Na Holanda Brasil busca protagonismo no mercado internacional de cacau e chocolate

  • Post category:ECONOMIA
No momento você está vendo Na Holanda Brasil busca protagonismo no mercado internacional de cacau e chocolate
Screenshot

Ao longo desta semana o mundo da cadeia do cacau volta os olhos para os Países Baixos, no noroeste europeu, onde está sendo sediada na capital holandesa a Amsterdam Cocoa Week 2026, uma das maiores e mais importantes plataformas de negócios e sustentabilidade que define os rumos globais do setor de cacau e chocolate. Produtores, empresários e especialistas de mais de 60 nações participam da programação, com o mercado brasileiro representado pelo empresário Marco Lessa, intitulado “Embaixador do Cacau” e rankeado por três anos entre os cem profissionais mais influentes do agronegócio do Brasil.

Estrategista reconhecido pela construção de eventos globais como o Chocolat Festival e Origem Week, o CEO dos grupos MVU e M21 atua na curadoria de oportunidades e inovações para o setor. O foco da missão é apresentar ao mercado europeu o novo momento da cacauicultura nacional: uma indústria pautada pela sustentabilidade, alta tecnologia e excelência na produção de cacau fino.

O Brasil é um grande exportador de commodities, uma referência nos setores do café, açúcar, soja e carne, por exemplo. Mas, para ganhar o mercado global com consistência e maior impacto econômico — e social —, precisamos exportar produtos de origem e com valor agregado, nossa cultura, nossos intangíveis, além de atrair investimentos e visitantes. Com essa visão, começamos a promover missões e eventos que cruzam todos esses ativos de um Brasil diverso e plural. Um Brasil que o mundo ainda não conhece, mas precisa conhecer”, disse Marco Lessa.

Realizada no histórico edifício Beurs van Berlage, o evento que começou na última segunda-feira (16),  segue até domingo (22). A programação do Chocoa Amsterdam serve de palco para rodadas de negócios de alto nível e fóruns de decisão, além de feira, masterclasses e Festival de Chocolate, atraindo milhares de visitantes e altas cifras de euros em transações comerciais.  

O estande Cacau Brasil, projeto fruto de uma parceria entre os governos da Bahia, Pará, Prefeitura de Ilhéus, Rota das Frutas e operacionalizado pela equipe da MVU, promove a diversidade do cacau e chocolate como força motora econômica, gastronômica e turística, além de funcionar como um hub de networking.

A missão conta com a parceria estratégica da Codevasf, reforçando a integração entre o setor produtivo e institucional. Durante os encontros, o Grupo M21 defende modelos de expansão sustentável, como o sistema Cabruca, e apresenta destinos de alto valor agregado, a exemplo da Estrada do Chocolate (BA), integrando agricultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma única vitrine internacional.

Acompanhe:https://www.instagram.com/reel/DU8iZ3fCGnT/?igsh=bjl6N3BlZ3ZwanV6 

SOBRE MARCO LESSA

No início dos anos 90, o Brasil experimentava o início da abertura comercial no exterior, e o cacau, um dos frutos mais importantes para a economia do país, sofria com o ápice da vassoura-de-bruxa, praga que provocou queda drástica na produção. O cenário parecia desfavorável, mas foi nele que o empresário Marco Lessa começou a construir o império do cacau brasileiro. Com a criação de marcas como Origem Week e Chocolat Festival, o baiano passou a ser um dos líderes do setor que deixou de ser apenas uma commodity e tornou-se referência na produção de derivados de alta qualidade e atração de negócios e turismo.

Nascido em Guanambi, no alto sertão baiano, a cerca de 800 km de Salvador, Marco iniciou seu contato com o cacau na adolescência, quando se mudou para Ilhéus, sul do estado. Formado em Publicidade, atuou na produção local da novela Renascer, da Rede Globo, em 1993, com as fazendas cacaueiras da Bahia como pano de fundo da trama. No final da década, Lessa criou a empresa de eventos e negócios MVU Empreendimentos, tentando estabelecer parceria com uma quase devastada cadeia produtiva nacional, que se recuperava da crise causada pela praga. Em 2009, Marco realizou a primeira edição do Chocolat Festival.

Atualmente o evento é considerado o maior do segmento na América Latina, com 44 edições pelo Brasil e pelo mundo, reunindo mais de 500 marcas, 350 expositores por edição e produtores, chocolateiros, chefs, pesquisadores e um público de mais de 1,2 milhões de apaixonados por chocolate. O “Embaixador do Cacau” também é responsável pelo Origem Week, evento de beneficiamento da agricultura familiar e zonas turísticas, com edições na Bahia, Brasília, Pará e Portugal.

Com o objetivo de fortalecer a reputação brasileira no mercado global, Marco Lessa encabeça anualmente Missões Internacionais com foco na valorização da origem e sustentabilidade do cacau e chocolate brasileiros, conectando produtores locais a chefs, especialistas e comércio exterior, com forte presença de comitivas do Pará e da Bahia, responsáveis por mais de 80% da produção de cacau no país.