O projeto Pretitude em Foco, de Feira de Santana, é o vencedor da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Prêmio Educador Transformador, cuja final foi realizada nesta quarta-feira (24), em São Paulo. O projeto tem como objetivo elevar a autoestima de estudantes negros periféricos do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, por meio de um ensaio fotográfico cuja temática é a luta contra o racismo através da valorização da beleza de pessoas negras.
A gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci des Graviers, acompanhou o professor João Luiz Pereira da Costa Ferreira, idealizador e responsável pelo Pretitude em Foco. “A categoria do EJA é extremamente importante, porque são adultos que já vivem a sua vida profissional e voltam a estudar, para finalizar o ensino fundamental. E esse projeto fortalece a educação como um todo, fortalece a identidade preta e a autoestima do aluno”, avalia.
Emocionado, João Luiz ressaltou a emoção pelo reconhecimento. “É uma vitória coletiva. Essa é uma vitória para a Educação de Jovens e Adultos, é uma vitória para a Bahia, para nossos estudantes negros, que são muitas vezes menosprezados, invisibilizados”, frisa.
Na etapa nacional, os ganhadores das sete categorias (Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educação Superior) são premiados com: participação de missão técnica nacional; notebook; certificado de vencedor nacional; e troféu.
Foto: Divulgação
Via: Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia