Por Henrique Ribeiro
Quatorze anos depois, o poeta e parte da família embarcam no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães em Salvador, no novo mundo de volta a Península Ibérica, no velho mundo, na lua de 23 de Rhegeb de 2024 e no sol 24 de Rhegeb de 2024 no calendário persa, equivalente a Setembro no calendário gregoriano, desembarcam no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, na terra do além mar.
Durante o voo, fui acompanhado, como sempre por um bom autor, Thomas Mann, Prêmio Nobel de literatura com A Montanha Mágica, um clássico alemão de literatura.
Eu, minha esposa Anete ,meu filho Iago e a futura norinha Hellen, o casal de caçulas, “Erámos quatro” um “Quarteto em Cy” a procura de aventura turísticas.
No aeroporto pegamos um Uber que nos levou a Taberna da Esquina, onde o garçom Romário que é do Piauí, nos oferece um cardápio com várias opções, sendo que escolhemos bolinho de bacalhau para a entrada e o prato foi Sardinha portuguesa e não sardinha baiana (Bahia) com um Choop Super Bock para distrair.
Depois do almoço pegamos um Uber com um motorista indiano de difícil comunicação que acabou nos levando para o endereço errado, fomos obrigados a pegar outro Uber, em plena chuva, que para nossa sorte foi com um motorista português que acertou o endereço da nossa base em Lisboa, na Rua Estrela n* 36 Edf Brunos, apesar do pé d’ água.
Ao lado da nossa base encontramos uma pizzaria brasileira “La Mia Pizza” e um Mini Mercado onde compramos o conhecido vinho Piriquita.
A noite foi encerrada com pizza brasileira e vinho português .
- LISBOA, mudou muito pouco ao meu ver, apesar da chuva, no dia seguinte de manhã, visitamos:
-Mosteiro do Jerônimos onde se encontram os túmulos de: Alexandre Herculano, famoso escritor e introdutor do Romantismo,
Camões, o poeta autor dos Lusíadas
e do Vasco da Gama, o grande navegador - Museu de Arte Contemporânea
- Monumento Padrão dos Descobrimentos
- O Tradicional Pastéis de Belém
Fomos almoçar no Museu da Cerveja. Desta vez o Uber com motorista indiano foi de fácil comunicação.
Após almoço, lembrei que sobrou pizza na noite anterior e aproveitei para levar algumas embalagens de ket-chup e mostarda que sobrou do almoço…
Paguei o maior mico com as críticas do meu filho, da minha querida futura norinha e minha esposa que também não aprovou.
A noite fomos jantar no Time Out Market Lisboa, onde deliciei o Presunto Pata Negra com Choop Super Bock
SINTRA, pouco mudou ao meu ver. O Uber da brasileira Valdirene nos levou a estação do metrô de Lisboa para embarcamos para Sintra que continua linda com seus castelos.
A visita de Van foi negociada com uma dupla de brasileiros, mineiros de Teófilo Otoni: Oscar e Wladimir…
Visitamos: - Palácio Da Pena
-A Regaleira
Almoçamos no Restaurante Alcobaça, um bacalhau c/frutos do mar a moda da casa e de sobremesa degustamos Travesseiros. Aproveitei para fazer gozação com meus familiares e pedir ao garçom para enrolar num guardanapo umas embalagens de vinagre e azeite que sobraram na mesa e dá a minha esposa de cortesia, ela não aceitou, mas o garçom entendeu a brincadeira.
Após almoço…Comprei uma linda camiseta preta com a estampa:
Lisboa e o desenho da ponte, ponto turístico, que orgulha o povo de Portugal.
Voltamos de metrô para Lisboa e pegamos um Uber com outro motorista indiano com fácil comunicação que nos levou de retorno a nossa base em Portugal. - FÁTIMA á vista, que ao meu ver, mudou e ampliou muito com a construção do ROSARIUM.
Hospedamos no Hotel Santa Izabel e visitamos a Basílica.
A Noite íamos a procissão das velas, mas minha amada passou mal e eu fiquei solidariamente de plantão ao seu lado além de medicá-la…Nada grave, uma virose repentina que o Allegra e Nasonex portugueses resolveram a situação.
Meu filho e minha futura norinha foram a procissão das velas e adoraram.
