CELUQUE VIVE ENTRE AS GALÁXIAS E OS PINCÉIS

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Por Reynivaldo Brito
Estou diante de um artista que vive voltado para o Universo, as novas descobertas científicas, a Filosofia e manifestações do espírito. Ele transita entre a ciência e o espiritual porque gosta de deuses  e de praticar artes marciais e ao mesmo tempo de meditar e principalmente de observar e representar o Universo em sua arte. Foi assim que decidiu ir até o mosteiro zen-budista que existe no município de Ibiraçu, no Espírito Santo, onde chegou a ser confirmado. Os monges deste mosteiro budista Soto Zen procuram unir à realidade brasileira para transmitir seus ensinamentos milenares. E a busca, a inquietude de Leonardo Celuque transita principalmente entre as realidades, a imensidão do Universo e as descobertas científicas que estão cada vez mais aceleradas com a inteligência artificial que é um dos temas que o fascina e preocupa. Quando lembrei que o cientista e historiador israelense Yuval Harari disse que a inteligência artificial vai criar uma massa de inúteis e que teremos que nos reinventar constantemente. Celuque balançou a cabeça mostrando preocupação com este futuro tão perto de nós. O historiador israelense também vaticinou que “é possível criar algoritmos que nos conheçam melhor do que nós mesmos, que podem nos hackear e manipular nossos sentimentos e desejos. Eles não precisam ser perfeitos, apenas nos conhecer melhor. E isso não é difícil, pois muitos de nós não se conhecem muito bem”, disse. Percebi que ficou incomodado porque ao conversar comigo não me aprofundei nestes temas porque não são assuntos que domino e tampouco tenho um interesse vital como acontece com ele. E durante a conversa mostrou que sente dificuldade em se relacionar porque esses assuntos quase sempre não podem ser compartilhados a não ser por um grupo restrito de amigos  e mesmo assim têm pontos de discordância. 

Catálago da primeira exposição.

Na primeira exposição que fez em abril de 1982 na Genaro Galeria de Arte, da saudosa Domitila Garrido, falecida em 2019, mostrou suas pinturas figurativas, inclusive a capa do catálogo tem um autorretrato onde aparece tendo ao fundo o mar, coqueiro e um morro. Atualmente abandonou o figurativo e faz uma arte que alguns classificam de realismo científico pintando inúmeros corpos celestes como galáxias, estrelas, nebulosas, satélites, meteoros, meteoritos e planetas que lembram as que vemos quando a Nasa nos revela novas imagens captadas por um satélite ou mesmo pelo famoso telescópio Hubble, que já transmitiu milhares de imagens do Universo para alegria dos cientistas. Escreveu no catálogo de sua exposição em 1989 que “a diferença básica entre a atitude do mágico e a do cientista é que o primeiro desenha o mundo dentro de si e o segundo externaliza e impessoaliza o mundo por um movimento de vontade em direção oposta.” E continuou: “Gaia, a nossa mãe-terra funciona como um organismo vivo. Estamos não apenas circundados, mas somos parte de um mar de informação onde o mundo observável é um aspecto de uma vasta ordem invisível.”

Leonardo Ribeiro Celuque nasceu em 29 de abril de 1954 na maternidade do Hospital Português, em Salvador, Bahia e teve sua infância dividida entre o Morro Ipiranga, que era um local chic, e a praia do Cristo, na Barra, que frequentava para preocupação de seus pais porque naquela época era quase deserta e ainda tinha uns frequentadores que eram considerados perigosos. Mas, o Celuque ali se sentia à vontade porque gostava de mergulhar e pescar peixes e mariscos nas locas, observar os pássaros, e outros animais que habitavam naquele pedacinho de restinga . Assim levava sua vida matando sua curiosidade. Também os rochedos e as plantas eram motivo de suas observações. Ele relembra que era um pedacinho de mundo selvagem e com alguma biodiversidade. Também frequentava as fazendas de seu pai no Vale de Iguape, em Cachoeira, onde plantavam cacau, e a do seu avô chamada de Floresta Negra, no município de Ipiaú, também dedicada ao plantio do cacau. “Adorava ir para as fazendas”, diz Celuque.

