Bahia vence Fluminense na Fonte e leva vantagem pro Maracanã

No momento você está vendo Bahia vence Fluminense na Fonte e leva vantagem pro Maracanã

  Por Zédejesusbarreto

Jogo duríssimo, difícil, o Bahia venceu (1 x 0) com um belo gol do iluminado Juba e leva vantagem para o embate decisivo, no Maracanã, em busca de uma inédita semifinal na Copa do Brasil. O Tricolor baiano manteve a sequência invicta na Fonte, diante de sua devotada torcida. O primeiro tempo foi mais bem jogado, o segundo foi mais brigado. Uma disputa leal e muito igual, jogo de bola. No Maraca não vai ser diferente.

*

Na Fonte Nova

– Noite limpa quase primaveril de quinta, primeiro confronto de quarta-de-final decidindo uma vaga de semifinal da competição. Duelo de tricolores, casa quase cheia, relvado em boas condições, treinadores e atletas que se conhecem bem, duas equipes que gostam de posse e bola no chão.

– Como detalhe, num jogo Bahia x Fluminense, valendo pelo ‘brasileirão’ 88, a velha Fonte Nova bateu seu recorde de público, com mais 110mil presentes. O Bahia venceu, de virada, 2 x 1, com gols de Bobô e Gil Sergipano. O Bahia foi à final e ganhou o titulo em cima do Inter/RS. Neste ano/2025 o Bahia já ultrapassou um milhão de presenças nas arquibancadas da nova Fonte Nova/Arena.

– Em campo, o Bahia com seu uniforme tri-colorido, camisas listradas em verticais, calções azuis; o tricolor carioca inteiro de branco, detalhes em grená.  

*

Com bola rolando …

– Um começo corrido e nervoso, com muitos passes errados, marcação apertada. Parelho. Muito estudado, cautelas de parte a parte. Logo aos 11’, o Flu perdeu o lateral Samuel Xavier, machucado; entrou Guga. Aos 12’, primeiro chute a gol, Acevedo, de longe, por cima. O tricolor baiano, aos poucos, com a rédeas da partida, atuando mais próximo da área carioca.

– Aos 16’, Juba levantou falta da esquerda, Jean Lucas cabeceou forte, pra baixo e a bola bateu na trave; Fabio só torceu. Aos 23’, depois de duas trombadas e ratadas defensivas do Bahia, Canobbio pegou a sobra e entrou de cara, mas Ronaldo saiu bem, por baixo, e evitou o gol do Fluminense.  Algumas rusgas e catimbas, malandragens dos cariocas…

 Olhe o VAR!

– Gol anulado do fluminense. Aos 28 minutos: Escanteio da direita, desvio pelo alto na primeira trave de Martinelli, e do outro lado, nas costas de Árias, Serna testou na pequena área, para as redes, mas… O Var flagrou o impedimento de Serna.

 A partir dos 25’ o Fluminense equilibrou as ações no meio de campo e passou a ter mais posse de bola, atuando mais no espaço defensivo baiano.

   Uma primeira etapa muito igual. O Bahia teve bons momentos, dominante, o Fluminense terminou melhor. Duas chances de gol, uma pra cada lado – a cabeçada na trave, de Jean Lucas; e o lance de cara de Canobbio, defesa providencial de Ronaldo. E teve o gol anulado, impedimento de Serna, após escanteio. Toda uma segunda etapa pela frente.

Segundo ato – Os cariocas voltaram acesos, alçando bolas na área baiana, apertando o cerco, ganhando mais os rebotes, as divididas. Logo no primeiro minuto Everaldo subiu livre e testou cruzamento da direita, pra fora. Sufoco na defensiva do Bahia, com as bolas altas seguidas. O torcedor se manifesta. Depois dos 5min o Bahia voltou a jogar.

– Por volta dos 10’, Ceni lançou Lucho e Pulga (de volta depois de seis jogos fora por lesão muscular) – saíram  William José e Kayky. Equilibrou. Os cariocas já sem pressa ensebando, traiçoeiro.

 – Aos 23’, Pulga puxou um bom contragolpe em alta velocidade, decidiu chutar ao invés de passar, Fabio catou. Entraram Nestor e Tiago; saíram Cauly e Éverton Ribeiro, mais pegada, tentando retomar o meio de campo. O Bahia voltou a crescer. Daí, Renato Gaúcho pôs em campo Bernal, Cano e Soteldo.

   – Aos 33’, escanteio da direita, cabeçada de Lucho, Fabio deu rebote, Tiago bateu pra fora, na pequena área, perdendo boa chance. Aos 38’, escanteio alçado da direita por Renê, a defesa não resolveu, Canobbio bateu de voleio e Ronaldo espalmou pelo alto.

No contragolpe…

– Gol! 1 x 0 Bahia, Juba! Aos 41 min. Dando uma de centroavante, Juba recebeu na área, deixou Tiago Silva no chão e bateu seco, por baixo de Fábio, abrindo o placar e enlouquecendo a torcida.

– Olha o VAR!  Aos 43’, Soteldo chuta forte, a bola bate no cotovelo de Àrias, na área, Clauss marca pênalti, sob protestos dos jogadores baianos. O VAR em ação. Clauss foi ver o vídeo e volta atrás, não marca, anula o pênalti!  O torcedor comemora. O Braço de Árias estava colado no corpo.

– O árbitro acrescentou 7 minutos. Aquela pressão final dos cariocas, o Bahia suportando bem, lutando muito. Aos 50’, Pulga num contragolpe chegou a livrar de Fabio mas, meio desequilibrado, chutou na rede pelo lado de fora. Deu Bahia !

Destaques:  No Bahia, Ronaldo seguro, Árias, a dupla de miolo de zaga, o iluminado Juba. Acevedo e Jean Lucas, incansáveis. Tiago, Pulga e Lucho entraram bem.

 No Fluminense, a consistência tática. E Canobbio, como dá trabalho!

*

Ficha Técnica

– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Acevedo, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Nestor), Cauly (Tiago): Kayky (Pulga) e William José (Lucho). (Rezende)

– O Fluminense de Renato Gaúcho: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Tiago Silva, Freytes e Renê; Martinell, Nonato e Hércules; Serna, Everaldo e Canobbio. (Bernal, Cano, Soteldo, Acosta)

– No apito, o paulista Raphael Clauss.

**

 – O Bahia tem jogo marcado para o dia 31, valendo pontos pelo Brasileirão, 22ª rodada, contra o surpreendente Mirassol, no interior paulista.

–  Na sequência, data FIFA (os dois jogos da Seleção Brasileira, contra Chile e Bolívia), o Bahia disputa o título da Copa do Nordeste contra o Confiança. O primeiro jogo é em Aracaju, dia 3. O jogo das faixas e troféu acontece na Fonte Nova, dia 6.

**

 Os outros jogos de ida da Copa do Brasil/Quartas de final:

– Atlético Mineiro 0 x 2 Cruzeiro; Vasco 1 x 1 Botafogo; Athlético 0 x 1 Corínthians.

**

– O Vitória, com um ex-atleta do clube – o lateral direito Rodrigo, hoje treinador – no comando, encara no fim de semana o Atlético Mineiro, no Barradão, catando os cacos depois da sonora goleada sofrida no Maracanã, do Flamengo – 8 x 0. A torcida vai ver novidades em campo e um time mais aguerrido, com certeza. O confronto acontece às 18h30 de domingo, valendo pontos pela 22ª rodada. 
Foto: EC Bahia – Letícia Martins