Porto e Vitória empatam em jogo encardido no sul

No momento você está vendo Porto e Vitória empatam em jogo encardido no sul

Por Zédejesusbarreto

A despeito de um empate fora de casa (1 x 1), não foi um bom resultado para o Vitória, em Porto Seguro. Primeiro porque o time ainda não venceu no campeonato, soma três empates e continua na parte de baixo da tabela de classificação; depois, porque o time rubro-negro fez um primeiro tempo bom, saiu na frente do placar, mas o jovem jogador que fez o gol empolgou-se e cometeu um ato bobo, subiu no alambrado pra comemorar, levou cartão amarelo e foi expulso (já tinha levado outro). E isso prejudicou muito a equipe em campo, que cedeu espaços na segunda etapa e levou o empate. O resultado também não agradou o torcedor do Porto que, com um atleta a mais durante toda a segunda etapa, mesmo com mais volume de jogo, não fez mais gols, não venceu; o Leão foi bravo, lutou, encardiu o jogo e suportou o assédio.  

 A rodada segue…  e domingo tem Ba x Vi, o primeiro do ano, no Barradão. Ao tudo ou nada.

*

Em Porto Seguro

Clima festivo no estádio Agnaldo Bento, extremo-sul da Bahia. O time da casa, de amarelo ouro total, com 4 pontos (um empate e um triunfo; O Vitória, de branco, com dois pontos apenas, dois empates, sem marcar gols. Arquibancadas acanhadas cheias e um gramado bem cuidado, a despeito da bola quicando, rápida, nervosa. Calor, sol, tempo limpo.

*

Com bola rolando

– O Porto começou em cima, pressionando, o goleiro Yuri trabalhando. Mas foi o Vitória que quase chegou, aos 11’, com bola no travessão de Cabral, após venenosa cobrança de falta da direita por Felipe Vieira. Equilíbrio, corrido, muita briga com e pela bola.

– Aos 20’, parada técnica para reidratação dos atletas. O Leão tomando as iniciativas, com mais posse de bola. As defensivas prevalecendo. Aos 27’, um chute longo de Dudu Miraíma, por cima do arco de Cabral. Aos 30’, a resposta do Porto, chute perigoso de Bruno, assustando Yuri. Aos 35’, em outra cobrança de falta, Dudu bateu com perigo, por cima.

– Gol! 1 x 0 Vitória, aos 38min. Pablo, completando de frente, na área, boa jogada de Savério pela esquerda.  Pablo fez o primeiro gol do time no campeonato, mas terminou expulso, por comemorar o tento subindo no alambrado das arquibancadas; já tinha levado amarelo, levou o segundo, tolamente, e prejudicou a equipe.

 – O Porto, então, com um atleta a mais em campo, tinha de pressionar, buscar o gol. E assim foi nos minutos finais da primeira etapa, a defensiva da capital tendo trabalho, o goleiro Yuri exigido, dando conta, seguro, mostrando bons reflexos.

 E a equipe da casa desceu pro intervalo com o placar adverso, mas levando a esperança de reverter a situação, até por conta de ter um atleta a mais em campo na volta para o segundo tempo. O Vitória fez, sem dúvida, seu melhor e mais equilibrado primeiro tempo na competição, até ali.

 – Segunda etapa – No intervalo, uma substituição pra cada lado. No Porto, mais um atacante, Napão. No Leão, o experiente lateral canhoto jemerson, voltando aos poucos, depois de lesão, de contrato renovado.

– Aos 8’, na pressão, Luan arriscou da entrada da área, passou perto. Aos 9’, uma finalização forte, de frente, do centroavante Diji, bola no travessão de Yuri. Aos 12’, Jemerson cobrou falta da direita, próxima da linha de fundo, e… quase fez o gol, direto; o goleiro Cabral espalmou no alto. O jogo fica franco, aberto.

– Gol! 1 x 1, Porto, aos 14min. Igor, pegando de meia-bicicleta uma bola alçada da direita, após cobrança de lateral. Acertou a costura, um golaço!   

  O time do sul do estado não estava contente com o empate, queria mais, continuou buscando o gol, valendo-se de um atleta a mais no gramado. O clima esquentou um pouco, dentro e fora das quatro linhas, reclamações, catimbas, empurra-empurra e uma pegada mais forte, o árbitro tendo trabalho. Fica mais brigado que bem jogado.

  – Por volta dos 30’, Rodrigo põe três novos jogadores em campo, mais fôlego. Aos 34’, Wendell tenta de muito longe, por cima. A despeito de o time do Porto atuar mais no campo adversário (com um a mais em campo), o Vitória perigava em contragolpes, na correria. Indefinido. As duas equipes em busca do gol. O arbitro acrescentou mais sete minutos. Muita briga, mas nada aconteceu.   

Destaques

– Yuri, Edenilson, Dudu e Jemerson, pelo Vitória.

Igor, pelo golaço de meia-bicicleta. Luan, o mais lúcido.

*

Ficha Técnica

O Porto do treinador Sandro Duarte: Mateus Cabral, Gabriel, Anderson, Everton e Peu; Pedro lima, Bruno, Igor: Diji, Ítalo e Luan (Napão, Gustavo, Breno, Ferreira, Leo Gomes)

– O Vitória do treinador Rodrigo Chagas: Yuri, Gean, Edenilson, Ivan, Diogo e Felipe Vieira; Dudu, Breno, Pablo (expulso); Savério e Lawan. (Jemerson, Lorran, Wendell, Aucélio)

– No apito, Bruno Vasconcelos. Teve muito trabalho para conter os ânimos, sobretudo na segunda etapa, saiu-se bem, sem erros técnicos.  

*

Pela 4ª rodada, o Vitória recebe a Juazeirense, no Barradão, quarta-feira, às 19h15. É possível que o Rubro-negro estre, então, com o time principal, sob comando de Jair Ventura, já de olho no clássico Ba X Vi,, domingo, também no Barradão.

*

Outros jogos da 3ª rodada:

– Bahia 3 x 0 Galícia; Barcelona 0 x 0 Jacuipense;

  Atlético Alagoinhas x Bahia de Feira; Juazeirense x Jequié.

*

Nota fúnebre:

 Lamentamos, profundamente a morte de Seu Luiz (Luiz Martinez Esteves), dono do antigo e tradicional restaurante Mini Cacique (na rua Rui Barbosa), figura querida, do bem. Bjs pra Dona Carina, sua dileta esposa, companheira, um belo e exemplar casal.

*

Viva o Senhor Bom Jesus do Bonfim da Bahia!

——————————————–
Foto: EC Vitória – Victor Ferreira