Ligue 180 registra mais de 86 mil denúncias de violência contra a mulher

No momento você está vendo Ligue 180 registra mais de 86 mil denúncias de violência contra a mulher

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Salvador, chamou atenção para os dados divulgados pelo Ministério das Mulheres que revelam a persistência da violência contra a mulher no país. Entre janeiro e 31 de julho de 2025, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 registrou 86.025 denúncias de violência, o que coloca esse tipo de ocorrência em terceiro lugar entre os 594.118 atendimentos realizados no período pelos cerca de 300 atendentes da central.

O serviço gratuito, coordenado pelo Ministério das Mulheres, tem como principal demanda os pedidos de informação, que lideram o ranking de atendimentos. Além de registrar as ocorrências, o Ligue 180 encaminha as denúncias aos órgãos competentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, além de orientar sobre direitos, leis e serviços especializados da rede de atendimento.

Para Ireuda Silva, os números mostram a gravidade da situação. “O Ligue 180 é uma porta de entrada  para que as mulheres rompam o ciclo da violência e acessem a rede de proteção. Mas os dados também mostram que ainda temos um caminho longo a percorrer para erradicar todas as formas de agressão. É preciso garantir que as denúncias sejam investigadas e que as vítimas recebam acolhimento digno e eficaz”, afirmou.

A vereadora também destacou o papel histórico da Lei Maria da Penha. “Em 19 anos, a lei salvou vidas e ajudou a transformar mentalidades. Ainda assim, a persistência de números tão altos exige vigilância constante e união de esforços entre poder público, sociedade civil e instituições para proteger as mulheres e punir os agressores”, completou.

Na quinta-feira (7), o Ministério lançou o Painel de Dados do Ligue 180, plataforma pública com informações detalhadas sobre tipos de violência, perfil das vítimas e agressores e contexto das denúncias. O lançamento marcou também os 19 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006) e integrou as ações da campanha Agosto Lilás, que neste ano tem o tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”.
Foto: Freepick