BTCA circula com “Viramundo” pelo interior da Bahia

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Estreado em 2022 para celebrar os 80 anos de vida de Gilberto Gil, “Viramundo”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), tem realizado aplaudidas temporadas, com ingressos esgotados e uma especial atenção do público. Além de Salvador, o espetáculo já passou por Feira de Santana e Alagoinhas, e agora inicia circulação por mais quatro cidades baianas: Camaçari, em 22 de julho, no Teatro Cidade do Saber; Porto Seguro, em 3 de agosto, no Sesc Porto Seguro; Itabuna, em 5 de agosto, no Centro Cultural Candinha Dórea; e Juazeiro, em 26 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto. Todas as apresentações serão gratuitas, iniciadas às 19h e seguidas de um bate-papo sobre o processo criativo da obra. Este projeto se realiza numa parceria entre o Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Viramundo” tem direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade. Com e na diferença, evidenciando os potenciais de artistas da dança de gerações, formações e experiências variadas, um olhar democrático de criação evoca a autenticidade e a espontaneidade do movimento. Acolhimento que se reflete em pertencimento, beleza, abraços, muitos abraços. Gilberto Gil é vida e festejo num palco onde todos e todas se divertem. Dança que quer ser Gil. Música que não existe sem Gil.

“Perseguimos uma obra essencialmente brasileira, e a textura, a qualidade de movimento, quer trazer o espectador para dentro da cena. Diminuímos a distância entre quem vê e quem está no palco”, descreve a diretora Duda Maia. Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222. São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica executa a música, gravada para a circulação fora de Salvador.

No elenco de intérpretes-criadores, estão Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills e Solange Lucatelli. Completando a ficha técnica deste projeto idealizado por Ana Paula Bouzas, ex-diretora artística do BTCA, Renata Mota assina a cenografia, Adriana Ortiz está na iluminação, Hisan Silva e Pedro Batalha, dupla dirigente da marca Dendezeiro, criaram o figurino e o Centro Técnico do TCA assumiu as soluções de cenotecnia. Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido, membros do BTCA, são assistentes de coreografia e Marcelo Jardim é preparador vocal convidado.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica, e “Plantando Jardins” (2023). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

VIRAMUNDO

Circulação na Bahia

Camaçari: 22 de julho (sábado), 19h, no Teatro Cidade do Saber

Porto Seguro: 3 de agosto (quinta-feira), 19h, no Sesc Porto Seguro

Itabuna: 5 de agosto (sábado), 19h, no Centro Cultural Candinha Dórea

Juazeiro: 26 de agosto (sábado), 19h, no Centro de Cultura João Gilberto

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: 12 anos

BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) 

Direção Artística: Daniela Guimarães  

Coordenação Executiva: Magali Amâncio 

Assessoria Administrativa: Bárbara Tavares 

Assistente Administrativo da Direção: Matheus Santana 

Produção Executiva: Tacira Coelho 

Coordenador Técnico Geral: Leonard Henrique 

Administração de Cena: Rosângela Oliveira 

Técnica de Som: Very Bulhosa 

Técnica de Iluminação: Juliana Mendonça 

Bailarinos: Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Anna Paula Drehmer, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Leonard Henrique, Lícia Morais, Lila Martins, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Marcos Napoleão, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills, Solange Lucatelli, Sylvan Barbosa, Ticiana Garrido 

VIRAMUNDO

Idealização: Ana Paula Bouzas 

Direção e Criação Coreográfica: Duda Maia 

Música Original (Composição, Arranjos e Regência): Ubiratan Marques  

Assistentes de Coreografia: Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido 

Cenografia: Renata Mota e Igor Liberato 

Figurino: Dendezeiro  

Iluminadora Convidada: Adriana Ortiz 

Preparador Vocal Convidado: Marcelo Jardim 

Fotografias de divulgação: Mauricio Serra 

Filmagem: Mundo Comunicação Integrada Ltda. 

Coordenação de Comunicação: Paula Berbert 

Coordenação de Redes Sociais: Pedro Enrique Monteiro 

Assistentes de Comunicação: Gilneide Costa e Caio Batista 

Design: Nila Carneiro 

Criado e dançado por 

Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills e Solange Lucatelli 

Orquestra Afrosinfônica 

Maestro: Ubiratan Marques 

Vozes: Dinha Dórea, Djara Mahim, Raquel Monteiro e Tâmara Pessôa 

Flautas: Julio Sant’Anna e Nilton Azevedo 

Clarinetes: Alessandra Leão e Indira Dourado 

Saxofones: Alto – Léo Couto, Tenor – Nerisvaldo Tukano e Barítono – Vinicius Freitas 

Trompetes: Everaldo Pequeno e Karen Fernanda 

Trombones: Gilmar Chaves e Toni Jaonitã 

Tuba: Carlos Eduardo 

Contrabaixos: Ângelo Santiago e Marcus Sampaio 

Percussão: Jeison Wilde, Lucas de Gal, Marcelo Tribal e Nem Cardoso 

Convidados: Guitarra e Viola Caipira – Márcio Pereira; Vibrafone e Percussão – Érica Sá 

Produção Executiva: Nena Oliveira 

Produção: Reni Barbosa 

Engenheiro de Som: André Magalhães 

Técnico Monitor: Caetano Bezerra 

Roadie: Tito Assunção 

Pesquisa: O maestro Ubiratan Marques conversou com: Gilberto Gil, Família Gil, Capinam, Tom Zé, Leonardo Bruno, Tuzé de Abreu, Dori Caymmi, Roberto Mendes, Roberto Santana, Mateus Aleluia, BaianaSystem, Antônio Carlos, Jocafi, Gerônimo, Maria Bethânia, Carlos Rennó e Cássia Lopes.