Comprei outra linda camiseta preta com a estampa: Portugal-Fátima e o desenho da santa. - PORTO/GAIA foi a próxima e primeira visita, eu ainda não as conheciam. Tivemos o prazer de ser “ciceroneados” pelo casal de amigos Marco/Valéria que nos recebeu rodoviária nos levou a todos pontos turísticos importantes incluindo a famosa livraria LELLOS (lê-los), onde adquiri uma edição especial do clássico Alice no País das Maravilhas e Iago escolheu A Arte da Guerra em espanhol para treinar melhor o idioma, a famosa praça como o monumento ao clássico “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco.
Fomos ao Supermercado Pingo Doce especializado em vinhos portugueses onde compramos várias unidades
No mercado degustamos ostras e tomamos uns drinks.
No final de tarde, além do passeio, na ponte que faz a ligação PORTO/Vila Nova de GAIA com o lindo por do sol ás margens do rio Douro. Lá também fomos para o restaurante Malcriado predileto do nosso amigo Marco de Valeria que no dia seguinte nos levou a rodoviária com muita presteza. Eu dei ao casal um exemplar do meu livro “O Poeta e o coração” Marco gostou muito e a poesia que logo lhe chamou atenção foi “Paquerendo”
Obrigado Marco você foi sensacional e Valéria não ficou atrás. - BARCELONA(“BAR-C-LONA”) mais uma visita especular.
Hospedamos próximo a porta da Sagrada Família, melhor impossível, super protegidos. A catedral de Gaudí que não se cansa de modernizar, ampliar e ficar cada vez mais majestosa.
Visitamos além da Sagrada Família, A Casa Milá, Casa Batlô de Gaudí , Museu E.C.Barcelona no Camp Nou que está em obras e o Parque Guell, onde tentei acalmar uma criança chorando, falei em português, mas a família falava em inglês, acredito que apesar da diferença de idiomas, o ato sortiu efeito.
Nesta visita constatamos que Neymar não faz parte da galeria dos jogadores brasileiros lendários do Barcelona e que até Evaristo de Macedo faz parte na companhia de Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Romário…etc
Minha esposa comprou 02 camisa do Barça: 01 para neta e outra da mesma cor para o pai da neta.
Passeiamos pelo Castelo de Montjuic, subimos de Uber e descemos de Teleférico.
Alugamos um carro e partimos para… - MONTSERRAT- mudou muito em relação a visita anterior….Agora já existe uma expansão da rede hoteleira, mas o que não mudou foi a linda sensação de subir, descer no Teleférico e o visual incrível.
Meu filho e a futura norinha desceram a pé. - RIUDECOLS a residência dos meus tios Zé Antônio/Carmo e família, ansiosamente, nos aguardavam. Nada melhor que festa em família com “paella” do Master-Chef Zé Antônio e um bom vinho espanhol.
A partir daí fomos para: - TARRAGONA, antiga famosa residência de praia do algoz de Cristo, Pôncio Pilatos
- REUS- Uma verdadeira zona franca, com uma feira de roupas a preço de banana em euros. Comprei uma calça para fazer exercícios por apenas 06 euros.
O vendedor perguntou como o brasileiro deixa Lula ser presidente, respondi porque o outro era pior. - CAMBRILS- uma linda cidade praieira da Espanha, onde reside o filho de tio Zé Antônio, Lucas com a família.
Comprei um óculos de sol por apenas 10 euros…uma excelente aquisição. Camiseta preta básica e óculos de sol são preferências de consumo do poeta. Após almoço descansamos um pouco na casa de Lucas/Joseane
A Península Ibérica apresenta algumas situações que me chamou atenção:
A grande presença de Indianos trabalhando…
A grande presença de japoneses turistas…
A venda legal em lojas de Canabis.
O grande número de fumantes de cigarro comum e eletrônico.
Após quinze dias…viajar é bom…mas voltar é essencial.
Na lua 08 de Chahban de 2024 no calendário persa equivalente a 08 de Outubro retornamos ao berço natal, minha querida Bahia, assobiando a canção de Paulo Diniz…”Quero voltar para Bahia”, sempre.
Obrigado ao amigos Marco/Valéria e família…
Tios Zé Antônio/Carmo e a grande família por nos proporcionarem agradáveis momentos na companhia de vocês…
Esqueci uma camisa da grife do poeta “Batismo do Poeta” na casa do tio Zé…um pequeno motivo para abreviar a volta ou não.
No próximo ano aguardo nossos amigos para retribuí-los o carinho e hospitalidade que recebemos.
Até a próxima, sem muita demora.