Norberto Odebrecht será homenageado pela Associação Comercial da Bahia

  • Post category:Gente

O empresário Norberto Odebrecht (1920-2014) será homenageado pela Associação Comercial da Bahia (ACB). A cerimônia de entronização do retrato do empresário na Sala do Conselho Superior da entidade será realizada no dia 9 de maio, terça-feira, a partir das 17h, na sede da ACB, no bairro do Comércio, em Salvador. O quadro, pintado pelo artista Henrique Passos, será fixado ao lado de figuras brasileiras notáveis como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio, Octávio Mangabeira, Clemente Mariani e Bernardo Martins Catharino.

A ACB reunirá diretores, associados, imprensa, amigos e familiares do homenageado para celebrar o legado de um dos mais importantes empresários da Bahia a compor o quadro de associados da entidade, o engenheiro Norberto Odebrecht. A iniciativa foi proposta pelo ex-presidente da ACB, João Sá, e pelo diretor Pedro Daltro. A cerimônia estava agendada para 9 de outubro de 2020, junto com a celebração do centenário de nascimento de Norberto, mas precisou ser cancelada devido à pandemia da COVID-19.

Como justifica Mário Dantas, presidente da ACB, Norberto Odebrecht está entre as grandes referências para a economia baiana. “Amor ao trabalho, inovação e busca pela excelência estão entre os valores que o permitiram montar uma grande empresa e modelo de gestão que até hoje é exemplo a ser seguido. A sua contribuição para a economia e desenvolvimento da Bahia e do Brasil são indiscutíveis e só posso agradecer por sua veia empresarial, que tornou a Odebrecht, hoje Novonor, uma das poucas empresas baianas internacionais”.

História de pioneirismos
Ao longo de sua história de 79 anos, o grupo criado em 1944 por Norberto Odebrecht foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração. Em 2021, a OEC recebeu pelo décimo ano consecutivo o Global Best Projects, prêmio concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, distinção considerada pelo mercado como o Oscar da engenharia mundial. Por sua atuação orientada à Sustentabilidade, desde 2014 a OEC vem recebendo o Selo Ouro do programa GHG Protocol, que reúne os inventários de emissões de gases de efeito estufa. Atualmente emprega mais de 18 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades em mais de vinte obras espalhadas por países das Américas e da África.

Além disso, Norberto criou e sistematizou uma tecnologia empresarial reconhecida mundialmente, a TEO – Tecnologia Empresarial Odebrecht.

Idealizou também uma fundação social que há décadas fortalece jovens na zona rural de 11 municípios baianos. Em 2022, a campanha “Tributo ao Futuro”, coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) para captar doações para a educação de adolescentes da zona rural, arrecadou 6,2 milhões de reais. No total, foram mais de 1.700 doadores que contribuíram com cerca de 2 milhões para a causa. Também participaram 33 empresas, com um aporte de cerca de 4 milhões de reais. Resultados que mostram a efetividade da iniciativa, realizada há quase duas décadas, e que reforçam a cultura da doação e de solidariedade no país. O Tributo ao Futuro arrecada recursos para financiar a formação de jovens nas Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas rurais parceiras da FNO que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio a jovens que vivem na zona rural.

Norberto Odebrecht também se destacou por diversas iniciativas sociais, como as parcerias com Irmã Dulce (OSID) e o Mosteiro de São Bento da Bahia. Atual superintendente das OSID, Maria Rita Lopes Pontes, lembra que Norberto Odebrecht permaneceu no Conselho de Administração da instituição até o fim, fiel à amizade e compromisso do Amar e Servir de Santa Dulce. “E assim, passaram-se os anos de uma amizade sedimentada na fé, na determinação e confiança entre essas duas pessoas que mudaram a história da Bahia”.

Sobre a ACB
A Associação Comercial da Bahia, instituída em 15 de julho de 1811, declarada de utilidade pública pela Lei Federal no 3.330, de 3 de outubro de 1917 e considerada órgão técnico e consultivo do poder público pelo Decreto Federal no 8.130, de 28 de outubro de 1941, é uma pessoa jurídica, de duração indeterminada, com sede à Praça Conde dos Arcos s/n, Comércio, e foro na Cidade do Salvador, Capital do Estado da Bahia, e tem como objetivos orientar seus associados e os empresários, e defender-lhes os interesses comuns e os da comunidade em geral. A ACB é uma instituição bicentenária, fundada em 15 de julho de 1811, ela foi e continua sendo o espaço institucional de grandes acontecimentos históricos de importância incalculável para a formação do patrimônio material e imaterial dos brasileiros, constituindo-se na mais antiga entidade representativa da classe empresarial da Península Ibérica e das Américas.