Por Reynivaldo Brito

A artista Carmen Freaza há décadas vem participando de exposições individuais, coletivas, salões aqui e lá fora mostrando sua arte focada nas formas sinuosas da mulher usando cores e tonalidades que identificam a sua produção. Faz um figurativo moderno quase sempre a composição traz como elemento principal a figura da mulher. Ela considera que esta sua pintura autoral surge no momento que começa a fazer os primeiros esboços na tela branca. A imaginação vem nesta direção “acho que pinto a minha alma”, e as cores em tonalidades de amarelos, azuis e terrosas criam um ambiente de sensualidade feminina quase celestial. Nos convida à contemplação de suas figuras de rostos meio circulares e olhares expressivos que variam da alegria à tristeza. Desde a década de 80 que conheço as obras de Carmen Freaza quando ainda se dividia entre a arquitetura e a pintura com seu esposo, também arquiteto o Alfredo Gusmão, que infelizmente veio a falecer em 2022. Foi exatamente no ano de 2014, depois de um período de maior dedicação à arquitetura que retornou com força para sua arte e não mais parou. Hoje temos uma artista reconhecida e produzindo sua arte muito apreciada pelos que gostam da figuração. A artista revela que na pintura encontra uma forma de expressar o seu encanto pela natureza, pelas belezas da sua terra e pelas descobertas que faz da alma humana, quando posiciona seu olhar sobre o universo feminino e suas possibilidades estéticas. Tem como base sua expertise de artista visual e do trabalho que desenvolve como arteterapeuta em seu ateliê no Jardim Brasil, no bairro da Barra, em Salvador. O teraupeta é o profissional de saúde mental e pode utilizar a arte como ferramenta

Arquitetura.
terapêutica para ajudar os indivíduos a explorar suas emoções, desenvolver autoconhecimento e promover o crescimento pessoal. Ela confessa ainda que busca sempre a sutil linha poética e se coloca entre a realidade e a fantasia, e assim segue criando e registrando sua arte com traços precisos, orgânicos e sinuosos mostrando o seu mundo que chama de “figurado contemporâneo”. Na sua condição de mulher e terapeuta junguiana usa a arte para melhorar o emocional de seus alunos buscando tocar no centro emocional e psicológico das pessoas, “onde residem emoções, medos, desejos e traumas”. E sua arte revela essas emoções de alegria, de tristeza, de melancolia, de busca e de uma sensualidade contida.
A Carmen Castro Freaza é filha do espanhol da Galícia, Albino Castro Freaza, que foi um dos mais destacados dirigentes do Esporte Clube Vitória e de d. Nelly Castro Freaza, brasileira que tinha descendência francesa-libanesa. Nasceu em dezessete de abril de 1952 e foi criada em meio ao mundo do futebol, mas nunca gostou, talvez pela presença em sua residência de muitas conversas e discussões que giravam sobre o mundo futebolístico. Estudou o primário e o ginásio no Colégio das Mercês, localizado na Avenida Sete de Setembro, e o

neste belo casario.
colegial no Dois de julho, no bairro da Fazenda Garcia. Recorda que fez o vestibular em 1970 na Faculdade de Arquitetura, da Universidade Federal da Bahia, e de Economia, na Universidade Católica de Salvador, sendo aprovada em ambos os cursos. Optou por Arquitetura, e só veio a concluir em 1978 devido às muitas greves e outros problemas na sua vida acadêmica. Seus pais queriam que fizesse Pedagogia, mas naquela época as jovens pensavam em se libertar e não seguir os passos de suas mães, quando muitas delas eram donas de casa. Por gostar de Matemática e Desenho escolheu a Arquitetura que no seu entendimento lhe daria mais liberdade como profissional. Após a formatura resolveu casar e ficaram trabalhando com arquitetura. Disse Carmen Freaza que “a pintura foi ficando por um bom período em segundo plano”.
O GATILHO
Certo dia ouviu uma frase que lhe impactou e nunca saiu da sua mente. A frase é a seguinte: “Todo arquiteto é um pintor frustrado!” Trabalhei muito como arquiteta e ao ouvir esta frase que alguém disse num programa de televisão funcionou como um gatilho. Não sabe explicar como isto aconteceu. Decidiu procurar aprender a pintar e foi estudar com o professor Oscar Caetano que estava dando um curso de Pintura na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. A duração do curso foi apenas de poucos meses, e achou que não foi suficiente. Aí foi para a Galeria Panorama e teve como professora Anna Georgina, e depois foi estudar com Odete Valente, que ensinava num prédio, na Rua Banco dos Ingleses. Carmen passou a fazer umas figuras humanas mais livres, sem aquela preocupação em copiar. Recordou que algumas pessoas ao ver suas pinturas relacionavam com os fantasmas. Destacou que a professora Odete Valente dizia “pinte o que você quiser. Ela não me restringia. Ela também elogiava, e isto me estimulava”. Passou a fazer exposições e disse que “até hoje é apaixonada por exposições. Não sei explicar, mas gosto de organizar e mostrar os meus trabalhos”. A propósito ela está participando da coletiva Arte e Arquitetos 2025, que foi aberta ontem na Faculdade de Arquitetura , da Universidade Federação da Bahia, no bairro da Federação.

