Quem esteve na Varanda do SESI Rio Vermelho, no último 2, se deliciou com a apresentação do prestigiado grupo Barlavento, que voltou aos palcos e se prepara para grandes apresentações neste período junino. O Barlavento se apresentou ao pôr do sol, com o show ‘Forró à beira-mar’, tendo como convidado especial o flautista Eudes Cunha, membro da Banda de forró Velho-Chico.
O repertório do show foi formado com os sambas-de-roda típico do recôncavo, marca registrada do Barlavento mas, priorizando principalmente o período junino através de xotes, baião, arrasta-pé trazendo canções dos eternos ícones da música nordestina, Luis Gonzaga e Jackson do Pandeiro, na companhia de músicas compostas pelo Barlavento e que estão presentes na sua discografia, a exemplo de ‘Olhado de cobra’ (Davizinho de Mutá e Ricardo Cruz), ‘Casa de bombeiro’ (Domínio Público), ‘São João na Beira-mar’ (Davizinho de Mutá) e ‘Boi-de-Lampião’, ‘O Jardim da Florisbela’, ‘São João chegou’ – essas três últimas compostas por Davizinho e Hamilton Reis, em uma parceria do Projeto Cores & Nomes, Hessel & Siri Produções e Teatro SESI Rio Vermelho.
O Barlavento foi fundado pelo vocalista Davizinho de Mutá e por Hamilton Reis (voz e violão), tem ainda especialmente o percussionista Henrique Santos nas congas e no vocal. No show de domingo contou também com a parceria de Jorge de Dudu, no timbau e nos vocais.