da bola e Mateuzinho não desperdiçou. Gol de almanaque, calando a torcida.

  O Furacão saiu inteiro, empurrado pela torcida. O Leão fechadinho atrás, na moita, esperando a hora, preparando o bote pra matar o jogo. Aos 26 min, Lucas Arcanjo fez duas grandes defesas, na sequência, evitando o empate. Aos 30’, no abafa, pressão total do Furacão, o Vitória resistia bravamente – Lucas Esteves quase fez contra, Fernandinho parou em defesas de Lucas Arcanjo e, noutra, Wagner Leonardo salvou.

 Aos 39’, num contragolpe bem urdido, Calos Eduardo achou Felipe Machado que, de fora, encheu o pé e acertou o travessão de Mycael. Substituições no AThlético, aos 40’, ao tudo ou nada. Sete minutos de acréscimos.

 Grande triunfo do Leão Baiano!

*

Destaques

Lucas Arcanjo, Wagner Leonardo, Lucas Esteves, Carlos Eduardo e ele, Mateuzinho, fez a diferença. Louvemos a estratégia do comandante Carpini, com o elenco na mão e sabendo o que fazer, a cada jogo. Ótimo trabalho, resultados.

*

Ficha técnica

– O Athlético Paranaense escalado pelo treinador Lucho Gonzalez: Mycael, Cuello (Godoy), Kaíque, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Fernandinho), Felipinho, João Cruz (Zapelli); Nikão, Pablo e Julimar (Emerson).

– O Vitória do técnico Carpini: Lucas Arcanjo, Cáceres (Lepo), Edu(Ze Hugo), Néris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves;  William, Ryller (Machado), Mateuzinho; Alerrandro (Janderson), Everaldo (Calos Eduardo)

– No apito, o paulista Luis Flávio de Oliveira.

*

Pela rodada 33, o Vitória recebe o Corínthians, no Barradão.

*

Duas outras partidas do sábado/Rodada 32:

– RB Bragantino 0 x 0 Cuiabá; Juventude 0 x 1 Fortaleza (o time cearense galga o terceiro lugar, cola no Palmeiras, o segundo). O Botafogo é o líder.  

**

 Na tarde deste domingo, no Maracanã: Flamengo x Atlético Mineiro, primeira partida da final da Copa do Brasil. O jogo de volta, decisivo, em BH.

*

 O Bahia recebe o São Paulo, na Fonte Nova, terça-feira próxima, às 21h30, valendo pela 32ª rodada/Série A. Na briga por uma vaga na Libertadores em 2025.

**

Definidas as finais da Sul-americana e Libertadores /2024, que acontecem no final deste novembro:

– Botafogo x Atlético Mineiro fazem a final da Libertadores em jogo único, em Buenos Aires.

– Pela Sul-Americana, o Cruzeiro disputa o título contra o Racing/Argentina.

**

 Seleção   

 Sem grandes novidades, Dorival Jr convocou os jogadores que disputarão dois jogos pelas Eliminatórias/classificatórias para a Copa do Mundo 2026. O primeiro em Caracas, contra a Venezuela; e o segundo, no dia 19 de novembro, contra o Uruguai, na Fonte Nova/Salvador.

Eis o listão:

– Goleiros: Éderson, Bento e Wéverton.

– Laterais: Danilo, Vanderson, Abner e Arana.

– Zagueiros: Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Murillo (a novidade)

– Meio-campistas: André, Bruno Guimarães, Gérson, Paquetá e Raphinha.

– Atacantes: Luiz Henrique, Estevão, Rodrigo, Igor Jesus, Savinho e Vini Jr.

  Mesmices.

Seis dos 23 convocados atuam no Brasil: Weverton (Palmeiras), Arana (Atlético Mineiro), Gérson (Flamengo), Luiz Henrique (Botafogo), Estevão (Palmeiras) e Igor Jesus (Botafogo).   

**

– Depois de um desentendimento público com o treinador Mano Menezes, o ídolo e veterano craque Marcelo entrou em acordo com a direção do Fluminense e pediu pra sair. Cria do clube, ídolo intocável no Real Madrid, Marcelo voltou da Europa para encerrar a carreira no clube do seu coração, onde ganhou títulos carioca e uma Libertadores.  

**
Foto: EC Vitória/Victor Ferreira