até a Shri Saraswati deusa indu
da sabedoria, das artes e da música.
Em 1981 fez concurso para o Banco do Brasil e foi aprovada passando a trabalhar. Ficou durante quatro anos, e confessa que não foi uma boa experiência porque trabalhava demais. Para ela ser bancária não combinava por ser naturalista alternativa. Não se adaptou ao ambiente e mudavam ela com frequência de setor . Era uma briga danada e neste meio tempo já estava fazendo exposições e era ali que me realizava. Largou o banco e passou a pintar. Os parentes e amigos disseram você “está maluca, largar um emprego certo e bem remunerado para arriscar a ser artista”. Carmen Freaza disse que sempre respondia “maluca eu vou ficar se permanecer no banco, um lugar que nada tem a ver comigo”.
Foi aí que resolveu estudar na Galeria Panorama onde fez sua primeira exposição e também um Curso de Extensão na Escola de Teatro da UFBA, e depois pediu para entrar como portadora de diploma universitário. Ficou dois anos, mas tinha que optar porque o teatro estava lhe absorvendo muito e a aconselharam a fazer Artes Cênicas. Porém, era outro ambiente .” Tive que fazer a opção e optei pela pintura. Aprendi muito e acho que tive uma experiência importante. Fui fazer uma exposição juntamente com Viga Gordilho e outros artistas de serigrafia na Galeria Prova do Artista. Depois fomos fazer outra exposição que arranjei em Porto Seguro, inclusive também com a participação de Tina Pimentel.” Em seguida em 1996 a professora e artista Carmen Carvalho que ensinava Composição Decorativa entrou de licença e foi substituí-la. Ela e seus alunos pintaram muitos tecidos e espalharam pela escola inteira. Em seguida foi ser professora Substituta da disciplina Desenvolvimento de Projeto de Decoração Ambiental I, III e V, no ano de 1997, também na Escola de Belas Artes, da UFBA, substituindo, Yumara Pessoa, que foi ter nenê. Lembra que quem lhe avaliou foi o professor Luiz Mário . Ficou dois anos, e disse que neste período estudou mais sobre arte.

esta se destaca pelo uso da luz e sombra
e leveza da expressão.
Passou a dar curso de extensão em Criatividade e Arte, Estamparia e tinha um jeito meio bagunçado com trabalho de corpo, dança e certo dia o Victoriano Garrido, que era esposo de uma das alunas, foi assistir a sua aula, e ao término lhe convidou para dar aula no Estado. Ele trabalhava numa Secretaria do Estado e iniciavam um Projeto chamado de “Programa de Gestão e Desempenho Institucional(PGDI) na Bahia visa aprimorar a gestão e o desempenho das secretarias de estado, buscando eficiência e resultados para a administração pública estadual.” Foi assim que Carmen Freaza passou a treinar os funcionários das secretarias durante três anos. Disse que o salário era muito bom e as aulas muito divertidas. Aprendiam criatividade, a desenhar, dançar e até cantar. Lembrou que o Márcio Meireles dava aulas e Teatro. Foi aí que a artista Carmen Freaza passou a gostar de ensinar e ao término do seu período no PGDI foi dar aulas particulares numa sala que alugou no bairro da Graça. Atualmente ministra aulas de pintura e arterapeuta no seu amplo ateliê localizado num prédio no Jardim Brasil.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS
Em 2025 –Art Arq – Exposição Faculdade de Arquitetura da UFBa. – Salvador – Bahia – Brasil; Portas Abertas – edição 4 – coletiva e sarau, Brejões – Bahia – Brasil; Das Cores no Cantar da Galiza, Curadoria e participação, Clube Espanhol da Bahia – Salvador – Bahia – Brasil; A Bahia Seus Encantos, Restaurante Confraria das Ostras – Salvador – Bahia – Brasil; Meu Congá, Cine Teatro Lauro de Freitas – Lauro de Freitas –

