Lá vem mais uma pandemia da China

No momento você está vendo Lá vem mais uma pandemia da China

Lá vem bomba e se prepare. Se bem que os cientistas sempre dizem que nivas pandemias irão afligir a humanidade cada vez mais. Mas a China está danada como emissora de doenças. Veja que agora enfrenta um aumento significativo de infecções pelo metapneumovírus humano (HMPV), um patógeno respiratório que tem lotado hospitais e centros de saúde. Em resposta, as autoridades implementaram medidas emergenciais para monitorar e conter os casos, em um cenário que ocorre cinco anos após a pandemia de Covid-19.

Embora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC) não tenha divulgado números precisos, confirmou-se o crescimento das infecções respiratórias, incluindo as causadas pelo HMPV, durante o inverno chinês. Para lidar com a situação, foram intensificados sistemas de monitoramento, e um projeto experimental foi lançado para identificar pneumonia de origem desconhecida, segundo a Televisão Central da China (CCTV).

O HMPV apresenta sintomas semelhantes aos de resfriados e gripes, como congestão nasal, tosse, rouquidão e, em casos graves, dificuldade respiratória. Detectado pela primeira vez em 2001, o vírus é transmitido por gotículas respiratórias e superfícies contaminadas.

Apesar da preocupação na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não declarou estado de emergência. Já na Índia, autoridades locais minimizam a gravidade do HMPV, classificando-o como semelhante a outros patógenos respiratórios comuns. Tomara que seja. Ter de voltar a ficar confinado é uma droga. Ver gente morrer aos montes é aterrorizante, como o foi no auge da Covid.
Foto: reprodução Freepik