Fez o primário na Escola Modelo, que funcionava no bairro da Graça, onde depois passou a morar na Avenida Euclides da Cunha e continua até hoje. O ginásio e o cientifico foi no Colégio Maristas, que funcionava no bairro do Canela, em Salvador, e ao terminar fez vestibular para Física, mas não conseguiu concluir porque achava que era muita teoria e pouca prática. Cursou apenas dois anos. Recorda que as aulas de Geologia I e Geologia II eram as que mais lhe agravavam porque tinha aulas de campo e que gosta muito de ver e examinar rochedos e os minerais de modo geral. Em 1976 faz vestibular para a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, e faz um curso com a artista norte americana Alice Baber. Em 1978 ganhou uma viagem para a Europa de seus pais e fixa residência na França e no ano seguinte participa de um curso na Academia de La Grand Chaumière onde convive com vários artistas já estabelecidos e com muitos jovens iniciantes. Lá faz muitos desenhos de modelos vivos e mesmo de objetos, de ruas e prédios. Afirmou que as modelos eram estudantes, “mulheres lindas”, que tiravam a roupa para servirem de modelo no maior respeito possível.  Isto lhe permitiu aprimorar seus conhecimentos de desenho e sobre a arte de modo geral. Diz que trocava ideia com artistas já profissionais e que tinha gente de várias partes do mundo. “Foi aí que passei a ter mais atenção com o feminino porque as modelos eram mulheres jovens muito bonitas que me encantavam “.

Volta a Salvador e continua seu curso na Eba quando foi monitor de aulas dos professores Riolan Coutinho e de Aylton Lima até concluir em 1980. Seu pai Raul Golfeto Celuque era ligado a indústria e sua mãe Walquiria Ribeiro Celuque era dona de casa. O casal teve cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres. Atualmente gosta de Alquimia e disse que “eu não me perco, são os outros que se perdem. Quero entender as origens dos elementos, acompanhar a complexidade do nosso organismo.” Fez o Mestrado em História da Ciência e hoje ensina História, Desenho e Pintura aplicado a Arquitetura, além de Perspectiva de Sentimento, Perspectiva numa faculdade particular.  “Sinto que a formação dos jovens no ginásio e no colégio está muito aquém do que estávamos acostumados. Acho que vem piorando a cada ano e os jovens chegam nas universidades muito despreparados e isto dificulta sua formação profissional.”, observa Celuque. 

Ele confessa que gosta de várias áreas e que isto talvez seja um defeito. Adora aulas práticas e teve como professor Arne Mune que dava umas belas aulas práticas exatamente na praia do Cristo, que tanto frequentava e conhecia . “Parece que os deuses resolveram me ajudar conduzindo as aulas para aquele local que tanto me identificava”, disse Celuque. Foi casado e tem um filho de 36 anos que reside na Austrália e gosta de surfe. Contou que ao se separar teve que criar o seu filho dos oito anos até que alcançou a maioridade. “Foi uma experiência bacana”. Para e faz alguns segundos de reflexão, e como que acorda e diz. “É a vida!”.  Talvez quisesse dizer a vida é assim criamos filhos para o mundo. 