Bahia – Brasil; Yemanjá, Restaurante Confraria das Ostras – Salvador – Bahia – Brasil. 2024- Mural na Ilha– 2,50 x 6,00m2 – criação e execução, Residência particular – Gameleira -Ilha de Itaparica – Bahia – Brasil; Pinceladas de España, Curadoria e participação, Clube Espanhol da Bahia – Salvador – Bahia – Brasil; Reza Forte, Restaurante Confraria das Artes – Salvador – Bahia – Brasil; Portas Abertas – Edição 3 – Centenário de Brejões – Casa Amarela Atelier – Brejões – Bahia – Brasil; Diálogos Nordestinos, Centro Cultural da Câmara de Vereadores – Salvador – Bahia – Brasil; Portas Abertas – Edição 2 , Casa Amarela Atelier – Brejões – Bahia – Brasil ; Artsy – site internacional, Exposição permanente a partir de julho/2024, Curadoria INN Gallery – São Paulo (SP) – Brasil ;Climate Change Bioversity – coletiva virtual, Urena, Norway; Dia das Letras Galegas – individual e curadoria, Clube Espanhol da Bahia – Salvador – Bahia – Brasil . 2023 –Vida com Arte – individual e curadoria, Espaço Gourmet Di Mercatto – Salvador – Bahia – Brasil; BarraMaster e Arte – individual e curadoria, Ed Empresarial Barra Master – Salvador – Bahia – Brasil; No Feminino– individual e curadoria, Clube Espanhol da Bahia – Salvador – Bahia – Brasil; Peace and Fraternization Universal – coletiva virtual, Urena, Norway. 2022 – Sã Paulo 360o – coletiva virtual, INN Gallery – SP – São Paulo – Brasil. 2021 – Transgressões da Arte – coletiva virtual, INN Gallery – SP – São Paulo – Brasil; International Women’s Day – coletiva virtual, Urene – Norway. 2020 – Folk and Etnic Art in The Word – coletiva virtual, Urene, Norway; SecondVirtual Exhibitionof Art – coletiva virtual, Urene, Norway; Empoderamento na Arte Pandêmica – coletiva virtual, INN Gallery – SP – São Paulo – Brasil. 2019 – 11o Jantar Cultural e Exposição Coletiva, Espaço Cultural Marilene Carvalho – Rio de Janeiro – RJ – Brasil; Da Alma Feminina – individual e curadoria, Circuito de Arte Perini, Boulevard PERINI GRAÇA – Salvador – Bahia – Brasil; V Jornada Junguiana, – individual e curadoria, Teatro Sesc Casa do Comércio – Salvador – Bahia – Brasil. 2018 – Imagens no Feminino – individual e curadoria, Espaço Gourmet Di Mercatto – Salvador – Bahia – Brasil; Borber’Art 2018 – Land Art Project – coletiva, Palazzo Spinola – Rocheta Liguri – Itália; Parco

Mongiardino – Mongiardino Liguri – Itália; V Circuito de Arte e Moda – coletiva, Salvador Shopping – Salvador – Bahia – Brasil. 2017 – Segundo Feminino – individual e curadoria, Assembleia Legislativa da Bahia – CAB – Salvador – Bahia – Brasil ; Viver no Feminino – individual e curadoria, Quattro Gastronomia & Cultura – Salvador – Bahia – Brasil; Semana Cultural do Brasil em Oslo, coletiva, Embaixada do Brasil em Oslo – Noruega; Internacional Cultural Exchange of Arts and XXIIIII, Awarded Salon, Kulturhuset Gamlebanhen – Exhibition of International Art Nordfjard, Nordfjordeid – Norway; Art Exhibition Miami – coletiva; Art & Design Gallery – Miami – Florida – EUA; Visão Brasileira, Gasometer Kulturzentrum, Museu e Centro Cultural Gasometer Triesen, Triesen – Principado de Liechtenstein; Sinais do Futuro, – 2º Salão de Arte Brasil Liechtenstein, Casa Brasil Liechtenstein; Vaduzer Saal – Centro Cultural de Vaduz – Vaduz, Principado de Liechtenstein; Exposição Coletiva Estrella Guia– Arte Brasileira em Barcelona, Espaço Marc Llimós – Barcelona – Espanha; Arco BH – Arte Contemporânea BH, Galpão Paraiso 44 – Belo Horizonte – Brasil; In Art Fair – coletiva, Porto Art Gallery – Porto – Portugal; Aequilibrium – coletiva, L’Association Ecco – Maison Internationale des

