Por Zédejesusbarreto
torcedor rubro-negro tem mais que comemorar, pelos três pontos ganhos, pelo triunfo (1 x 0), mas não pelo futebol da equipe. Foi uma partida pobre de técnica, mais brigada que jogada, decidida numa bobeira do becão gaúcho Yan Couto ao atrasar mal uma bola para o goleiro. No mais, pouco aconteceu. Lampejos raros de Mateuzinho, um ou dois cruzamentos de Nenê, bolas levantadas, os goleiros pouco trabalharam. Um Juventude sem força, um Vitória sem brilho, desarrumado, mas o triunfo do rubro-negro significa muito, nesse instante da competição – o time chegou a 28 pontos e dorme fora da zona de degola. A rodada segue.
*
A classificação na parte de baixo da tabela:
– Grêmio 14º lugar, com 28 pontos, seguido pela ordem de Vitória (em 15º), Criciúma e Corínthians (todos com 28 pontos); o Fluminense (27), Cuiabá (22) e Atlético GO (18)
Fluminense e Criciúma ainda jogam.
*
No Barradão
– Tarde de sábado ensolarada, primavera chegando, casa quase cheia (mais de 24 mil presentes), torcedor na confiança de o Leão (com 25 pontos) vencer e sair da zona de degola, gramado bem cuidado. O time gaúcho com 32 pontos, em 11º, é forte em casa (no Alfredo Jaconi) mas não costuma jogar tão bem como visitante. Rodada 27.
– O Vitória todo de branco, com detalhes em vermelho&preto; o Juventude com o tradicional verde e branco, camisas listradas, calções verdes.
*
Com bola rolando …
– Um começo com muitas trombadas e chutões, nervoso, correria. Os donos da casa, aos poucos, tomando as iniciativas, atuando mais no campo adversário. Aos 12’, primeira tentativa, com Mateuzinho, pra variar, batendo de longe por cobertura, Gabriel espalmou por cima. Aos 22’, Lucas Esteves cobrou falta da direita, direto, cruzada, assustando.
– Muitas faltas, ritmo travado, os gaúchos com muita dificuldade na articulação de jogadas ofensivas. Só aos 26’, pela primeira vez, o Juventude chegou na área baiana, num cruzamento pelo alto de Nenê, da direita, ninguém chegou a tempo para concluir.
Pausa para reidratação por volta dos 30’, e o Juventude começando a gostar do jogo, equilibrando, o veteraníssimo Nenê comandando.
– Aos 43’, Yan Couto entregou, feio; atrasou mal, bola curta para o goleiro, Carlos Eduardo esperto se antecipou, chegou antes e foi derrubado por Gabriel, na área gaúcha. Pênalti claro, confirmado pelo VAR.
– Gol! 1 x 0 Vitória, aos 47’. Mosquito bateu forte e chapado, no meio do gol, e abriu o marcador.
Um primeiro tempo ruim tecnicamente. Ainda bem que o Leão achou o gol na entregada do zagueiro Yan Couto (por sinal, ex-Vitória). Poucas trocas de passes, raros lances de área, ‘muita transpiração e pouca inspiração’ (com a licença do mestre Armando Oliveira). Marcação dura, pega-pega, corre-corre… e, pela bolinha jogada, o Juventude é que bem merecia ou merece estar na zona, a z-4.
Segunda etapa – no retorno, logo aos 5’, foi a vez de Ze Marcos vacilar feio, passou a bola para Mateuzinho, na frente da área; o chute do meia rubro-negro passou rente ao travessão de Gabriel. Aos 8’, Mosquito bateu forte, por cima. Aos 10’, a primeira defesa de Muriel no jogo, numa cabeçada frouxa de Lucas Barbosa. O Vitória continuava melhor, com mais apetite, mas até os 25min pouco criou, apostou daí em diante apenas no erro do adversário.
– O tempo passava e nada acontecia. O Leão na moita, sem pressa, marcando e ensebando, garantindo a vantagem, os três pontos. Aos 38’, outro chute em gol dos gaúchos, João Lucas, de longe, fácil nas mãos de Muriel. O Vitória todo recuado, segurando, aos chutões, e o Juventude alçando bolas, sem resultado. A arbitragem acrescentou 8 minutos ao tempo normal. Deu Leão, torcedor comemorando o resultado.
*
Destaques
– Atrás, Wagner Leonardo, absoluto. Mateuzinho o mais criativo, como sempre.
*
Ficha técnica
– O Vitória do técnico Carpini: Muriel, Cáceres, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Ryller), Machado (William), Mateuzinho; Mosquito (Ze Hugo), Janderson (Lawan) e Carlos Eduardo (Everaldo).
– O Juventude do treinador Jair Ventura: Gabriel, João Lucas, Yan Couto, Ze Marcos e Ruschell; Jadson, Ronaldo, Nenê; Marcelinho, Gilberto e Lucas Barbosa. (Oyama, Mandaka, Gabriel, Xavier…)
– No apito, Braulio da Silva Machado/SC. Caseiro e gosta de soprar o apito, como bem sabemos.
*
Pela 28ª rodada, o Vitória vai a Porto Alegre/RS encarar o Internacional, no domingo, dia 28, às 18h30.
*
No outro jogo, no mesmo horário, Corinthians 3 X 0 Atlético/GO.
A rodada segue.
**
Foto: EC Vitória