Em 2024, o Carnaval promovido pelo Governo do Estado vai homenagear a cultura afro, com o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”. No lançamento da festa, nesta terça-feira (23), o secretário Bruno Monteiro destacou a relevância desses blocos para a cultura da Bahia.
“A escolha do tema do Carnaval, que homenageia os 50 anos dos blocos afro e ressalta a energia ancestral que nos move, não é uma homenagem somente à música, ao ritmo e às cores da cultura africana. É, sobretudo, uma homenagem ao conteúdo e ao significado que esses grupos trazem como algo educativo e pedagógico para a Bahia. O Carnaval é uma manifestação máxima da força e da riqueza da nossa ancestralidade. Por isso, o Governo do Estado segue promovendo uma cultura identitária e de raiz”, ressaltou o titular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).
O Programa Ouro Negro, coordenado pela Secult, é um fomento à participação de Blocos Afro no Carnaval de Salvador e no interior. Este ano, são R$ 15 milhões de investimentos, o maior da história, para atender 132 propostas contempladas.