Associations Genève, Genève – Suisse; IV Circuito de Arte e Moda, Salvador Shopping – Salvador – Bahia – Brasil; Femmes Danas Le Monde – coletiva, Galerie Café Brise Miche – Centre Pompidou – Paris – France; Mulheres na Arte – coletiva, Alphaville – São Paulo/SP –Brasil; Circuit Café Culture, Art & Coffee – Edition 2017, Station Genève – Les Recyclabes Café – Genève – Suisse ; Station Rio de Janeiro – Brasserie Caffé Olé – Rio de Janeiro – RJ – Brasil; Circuit Café-Culture – Art & Coffee, Genève – Suisse, Rio de Janeiro – Brasil. 2016 – Bahia Brasil Raízes, Mostra individual, Galeria Glen Arte Celeiro, Shopping Iguatemi Alphaville – Barueri/SP; Galeria Arco BH – Mostra Coletiva de Arte Contemporânea , Mangabeiras -Belo Horizonte/MG; Salão Bahia Marinhas – XIV Edição, Marinha do Brasil – Comando do 2o Distrito Naval , Clube Cabana da Barra, Farol da Barra, Salvador/Ba; Museu Náutico – Farol da Barra – Barra – Salvador/Ba; Shopping Bela Vista – Pituba – Salvador/Ba; Exposição Rio – Anjos Art Gallery, Shopping Cassino Atlântico , Av. Atlântica, 4240 – Copacabana – Rio/RJ; La Vie Est Belle ,Coletiva em benefício do Hospital Martagão Gesteira, Galeria da Aliança Francesa – Ladeira da Barra – Salvador/Ba; 60ème Salonde des Beaux Arts de Saint Denis , Rue de la Legion d’Honneur – Saint Denis – Paris – France ; Arte Brasiliana in Firenze, Galleria Merlino Bottega D’arte – Firenze – Itália ; Tecendo a Vida : Arte Por Arteterapeutas, 12º Congresso Brasileiro de Arteterapia, Hotel Fiesta – Salvador/Ba ; Outubro Rosa por Patrícia Rosa, Sesc/Casa do Comércio – Pituba

em 2019.
– e no Shopping Barra – Barra -Salvador/Ba; B.Arte Galeria – em exposição permanente Shopping Paralela – Paralela – Salvador/Ba; Art Fair Bahia , B.arte Galeria – Shopping Paralela – Paralela – Salvador/Ba; Arte, Terapia e Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Itaigara – Salvador/Ba. 2012 – Feminino Figura e Cor, Restaurante Visca Sabor e Arte – Rio Vermelho – Salvador/BA; Terra de cor e Som, Painel show Musical 180 x 380 cm, Teatro do SESI – Rio Vermelho – Salvador/BA. 2005 – Mulheres – I Simpósio de Arte Terapia Junguiana, Escola Bahiana de Medicina – Salvador/BA; Projeto Saraus, Coletiva de Artes, Ladeira dos Galés – Salvador/BA. 2003 – Projeto Talento Graça, Edf. Mansão Rio de São Pedro – Construtora Cosbat – Graça, Salvador/BA, Prêmio Aquisição – Júri Imprensa. 2000 – Pinturas, Charli’s Pub – Genève – Suíça, Coletiva de Pinturas; Restaurante Ramma – Salvador/BA. 1999 – Instalação na Expo Antônio! Tempo Amor e Tradição – extensão, Solar Sophia Costa Pinto – Vitória – Salvador/BA. 1998 -Pinturas, Shopping Barra – Salvador/BA; Coletiva Projeto Cultural, extensão, Galeria do Ministério da Fazenda – Salvador/BA; Pinturas em Tecido – Expo Hobby, Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções – Salvador/BA; Instalação na expo Antônio! Tempo Amor e Tradição -extensão, Galeria Cañizares – EBA – UFBA. – Salvador/BA; Arte e Natureza – extensão, Galeria Cañizares – EBA – UFBA. – Salvador/BA; Moda é Arte – Made

