Voltalia participa da VI Feira de Agricultura Familiar de Brejo Grande com quatro projetos

  • Post category:MUNICÍPIOS
No momento você está vendo Voltalia participa da VI Feira de Agricultura Familiar de Brejo Grande com quatro projetos

Com uniformes preparados especialmente para a ocasião e produtos com apresentação impecável, 70 pequenos produtores e prestadores de serviço de quatro projetos apoiados pela Voltalia participaram como expositores da VI Feira de Agricultura Familiar de Brejo Grande, realizada nos dias 18 e 19 de maio. Este foi o segundo ano consecutivo em que a empresa, uma das maiores produtoras de energia limpa do Brasil, apoiou o evento. Dessa vez, além do incentivo à Feira, a geradora de energia aproveitou para mostrar a maturidade dos projetos que vem apoiando na região, voltados ao fortalecimento de cadeias produtivas locais e ao empoderamento das mulheres.

Os novos expositores representaram os projetos renascer, que promove o uso consciente e sustentável da palmeira do Licuri e faz parte das condicionantes do licenciamento do projeto na região; Associação Mulheres em Ação da Baixa da Pedra, formada por costureiras e artesãs que fazem a customização de camisetas e bonés, além de canecas e outros produtos; Nativas Nordestinas, dedicadas à gastronomia com produtos locais, como licuri e a palma; e Ajamel, uma associação que atua com apicultura. A produção cuidadosa no evento fez sucesso entre os participantes.

“Tudo foi preparado com muito cuidado para mostrar evolução e integração das iniciativas, mas também para que os participantes se sentissem prestigiados e bem recebidos. Um exemplo importante foi a distribuição de 150 kits compostos por duas mudas de licuri e uma de caju. O licuri é uma espécie nativa ameaçada, muito importante para a preservação das araras-azuis-de-lear, e é objeto do trabalho do projeto Renascer e de artesãs da comunidade de Brejo Grande”, conta Eduardo Lazzarini, Analista Social da Voltalia.

“Foi uma experiência fantástica, muito especial, com todas as associadas usando o novo uniforme que foi confeccionado por elas próprias durante a capacitação de corte e costura”, contou Estefani da Cruz Santana, liderança da Baixa da Pedra que faz parte do projeto Mulheres em Ação.

Conheça os projetos

Nativas Nordestinas

Atua no ramo da gastronomia nativa utilizando ingredientes próprios da região. Fez parte do edital Mulheres do Nosso Bairro e farão parte das Capacitações Mulheres Empreendedoras. Participou da feira com 22 representantes comercializando seus produtos.

Associação de Mulheres em Ação da Baixa da Pedra

Atua no ramo de corte e costura e customização de camisetas, canecas, bonés e brindes. Fez parte dos Editais Sociais I e II da Voltalia, sendo contempladas com recursos para construção da sede comunitária e para aquisição de máquinas de costura profissionais. Também foi contemplada no Edital Mulheres do Nosso Bairro com capital para aquisição de máquinas de customização de brides e para capacitação administrativa. Em breve, as associadas participarão das capacitações Mulheres Empreendedoras. 12 associadas expuseram suas produções durante a feira.

Projeto Renascer

Promove o uso consciente e sustentável da palmeira do licuri pela população local dentro do Programa de Repovoamento do Licuri, uma das condicionantes do licenciamento ambiental do Complexo Eólico Canudos. O projeto atua em oito comunidades rurais localizadas em quatro municípios (Canudos, Jeremoabo, Euclides da Cunha e Santa Brígida) e identificadas como áreas de ocorrência da Arara-Azul-de-Lear. Na Feira, a equipe Renascer apresentou o trabalho de restauração socioecológica das espécies que vêm desenvolvendo.

AJAMEL

Voltada para a apicultura, a associação foi fundada em 2009 e promove ações agroecológicas e socioculturais em Jeremoabo, atuando em sete comunidades e apoiando 70 associados no acesso a políticas públicas e projetos de agricultura. A Associação foi uma das beneficiadas com recursos do Edital Social promovido pela Voltalia e faz parte do Programa Transformando com Energia. Os 21 representantes da entidade estimam ter recebido cerca de 750 pessoas da região de Canudos, Jeremoabo, Cicero Dantas e Euclides da Cunha em seu espaço.

Sobre a Voltalia (www.voltalia.com)

A Voltalia é um player internacional no setor de energias renováveis. A empresa produz e vende eletricidade gerada a partir das fontes eólica, solar, hídrica e de biomassa. Também presta serviços em projetos de energia renovável para terceiros, desde a concepção e desenvolvimento do projeto até a operação e manutenção de suas plantas e venda de energia.

A companhia está presente em 20 países e conta com mais de 1880 colaboradores. No Brasil, está presente há mais de 15 anos. Possui mais de 1,4 GW em operação e construção e um pipeline de aproximadamente 5GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em diversos estados. Além disso, atingiu 3,6 GW na prestação de serviços de O&M no país.

A Voltalia é uma empresa listada no mercado regulamentado da Euronext Paris, compartimento A (FR0011995588 — VLTSA) e faz parte dos índices EnterNext Tech 40, CAC Mid & Small e Euronext Tech Learders. O Grupo também está incluído no Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis.