Em comemoração ao Dia do Jazz, celebrado no próximo dia 30, a Associação de Cultura Brasil Estados Unidos (ACBEU) realiza a primeira edição do Makesound na sexta-feira (26), a partir das 17h30.
O programa, que será bimestral e celebrará diferentes gêneros musicais, terá sua estreia focada na história do Jazz, sua influência e diversidade. O evento gratuito contará com um bate-papo seguido de apresentação musical.
Assim, quem comparecer ao Makerspace ACBEU, na Av. Prof. Magalhães Neto, Pituba, poderá participar, primeiro, de uma conversa mediada pelo músico Ivan Houl, e com as presenças de Rowney Scott, Ivan Bastos e Joatan Nascimento. Nela, Houl abordará, por exemplo, os principais artistas do Jazz e seus subgêneros.
Além disso, ele abordará a influência do gênero na música contemporânea, bem como outras formas de arte influenciadas pelo Jazz e a cena soteropolitana. Nesse sentido, logo após o bate-papo, acontecerá uma apresentação ao vivo, com participação da Banda Geleia Solar.
A banda é conhecida por misturar baião, samba, frevo, salsa, blues, swing e, claro, jazz. Em suas performances na JAM no MAM, tradicionalmente realizado na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, à beira do mar, a Geleia Solar mescla todos esses gêneros à uma forte tradição percussiva.
A apresentação no Makersound será acompanhada por uma introdução, para destacar características das músicas e suas contribuições para o jazz. Os interessados em participar devem se inscrever através do link:
https://tinyurl.com/makersound-jazz .
A ACBEU também promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis durante o evento. Embora a doação não seja obrigatória para a entrada, a instituição encoraja os participantes a contribuírem. Os itens arrecadados serão destinados a instituições que apoiam comunidades carentes em Salvador.
Sobre o Makersound
Promovido pela área Cultural da ACBEU, o Makersound acontece a cada dois meses, com o objetivo de abordar a miscigenação musical e os imbricamentos artísticos entre Brasil e EUA. Além disso, o evento busca integrar elementos do calendário da Embaixada Norte-Americana, oferecendo uma experiência rica e diversa para seus participantes.
O programa sempre conta com um bate-papo moderado por um especialista no tema escolhido. Nesse primeiro momento, costumam ser abordados diversos aspectos do gênero, desde sua origem até suas manifestações contemporâneas. Além disso, o público tem a oportunidade fazer perguntas e comentários.
Além disso, o Makersound é marcado pela performance ao vivo de músicos. Na ocasião, os artistas apresentam composições originais e oferecem ao público presente uma experiência imersiva e envolvente.
Sobre a Geleia Solar
A Geleia Solar se dedica a um repertório que mistura conteúdo autoral e músicas que marcaram gerações de compositores instrumentais baianos. Os artistas também criam releituras de standards da bossa nacional e do jazz internacional.
A banda é formada por André Becker, Bruno Aranha, Felipe Guedes, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Ivan Huol, Joatan Nascimento, Lorena Martins, Matias Traut, Paulo Mutti e Rowney Scott. Eles se revezam na formação da Geleia Solar.
Assim, o conjunto pode também se reconfigurar em trio, quarteto ou octeto para apresentar um jazz com “sotaque baiano”. O nome Geleia Solar brinca com a tradução de “jam” – geleia, em inglês – e homenageia o Solar do Unhão, onde acontece o JAM no MAM.
SERVIÇO:
O quê: Projeto Makersound – Mês do Jazz
Onde: Makerspace ACBEU, Av. Prof. Magalhães Neto, 1520, Pituba
Quando: Sexta-feira, 26 de abril (Bate-papo às 17h30; Apresentação às 19h00)
Quanto: Gratuito (Inscrições através do link: https://tinyurl.com/makersound-jazz )