Com lesões e expulsão o Bahia perde para o Botafogo

No momento você está vendo Com lesões e expulsão o Bahia perde para o Botafogo

Por Zédejesusbarreto

Com dois jogadores de defesa substituídos por lesões e um atacante expulso de forma absurda pelo soprador de apito, o Bahia perdeu (2 x 1) para o Botafogo, sob uma arbitragem ‘safadinha’ do mineiro Felipe de Lima (quem é?). Com 10 em campo desde a primeira etapa, o Tricolor lutou muito, até o final, mas não deu. Pior são os desfalques por lesões e suspensões para o próximo jogo, logo contra o poderoso Flamengo, na Fonte Nova, domingo.  Muito trabalho pro Ceni, um quebra-cabeças para armar, escalar o time. O Bahia continua em 6º, até lá. O Botafogo subiu pro 4ºlugar, colado no Mirassol(5º)

**

No estádio Nilton Santos/RJ

– Gramado sintético, arquibancadas com público meeiro, noite limpa no Rio.

– As duas equipes com o mesmo número de pontos (em 5º e 6º lugares), estilos diferentes – o time carioca tem mais pegada, usa força física e verticalidade ofensiva; o Bahia trabalha com troca de passes mais curtos.

 – Uniformes: O Botafogo, ‘Estrela solitária’, com seu uniforme tradicional alvinegro; o Bahia inteiro de branco.  

*

Com bola rolando

Marcação justa e forte dos cariocas. O Bahia tentando por a bola no chão. Muito estudo e equilíbrio no começo. O Tricolor à vontade no jogo. Aos 16’, Juba deixou o gramado, sentindo músculo da coxa (um senhor desfalque); entrou o jovem Zé Guilherme na lateral esquerda.

– Os cariocas começaram a gostar mais do jogo, explorando o lado direito ofensivo, fazendo ’um, dois’ em cima do garoto Zé Guilherme.  Aos 22’, Newton chutou forte, de longe, Ronaldo catou bem. Aos 25’, duas defesas difíceis em sequência de Ronaldo. Aos 26’…

– Gol! 1 x 0 Botafogo. Jeffinho apanhou livre na direita e cruzou no chão para o interior da área, Santi Rodrigues pegou de primeira e acertou o canto, a bola ainda bateu na trave antes de entrar.

– Ronaldo caiu em campo, dando tempo pra Ceni chamar Ze Guilherme, orientando o posicionamento e a marcação na esquerda defensiva do Tricolor, por onde saiu o gol. Aos 43’, Rezende enfiou para Sanábria que invadiu e bateu de canhota acertando o poste de Leo Link.

 – Uma primeira etapa em dois momentos. O Bahia com posse de bola e jogando mais no campo adversário, até a saída de Juba por lesão. A partir daí o Botafogo tomou as iniciativas, fez o gol explorando o lado esquerdo da defesa Tricolor e foi melhor até o final. O Bahia teve uma ótima chance com Sanábria, que acertou a trave. Ronaldo seguro e William José sumido. No Botafogo, Vitinho e Santi Rodrigues infernizaram pela direita. 

 Segundo ato – Ceni trocou dois, no intervalo. Tiago e Nestor em campo, saíram Nestor e Kayky. Mas, mal começou…

– Gol! 2 x 0 Botafogo, Jeffinho completando na frente da pequena área um chute de Cuiabano, após jogada de Savarino pela direita. Uma ducha fria. Antes do 1º minuto.

 Um Bahia perdido à essa altura, sentiu o baque. Aos 8’, Ceni põe Michel Araujo, saiu Mingo, machucado.

– Gol1 2 x1 Bahia. Nestor bateu falta da entrada da área, desviou na barreira e matou o goleirão carioca. O Tricolor de volta ao jogo.

Aí, deram uma providência!  Aos 13min, um absurdo! Sanábria invadiu a área, foi bloqueado pelo zagueiro, caiu (porque foi trombado e calçado) e o arbitro puniu o atleta do Bahia, deu o segundo cartão amarelo e expulsou Sanábria. Inacreditável. Não existiu a simulação. Quando o Bahia reagia, estava em cima. Parece uma máfia sulista, coisa encomendada.

Aos 27’, Nestor tentou da direita, pelo alto, de curva, obrigando a espalmada de Leo Link. Aos 30’, bola levantada da direita, em cobrança de falta, a testada de Arthur Cabral, passou rente. Aos 30’, Kaio Pantaleão finalizou de cabeça um cruzamento da direita, gol anulado, por impedimento do botafoguense. Aos 33’, após cobrança de falta da esquerda, a bola sobrou na área para o chute de Michel Araujo, passou muito perto, quase o empate, chance perdida.

– Um Bahia guerreiro, em cima, buscando o empate, mesmo com 10 em campo. Aos 39’, uma bola na mão de Gabriel Xavier, o torcedor pediu pênalti, o árbitro não deu. Seis minutos de acréscimos. Aos 46’, Nestor bateu outra falta da entrada da área, com perigo. Aos 49’, falta para o Bota, na entrada da área, o chute passou pelo alto, assustando.

Destaques

– Pelo Bahia, Árias, Rezende, Sanábria, Nestor, Jean Lucas, Ronaldo… a vontade de todos, sobretudo quando o time ficou com um a menos.    

 No time carioca, Vitinho, Jeffinho, Santi Rodrigues…

*

Ficha técnica

– O Botafogo do técnico Davide Ancelotti (o filho de Carlo Ancelotti, o italiano treinador da Seleção): Leo Linck, Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Cuiabano; Marlon Freitas e Newton, Savinho e Santi Rodrigues; Jeffinho e Arthur Cabral. (Artur, Mateus Fontes, Gabriel, Allan, David Ricardo)  

– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo, Juba (Zé Guilherme); Rezende, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Nestor); Kayky (Tiago), William José (Ademir) e Sanábria (expulso).

– Arbitragem mineira, Felipe Fernandes de Lima no apito. A expulsão de Sanábria foi um absurdo, cartões amarelos de sobra pros jogadores do Bahia, outros critérios para os donos da casa.

*

Pela rodada 27 o Bahia recebe o Flamengo, domingo à tarde, na Fonte Nova.

**

 Outros jogos da rodada 26:

– Atlético MG 0 x 0 Juventude (na noite de terça); Palmeiras 3 x 0 Vasco;

  Mirassol 1 x 1 RB Bragantino; Sport 1 x 2 Fluminense; Internacional 1 x 1 Corínthians

  Santos 1 x 1 Grêmio.

  Na quinta-feira: Vitória x Ceará (19h); Fortaleza x São Paulo; Flamengo x Cruzeiro.

**

Seleção convocada

Ancelotti anunciou os nomes dos convocados para os amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão, na Ásia, ‘data FIFA’ de outubro, sem novidades, a absoluta maioria de atletas que jogam na Europa:

– Goleiros: Ederson, Bento e Hugo; Laterais: Wesley, Banderson, Caio Henrique e Carlos Augusto; Zagueiros: Militão, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhaes, Douglas Santos, Beraldo; Meio-campistas: Casemiro, André, Bruno Guimarães, João Gomes, Joelinton, Paquetá; Atacantes: Estevão, Luiz Henrique, Vini Jr, Rodrygo, Igor Jesus, Mateus Cunha, Martinelli e Richarlison.

**

Foto: EC Bahia – Letícia Martins