in Bahia, Centro de Convenções – Salvador/BA. 1997 – A Arte de Seus Mestres – extensão, Galeria Cañizares – EBA – UFBA. – Salvador/BA; TerçasCooperarte, Expresso Bahiano – Galeria do Clube Baiano de Tênis – Salvador/BA; Bahia de Todas as Cores – Made in Brazil, Centro Oeste e UFBA-Extensão, Centro de Cultura e Convenções Goiânia/GO; Imagens Plácidas, Galeria Prova do Artista-Arcada das Artes-Cooperarte, Espaço Cultural do Centro de Amaralina – Salvador/BA ; Gravuras da Bahia, Projeto ARTEBAHIA, Galeria Prova do Artista – Hotel Sofitel – Salvador/BA; Coletiva, Espaço Cultural do Banco do Brasil – Porto Seguro/BA. 1996 – Projeto Verão 97, Shopping Brotascenter – Salvador/BA; Bahianada, Galeria Cañizares – EBA – UFBA – Salvador/BA; Pinturas – Made In Brazil, Centro de Convenções da Bahia – Salvador/BA; Pinturas, Sala de Exposição da Câmara dos Deputados – Brasília/DF; Pinturas, Leiro Móveis e Decorações – Salvador/BA. 1994 – Coletiva a de Artes Plásticas, Galeria Cañizares – EBA – UFBA – Salvador/BA. 1993 – Coletiva de Explosão de Formas e Cores – Shopping Itaigara – Salvador/BA; Coletiva Dia Internacional da Mulher, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA. 1992 – Janelas, Participação como docente – Pró Reitoria de Extensão da UFBA, Espaço Cultural do Banco do Brasil – Porto Seguro/BA; A Alma Fêmea, Shopping Barra – Salvador/BA, Obra em acervo; Coletiva de Arte-Civil / Iasa de Arquitetos e Decoradores, Civil Materiais de Construção – Salvador/BA; Semana de Arte da Coelba, Edifício Sede da COELBA – Salvador/BA. 1991 – Pinturas, Shopping RIOMAR – Aracaju/SE; Sementes Mágicas, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA; Coletiva Outono, Época Galeria de Arte – Salvador/BA; Coletiva de Abril, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA; Coletiva de Março, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA; Grande Leilão de Arte e Antiguidade, Leiloeiro Luiz Caetano Queiroz – Tropical Hotel da Bahia – Salvador/BA. 1990 – Projeto Arte Mulher, Panorama Galeria de Arte e Studio L – Salvador/BA. 1989 – Projeto Arte Mulher, Panorama Galeria de Arte-Studio L-Shopping Barra – Salvador/BA. 1988 – Só Mulheres, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA. Coletiva da Galeria Tânia Tolomei, Hotel Caxangá – Teresópolis/RJ; Coletiva Inauguração do Lar Shopping, Galeria Frente e Verso – Lar Shopping – Salvador/BA.1987 – Três Mulheres, Galeria Tânia Tolomei – Teresópolis/RJ; Arte Exposição Brasil Exterior – IX e VII Coletiva, Loja CLUB do Rio Design Center – Rio de Janeiro/RJ; V Salão Nacional de Artes Plásticas Genaro de Carvalho, Bahia Othon Palace Hotel – Salvador/BA, Medalha de Ouro. 1986 – 6a Expo Bahia Verão 86, Grande Hotel da Bahia – Salvador/BA; 1º Salão Metanor/Copenor de Artes Visuais da Bahia , Museu de Arte da Bahia – Salvador/BA, Menção Honrosa Júri Popular; Mostra Premiados no 1º Salão Metanor/ Copenor de Artes Visuais da Bahia, Shopping Iguatemi – Salvador/BA; IV Salão Nacional de Artes Plásticas Genaro de Carvalho, Bahia Othon Palace Hotel – Salvador/BA, Medalha de Prata ; Coletiva Atelier Odete Valente, Shopping Iguatemi – Salvador/BA; IV Salão Nacional de Ates Plásticas Presciliano Silva, Bahia Othon Palace Hotel, Menção Honrosa com Broche de bronze. 1985 – Expo Vitória Régia, Anísia Galeria de Arte – Bahia Othon Palace Hotel – Salvador/BA; III Salão Nacional de Artes Visuais Genaro de Carvalho, Bahia Othon Palace Hotel – Salvador/BA, Menção Honrosa. 1984 – Coletiva do atelier Odete Valente, Shopping Iguatemi – Salvador/BA. 1982 – XI Salão dos Novos, Panorama Galeria de Arte – Salvador/BA.