Escola Lua Nova celebra 40 anos com lançamento de livro sobre sua trajetória

  • Post category:EDUCAÇÃO
No momento você está vendo Escola Lua Nova celebra 40 anos com lançamento de livro sobre sua trajetória

A Escola Lua Nova, uma das primeiras escolas construtivistas de Salvador, está completando 40 anos de criada. E vai comemorar este marco lançando na próxima sexta-feira, dia 25 de outubro, às 18h15, durante a programação da Feira Literária da Lua Nova (FLUA), o livro Os Encantos da Lua, uma lúdica incursão pela trajetória da escola nessas quatro décadas, com direito a ilustrações criativamente elaboradas pelas próprias crianças dos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A programação da FLUA é gratuitamente aberta ao público e inclui atrações também na manhã do dia 26 (sábado).

Criada em 1985 no bairro do Rio Vermelho, a Lua Nova foi a primeira da cidade a formar educadores no método construtivista, por meio de seu Centro de Estudos. Com isso, deu seguimento às primeiras experiências com princípios próximos ao construtivismo na Bahia, ressaltando sempre um formato lúdico e participativo de educação, baseada no afeto, produzindo conhecimento de forma leve e divertida, ajudando a formar adultos responsáveis, colaborativos e dispostos a assumir diferentes papeis no mundo.

Celebrando os 40 anos, a edição deste ano da Feira Literária da Lua Nova (FLUA) terá um caráter especial, com direito a lançamentos, contação de histórias e conversas com autores convidados. Uma parceria com a Livraria LDM permitirá o acesso às publicações mais novas e interessantes do mercado para deleite das crianças, que poderão manusear e comprar os livros de sua preferência. Haverá ainda um momento musical com participação de uma banda formada por músicos que são pais e mães de alunos da escola; e um bate papo com um ilustrador profissional de histórias infantis, ampliando o diálogo das crianças sobre os códigos e linguagens visuais.

Sonhar e reinventar

O livro Os Encantos da Lua faz uma retrospectiva dos principais momentos vividos pela Lua Nova nesses 40 anos. “Este livro fala da nossa capacidade infinita de reinvenção, que nasce da inquietação das próprias crianças, com sua curiosidade nata, com suas perguntas ingênuas, livres e questionadoras”, analisa Walkyrian Rodamilans, uma das duas diretoras da escola.

Já Deda Khouri, outra diretora, se confessa emocionada ao lembrar o nascimento da escola no dia 16 de junho de 1985 numa casa avarandada do bairro do Rio Vermelho. De lá para cá, a Lua Nova enfrentou os mais diferentes desafios (a pandemia da Covid 19 foi um dos principais), mas nunca se deixou abater e nem alterou o seu principal lema: aprender brincando. O “brincar” sempre foi e continua sendo a base de uma educação que enfatiza a importância da infância, que respeita as diferenças, que estimula a autonomia e a coletividade, que promove um pensar mais livre, crítico e responsável.

Lançamento na Fligê

O livro Os Encantos da Lua também terá um lançamento especial na Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece a partir do dia 14 de agosto nesta cidade da Chapada Diamantina. O livro foi editado pela editora baiana Fábrica das Letras, com texto do jornalista Antonio Moreno, e poderá ser adquirido na própria Escola Lua Nova ou na Fligê ao preço de R$45,00.