Em uma publicação feita na rede social X, a líder opositora María Corina Machado agradeceu o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à luta pela democracia na Venezuela. “Presidente Trump, seu apoio inabalável à luta da Venezuela pela democracia é profundamente valorizado. Com coragem extraordinária, o povo venezuelano desafiou consistentemente o medo e a repressão brutal, permanecendo unido para rejeitar um regime criminoso, desesperado para se agarrar ao poder e escapar da justiça”, escreveu a política.
María Corina também ressaltou a importância do papel desempenhado por Trump em sua segurança pessoal, classificando a intervenção como “um ponto de inflexão” na resistência democrática.
Na mesma publicação, a opositora criticou Nicolás Maduro, que tomou posse para um terceiro mandato na última sexta-feira (10). Segundo ela, Maduro e seus aliados “vão fracassar”, enquanto o povo venezuelano permanece decidido na “busca pela liberdade e pela dignidade”.
Ela também destacou a liderança do recém-eleito Edmundo González como um sinal de esperança para o futuro do país. “Sob a liderança do presidente eleito Edmundo González, a Venezuela se tornará mais forte, mais livre e mais unida do que nunca, erguendo-se como um farol de estabilidade e força para as Américas”, afirmou.
Maduro, no entanto, iniciou seu novo mandato em meio a um ambiente de grande instabilidade política. O cenário é marcado por contestações ao resultado das eleições realizadas em julho do ano passado, além de acusações de repressão violenta contra opositores e movimentos sociais.
Foto: Reprodução