“Nós só podemos comemorar que estamos alimentando o mundo, se alimentarmos o povo brasileiro”. Com essa declaração em Plenário, o deputado estadual e líder do Governo, Rosemberg Pinto (PT), valorizou o agronegócio familiar e empresarial e as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor.
Defensor do desenvolvimento da Bahia em todas as suas áreas, o parlamentar visitou a Bahia Farm Show em Luis Eduardo Magalhães – maior feira de tecnologia do segmento no Norte e Nordeste do país – falou da magnitude do evento e do desafio em garantir a segurança alimentar à população.
“Eu realmente me surpreendi com a pujança da feira e do crescimento agro no Oeste baiano. Mas o meu entendimento é de que não adianta sermos o maior produtor de proteína do mundo e termos 33 milhões de brasileiros sem saber se vai comer no mesmo dia. Isso é que nos assusta. Então, nós temos que comemorar o desenvolvimento na área da agricultura mas nós temos que enfrentar o desafio de alimentar a população brasileira”, declarou, ressaltando a sensibilidade dos governos federal e estadual para com o problema social.
“Fiquei muito feliz com a fala do presidente Lula, em LEM, quando ele valoriza o setor como um todo e traz os ministros da Agricultura e também o do Desenvolvimento Agrário, numa demonstração de que esses dois caminhos devem seguir juntos, gerando riquezas para o Brasil”, concluiu.
Encerrada no sábado (10), a 17ª edição da Bahia Farm Show contabilizou um total de R$ 8,249 bilhões em negócios fechados e a visita de 100.262 pessoas durante os cinco dias da feira agrícola. Empresas dos setores de armazenamento e estoque de grãos, irrigação, energia solar e insumos impulsionaram as vendas.