Gilmar Santigo diz que fila da regulação começa na fila da atenção primária

No momento você está vendo Gilmar Santigo diz que fila da regulação começa na fila da atenção primária

“A fila da regulação começa na fila da atenção primária à saúde, das consultas básicas, uma obrigação da Prefeitura”. Quem afirma é o ex-vereador e ex-secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago, candidato a retornar à Câmara Municipal. Ele ressalta que Salvador, segundo o Mapa da Desigualdade, divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), foi a última colocada em 7 dos 40 indicadores sociais analisados entre 26 capitais.

“Salvador tem o pior indicador de desnutrição infantil entre todas as capitais. Em 2021, a cada 100 crianças menores de 5 anos, quatro estavam desnutridas. A cidade tem, também, os piores índices de renda, desemprego, PIB per capita e população abaixo da linha da pobreza, entre outros índices sociais negativos”, enumera Gilmar. “É essa a cidade que tem o melhor prefeito do Brasil?”, questiona.

Sobre Salvador ter atingido 70% de cobertura da atenção primária, Gilmar salienta que esse número foi construído em cima da redução populacional. “Não foram construídas mais unidades básicas de saúde. Como a população reduziu – dados do IBGE – a cobertura aumentou. A cidade tem apenas 53% de equipes de saúde da família. Se a atenção primária funcionasse, fazendo exames preventivos, a fila de pacientes nos hospitais seria reduzida”, explicou.

Salvador em alguns dos indicadores divulgados:

Desnutrição infantil (% de crianças menores de 5 anos desnutridas)
Melhor indicador – Teresina (0,44%)
Pior indicador – Salvador (4%)

Taxa de desocupação (desemprego)
Melhor indicador – Campo Grande (3,4%)
Pior indicador – Salvador (16.7%)

População abaixo da linha da pobreza
Melhor indicador – Florianópolis (1%)
Pior indicador – Salvador (11%)