Desaparecida há 48 horas, turista é encontrada com ajuda de cães na Ilha de Boipeba

Bastante desidratada e debilitada, Francine Aline Motter, 31 anos, turista de São Paulo, foi resgatada durante uma ação conjunta de equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Polícia Militar, em uma região de mata densa próxima a um manguezal, da Ilha de Boipeba, município de Cairu, no Sul do estado. Resgate aconteceu nesta quarta-feira (14).

Conforme o comandante da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença), major Rodrigo Silva, a mulher, que veio passar férias em uma pousada no distrito de Moreré, estava desaparecida há 48 horas. Populares ficaram sabendo da situação e acionaram as guarnições.

“Preparamos os nossos cães farejadores especialistas em Mantrailing que, com a ajuda do faro apurado, captaram o cheiro da mulher em uma tiara de cabelo e de um boné, iniciando as buscas”, disse.

A K9 Kyra (Pastor Belga Malinois), K9 Lassie (Border Collie) e Ronda (Bloodhound) – treinadas para a busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores – iniciaram a procura pela paulista. As cadelas seguiram todos os passos que a mulher fez até encontrá-la com o apoio de integrantes do dos 3º e 16º Batalhões de Bombeiros Militar (BBMs/Iguatemi e Santo Antônio de Jesus).

Chefiando a equipe dos bombeiros, o tenente Romualdo Costa Filho, comandante do Núcleo de Operações com Cães (NOC) do 3º BBM, contou que a vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local.

“Após os atendimentos pré-hospitalares, nós a conduzimos, em segurança, até um posto médico onde ficou sob cuidados da equipe de saúde”, concluiu o oficial.
Do Informe Baiano