O escritor norueguês Jon Fosse, nascido em 1959, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2023, em reconhecimento às suas obras inovadoras que têm a capacidade de dar voz ao indizível, conforme anunciado pela Academia Sueca. Fosse é frequentemente comparado ao “Beckett do século 21” devido à sua abordagem única à literatura.
A vasta produção literária de Fosse, escrita em Nynorsk norueguês, abrange diversos gêneros, incluindo peças teatrais, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções. Ele é amplamente reconhecido como um dos dramaturgos mais representados globalmente e tem conquistado crescente destaque por sua prosa, conforme destacado por Anders Olsson, presidente do comitê do Nobel de Literatura.
Fosse é elogiado por sua habilidade de mesclar as raízes de sua herança norueguesa, tanto na linguagem quanto na natureza, com técnicas artísticas contemporâneas influenciadas pelo modernismo.
Antes do anúncio oficial, é costume que os organizadores do prêmio entrem em contato com o laureado. Segundo o secretário permanente da Academia Sueca, Jon Fosse, de 64 anos, foi informado da premiação enquanto estava dirigindo na região ao norte de Bergen, na Noruega.
O Prêmio Nobel de Literatura tem um valor de aproximadamente R$ 5 milhões, equivalente a 11 mil coroas suecas.
É importante mencionar que Jon Fosse, além de dramaturgo, também é um poeta, escritor de livros infantis, ensaísta e romancista. Sua obra “É a Ales”, descrita como um “romance hipnótico”, foi recentemente publicada no Brasil pela Companhia das Letras.