Ingressa na Escola de Belas Artes em 1976 e neste mesmo ano participa de um curso com a artista americana Alice Baber. Em 1977 integra a Exposição Coletiva no Salvador Praia Hotel; 1980 Exposição Proposta 80; 1981 Exposição de Artes Plásticas da XXXIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência – SBPC; 1981 – Exposição Encontro dos Artistas do Nordeste; 1982 – Sua primeira exposição individual na Genaro Galeria de Arte; 1982 – Participa do XXXV Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; 1983- Participa do XXXVI Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; 1984 – XXXVII Exposição de Arte Contemporânea Chapel Art Show, em São Paulo; 1984 – Exposição Coletiva no Beco da Arte, em Salvador; 1986 – Exposição Individual na Galeria O Cavalete, em Salvador; 1987 – Exposição Escotilhas Para o Aberto. Museu de Arte da Bahia, Salvador; 1988 – Coletiva Abril na Galeria Artenata, em Salvador ; 1988 – Exposição Rotas e Perspectivas, na Anarte Galeria , Salvador;  1988 – I Salão Baiano de Artes Plásticas no Museu de Arte Moderna da Bahia; 1989 – Exposição Individual na Galeria Artenata, em Salvador; 1989 – Exposição The Evolution of Image or The Image of Evolution: The Visual Art of Leonardo Celuque, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos; 1989 – Exposição no Escritório de Arte da Bahia, Salvador; 1991 – Exposição de Pinturas  Galaxies, Myths and Stars, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; 2013 – Exposição no Circuito da Artes ,em Salvador; 2013 – Exposição Triangulações, em Brasília ;  2014 – Exposição no Circuito das Ates, em Salvador; 2016 – Exposição de Desenho no Circuito das Artes, em Salvador; 2022 – Pintura Art Walk and Talk, na Biblioteca de Santa Bárbara, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

                                                   REFERÊNCIAS

Em 1982 quando da sua primeira exposição individual na Genaro Galeria de Arte o crítico Wilson Rocha escreveu: “A pintura dos nossos dias traz uma problemática de certo modo inédita – a inquietude dos artistas menos acomodatícios, que buscam os campos não esgotados no passado. Insinuando eloquentemente o calor da vida e a densidade de problemas ocultos sob os símbolos e objetos do nosso mundo, Celuque, jovem artista baiano, cultiva uma pintura emotiva e de grande sensibilidade com uma técnica da mais alta qualidade. uma pintura objetiva e lírica, em busca da contenção da cor e da afirmação de um cromatismo tonal capaz de expressar a quietude de sua bagagem de imaginação, pensamento e sonho.

Sua visão incorpora, com extraordinário frescor, a ressonância da pop art e a poderosa influência que a fotografia exerce sobre a pintura hoje. Uma leitura onde o fundamental é a sua existência, mesmo esboçando, sumariamente, uma explicação epidérmica, fragmentária e completamente provisória da vida atual, este campo de luta entre a violência e a poesia”.

Já o psiquiatra e pensador Ricardo Chemas escreveu em 1986 no catálogo da exposição que Celuque fez na Galeria O Cavalete, que funcionava no Salvador Praia Hotel, chamou de Galáxias, Mitos e Estrelas. É um longo texto que aqui público uma pequena parte. Vejamos: …”Encontramo-nos em plena Terceira Onda, no dizer de Toffler, num planeta azul e recém-nascido 0nde a cosmologia tornou-se uma ciência experimental, e não mais domínio do irracional ou de ficções religiosas.

Junto a este vertiginoso mergulho, a arte de Leonardo Celuque vem para nos lembrar, todo o tempo, que neste mundo a maravilha é comum, e o espanto, uma dádiva de todo o homem. Shiva é também, de fato, a imagem de um dançarino real, lida sob o espectro do infravermelho e processada por computador em cores falsas, porém agudamente belas. Vivemos numa época incrível da História, um

 momento no qual o homem começa a dar-se conta de que o cosmos é mais vasto do que as fantasias narcísicas a seu respeito, e mais, que é chegado o momento de observar em vez de supor”….  Já na exposição do escritório de Arte da Bahia, que também funcionava no Salvador Praia Hotel, em 1989, foi reproduzido o texto de Wilson Rocha e parte de um texto que escrevi. Vejamos … “Celuque trocou o pincel e passou a vasculhar os céus com seu telescópio eletrônico e captou aquilo que mais o sensibilizou, aquilo que mais se identificou com o seu próprio universo de conhecimento . Neste contato entre o homem e o desconhecido surge a arte de Celuque”….