Por Cláudia Menezes
Estranho a atitude de Trump e a repercussão internacional das ações da Procuradoria-Geral da República e do Supremo acerca de Bolsonaro… Essa pseudoamizade surgiu mesmo em qual momento? E, se de fato existe, isso confere a Trump o direito de definir os processos do Brasil??? Onde estavam esses arroubos justiceiros e as sanções quando a França tornou Marine Le Pen inelegível??? E em relação ao político de oposição russo falecido na prisão de forma inesperada e dita suspeita? E por que o mundo não se indignou quando o processo contra Trump foi suspenso? Muito simples: a lei americana definiu que um presidente em exercício não pode ser processado, e o mundo inteiro respeitou as leis, a autonomia e a soberania americana.
Vivemos uma época estranha, em que não há justiça, e sim diversas balanças e pesos variados de interesses próprios travestidos de luta pela (in)justiça (geralmente interesses econômicos ou políticos), que se distancia da defesa da vida, da justiça, do ético e/ou do correto. Afinal, estamos vivenciando um momento em que as mais diversas pessoas, profissionais de saúde, da imprensa e outros tantos seres humanos estão morrendo de fome em Gaza. Não vi ninguém questionar a legitimidade das leis francesas que permitem que, diante do devido processo legal, Marine Le Pen seja considerada inelegível, e assim sucessivamente. Com qual autoridade e expertise podem questionar o Brasil?
A cena mais icônica este ano talvez seja a de Putin chegando (atrasado… sinal de poder) no Alasca… tapete vermelho… Trump esperando e aplaudindo… Simplesmente genial e, como mágica, o mundo parou de perceber os bombardeios diários da Rússia na Ucrânia, e todos falam nos avanços que o Trump alcançou no processo de paz?!?! Qual avanço? A Ucrânia continua sendo bombardeada diariamente; aliás, desde que Trump assumiu, os bombardeios aumentaram. Para ter a paz, Zelensky terá que abrir mão das terras invadidas, permitir a exploração das terras raras pelos americanos e não ser signatário da OTAN. Isso é um tratado de paz ou de rendição????
Os chefes de Estado europeus foram todos apoiar Zelensky, indo presencialmente aos EUA, mas perderam a viagem; nada de concreto ou de palpável ficou acordado ou definido. No entanto, a imprensa do mundo inteiro fala sobre avanços no processo de paz… Minha gente, como se diz por aqui: pelo amor de Deus, qual avanço?!?!?
As pessoas continuam morrendo de fome e de bala em Gaza, mas o problema é Alexandre de Moraes seguir os ritos do processo jurídico no Brasil… Os nossos parlamentares impedirem o funcionamento das suas respectivas casas simplesmente porque querem anistiar no tapetão vândalos e criminosos que invadiram, depredaram e destruíram prédios e bens públicos.
Nesse mundo globalizado e completamente louco, normalizaremos colocar o acarajé sob investigação porque atrapalha a venda de Big Macs? Sim, ao final a questão é mesmo econômica. Podem até tentar revestir luxuosamente “as taxas inadequadas e sem justificativas plausíveis” com uma roupagem de defesa de direitos individuais, mas é somente para garantir vantagens injustas, reserva de mercado para seus produtos… Então, qualquer desculpa é válida, desde a queimada na Amazônia… ao Pix e o que mais puder ser utilizado para defender o indefensável.
———————————————————
Articulista. Médica sanitarista e psicanalista
Ilustração: Freepick