om a conclusão, no início de julho, da obra emergencial que abriu um novo canal para levar a água do Velho Chico até o ponto de captação na localidade de Boa Vista do Pixaim, a Embasa mantém o compromisso de levar água tratada à população de Muquém do São Francisco e Wanderley, no oeste baiano. Nos últimos meses, o nível do manancial na área de captação apresentou grande redução e a empresa iniciou uma série de ações para continuar o abastecimento aos moradores.
Iniciada na segunda quinzena de junho, com apoio do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército, em Barreiras, a abertura do novo canal possibilitou a continuidade do abastecimento aos cerca de 26 mil habitantes dos dois municípios, incluindo o atendimento de comunidades rurais.
“Mesmo sendo concluída com sucesso, a ação exige acompanhamento tanto de nossa parte quanto da área operacional, pois qualquer alteração no cronograma chuvoso da região pode ocasionar novas medidas para garantir a continuidade dos nossos serviços”, esclarece o gerente regional Marcos Rogério Moreira. A afirmação é compartilhada pelo engenheiro Wilames da Costa e Silva Neto, que foi o responsável técnico da atividade. “A captação tornou-se inviável naquelas condições. Tínhamos que agir rápido e foi o que fizemos. A parceria com o Exército foi fundamental para o sucesso da operação”, diz Neto.
Além da abertura do canal, outras providências foram tomadas pela Embasa, entre elas a operação de um poço em Wanderley, para auxiliar no abastecimento da sede municipal. “ “Também temos um ponto fixo de abastecimento de carro-pipa em Ibotirama, disponível para atender o município de Muquém do São Francisco. Mas é importante ter a colaboração da população até a normalização do abastecimento nessas cidades. Por isso, pedimos aos moradores que utilizem a água disponível nos imóveis de maneira racional e sem desperdício”, conclui o gerente da Embasa em Ibotirama, Odirlei Dourado.