O Leão não fez um bom primeiro tempo mas foi eficiente no segundo, dominou, marcou e recuperou a liderança, chegando aos 47 pontos ganhos e com muita moral perante o torcedor que compareceu, apoiou e festejou. Na sequência da rodada o Sport encara o Guarani, em Campinas, e precisa vencer o Bugre para retomar a posição de líder.
Valeu pelo segundo tempo, pelo triunfo em casa diante da galera e pelos três pontos ganhos
**
No Barradão
– Começo de noite limpa de sexta-feira (26 graus), arquibancadas tomadas pelos rubro-negros em festa (mais de 21 mil presentes), gramado dos bons, os donos da casa de preto com detalhes em vermelho e os visitantes de branco predominante. O rubro-negro brigando pra recuperar a liderança da competição.
*
Com bola rolando …
Início equilibrado, o time paulista dificultando muito as ações do Leão, até 20 minutos nenhuma chance criada. Jogo feio, travado. O Vitória tem mais posse de bola e explora a velocidade pelas laterais, sem êxito. O Botafogo mal atravessa a linha do meio campo.
– Só aos 35’ o Botafogo chegou, assustando, trocando passes, o chute frontal de Pedro Rodrigues rasteiro para fora, por pouco. Aos 37’, a resposta veio num chute de canhota de Mateusinho para boa defesa de Matheus, espalmando a escanteio. Ficou mais animado, de repente, aberto. Aos 43’, uma chicotada estilosa de Osman, muito longe do alvo.
Um babinha, que começou murrinha e só foi animar um pouco depois dos 35’, quando o Botafogo decidiu sair de trás, atacar um pouco e abriu espaços pros contragolpes em velocidade e bolas alçadas do Leão. Zero no primeiro tempo.
*
Na volta da merenda, duas modificações no Botafogo: Carlos Manuel e Edson Carioca em campo, mudanças táticas. No Leão, logo que reiniciou, João Victor sentiua perna e deu lugar a Marco Antonio. Os donos da casa voltaram mais acesos, buscando gol, finalizando, tentando… Só o Vitória em campo na segunda etapa, domínio.
– Iury desviou de cabeça, aos 15m, o goleiro triscou e evitou o gol. Na sequência, uma bola na rede, por fora. Daí, entrou o talismã Ze Hugo, saiu Matheus Gonçalves, cansado. Então …
– Gol! 1 x 0 Leo Gamalho, aos 18 minutos. Depois de boa jogada de Ze Hugo, pela direita, Gamalho arriscou da meia lua, por baixo, a bola desviou na zaga, subiu e matou o goleirão. Aí o jogo ficou à feição do Rubro-negro, como o Leão gosta.
Não demorou muito…
– Gol 2 x 0 Iury, aos 26’, escorando de carrinho na pequena área um chute de longe cruzado, no chão, da direita por Ze Hugo. Té logo! A torcida já comemorava.
Só aos 29’, o primeiro chuteco, de longe, dos paulistas, nas mãos de Lucas Arcanjo. E o Leão na moita, administrando bem o resultado, controlando as ações, fazendo o tempo passar, sem sofrer atrás.
Destaque mais uma vez para o zagueiro Wagner Leonardo, 24 anos, 4 gols, firme, eficiente, líder, um dos melhores da competição na posição.
*
Ficha Técnica
– Vitória: Lucas Arcanjo, Matheus Trindade (Thiago Lopes), João Victor (Marco Antonio) e Wagner Leonardo; Zeca, Gegê (Leo Gomes), Mateusinho, Felipe; Iury, Gamalho (Welder) e Matheus Gonçalves (Ze Hugo). Treinador Leo Condé.
– Botafogo de Ribeirão Preto: Matheus, Tarik, Marcio, Lucas Dias, T. Marques; Patrick, Ivonei, Osman, Salatiel, Pedro Rodrigues e Luis Henrique. (Carlos Manoel, Edson Carioca, Carius, Soró) Técnico, Chamusca.
– Arbitragem do carioca Wagner Magalhaes, com VAR.
*
Pela próxima rodada o Vitória encara o Atlético de Goiás, no Antonio Accioly, domingo, dia 27, às 18h.
*
Seleção brasileira
Saiu a esperada convocação do treinador ‘interino’ Diniz ( o mesmo do Fluminense RJ), para dois amistosos, data FIFA. As partidas serão contra Bolívia, dia 8 de setembro, em Belém, e contra o Peru, quatro dias depois, em Lima. Eis a relação:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athlético/PR) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha).
Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).
*
Ueh! Nenhum atleta do Botafogo, hoje e agora o melhor time do país, líder absulito e isolado do Brasileirão? E a volta de Neymar, quem está há meses parado e nem atuou ainda pelo clubes árabe Al Hilal que o contratou por fortuna bilionária?
**
Copa do Brasil
São Paulo e Flamengo disputam o título, a final terá dois duelos, dias 17 e 24 de setembro. O tricolor paulista atropelou o Corínthians na semifinal (2 x 0) e o VARmengo venceu o Grêmio no Maraca, gol de pênalti, 1 x 0. Sem favoritos.
**
Copa do Mundo Feminina
Espanha x Inglaterra fazem a final, o jogo da Taça, em Sydney (Accor Stadium), domingo, 7h da manhã, horário de Brasília.
As espanholas são mais habilidosas, as inglesas mais robustas e brigonas. Teremos uma campeã inédita, casa cheia, sucesso total de público e audiência essa Copa Feminina da Oceania/ Austrália e Nova Zelândia.
Suécia e Austrália disputam o terceiro lugar, no sábado, 5h.
**
Foto EC Vitória