A rede pública de Camaçari-BA reúne 18 professores em oficina pedagógica do projeto Arte nos Muros, iniciativa cultural que promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas com o tema da alimentação saudável. A oficina em Camaçari foi na quinta-feira, dia 24, e representa a primeira etapa do projeto que estará em três cidades brasileiras. O Arte nos Muros é uma realização da Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Camaçari e apoio da Bayer por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A partir de agora, as escolas participantes, por meio de seus professores, disseminam o conhecimento sobre alimentação saudável em sala de aula e estimulam seus alunos e crianças do Fundamental II na faixa etária entre 11 e 14 anos a criarem desenhos sobre o tema. As produções artísticas concorrem, posteriormente, ao Dia do Grafite, em que alunos da escola vencedora grafitam o muro da instituição com a monitoria de um artista visual profissional da cidade. Mas antes, a escolha do desenho vencedor que será inspiração para o Dia do Grafite, acontece por uma votação popular pela internet.
Após a intervenção artística (o Dia do Grafite) em todas as cidades participantes, o encerramento do projeto acontece com a Exposição Arte nos Muros, uma mostra itinerante que acontece em cada cidade e reúne as ilustrações vencedoras e obras grafitadas nos muros das escolas envolvidas. A Exposição será aberta ao público e está prevista para o segundo semestre.
Confira aqui as imagens da oficina pedagógica do Arte nos Muros em Camaçari – BA
“Discutir a importância da alimentação saudável utilizando a linguagem artística do grafite que gera interesse e engajamento dos jovens é, sem dúvida, uma forma acertada de levar informação relevante para as escolas em nossos projetos educacionais e culturais”, afirma Allan de Amorim, coordenador do Arte nos Muros.
Alice Rocha, Especialista de Comunicação e Engajamento Comunitário para a divisão agrícola da Bayer, ressalta a importância de aliar alimentação saudável ao projeto artístico. “Estamos muito felizes em patrocinar esta iniciativa que une arte e alimentação saudável. Acreditamos que a arte possa inspirar e motivar mudanças positivas em nossos hábitos alimentares. Esperamos que esse projeto ajude a conscientizar e educar as pessoas sobre a importância de escolher alimentos saudáveis e nutritivos para uma vida mais equilibrada”, conclui.
Sobre o Arte nos Muros
É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre o tema Alimentação Saudável e produzem desenhos que concorrem, após votação popular pela internet, ao Dia do Grafite – uma intervenção artística coletiva feita pelos alunos da escola vencedora e monitoria de artista visual profissional. Mais tarde, os trabalhos serão mostrados em uma exposição itinerante pelas cidades participantes que são: Petrolina (PE), Itaí (SP) e Camaçari (BA). Acompanhe e saiba mais em https://artenosmuros.com.br/
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo. Saiba mais em https://www.bayer.com.br/
Sobre a Flamingo Comunicação
Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br