Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA

  • Post category:POLÍTICA
No momento você está vendo Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA

O jornalista e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, foi reeleito presidente do Comitê de Imprensa Edson Alves, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (12). O profissional, que estará no comando do Comitê durante o biênio 2025-2026, expressou felicidade pelo resultado e reafirmou o compromisso em fortalecer o “jornalismo sério e de qualidade” na Casa.

“Eu fico muito feliz de ter sido reeleito para o próximo biênio. Uma nova chapa, com novos integrantes, novos colegas jornalistas. A gente conseguiu selar a paz entre as várias vertentes que compõem o trabalho aqui da Casa, mas com o objetivo de fortalecer o trabalho do jornalismo sério e de qualidade, dar, cada vez mais, respaldo e atenção para o colega que trabalha aqui no dia a dia”, pontuou.

Lyra destacou ainda os avanços conquistados durante seu primeiro mandato, em parceria com o presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD). Entre os avanços, citou a disponibilização de um crachá de acesso aos profissionais, além de desconto no restaurante da AL-BA.

“A gente conseguiu um crachá de acesso, assim como os funcionários da Assembleia, para que o jornalista transite com mais tranquilidade aqui dentro da Casa, além de desconto no restaurante, que é um benefício também para o funcionalismo, para os servidores. A gente tem feito alguns movimentos de fortalecimento junto à gestão da Casa para facilitar o trabalho dos jornalistas que cobrem aqui no dia a dia. Então, é um agradecimento meu, em nome de todo o Comitê, por a gente ter conseguido harmonicamente fechar uma composição de chapa que continue fortalecendo o trabalho do jornalista”, ressaltou.

Além de Osvaldo Lyra, foram eleitos: Victor Pinto (vice-presidência); Ramon Margiolle (secretário); Raul Aguilar (suplente); e Raul Monteiro (segundo suplente).

Adolfo, Alan Sanches, Marcinho e Tiago ganham prêmio

Os profissionais de imprensa que acompanham a Assembleia Legislativa definiram os parlamentares que se destacaram na Casa. Entre os quatro escolhidos para o Troféu Imprensa, apenas um integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Os nomes eleitos foram o líder da oposição, Alan Sanches (União), que obteve 35 votos; o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), com 26 votos; e os deputados Marcinho Oliveira (União) e Tiago Correia (PSDB), com 32 e 30 votos respectivamente. Ao todo, 69 jornalistas participaram da votação.

Mudanças na premiação

Também nesta terça, houve a premiação dos jornalistas que foram destaque na cobertura parlamentar da AL-BA. Na categoria televisão, o escolhido foi o jornalista Pablo Reis, apresentador do Aratu Notícias, da TV Aratu, enquanto na categoria rádio, a vencedora foi Juliana Nobre, da Rádio Salvador FM. Carine Andrade, do site Política Livre, venceu na categoria site; e Guilherme Reis, do jornal Tribuna da Bahia, levou o prêmio na categoria impresso. Os profissionais foram escolhidos a partir de votos dos próprios deputados.

Sobre o prêmio, Lyra anunciou que haverá novidades para a edição 2025, como a junção do prêmio de rádio e televisão. “É uma novidade apresentada no ano passado. Eram três prêmios, um para rádio e TV, um para impresso e um para site. Ano passado, a gente anunciou que teríamos o desmembramento do prêmio de rádio e TV. Só que com a experiência, e aqui o prêmio da Assembleia é muito dinâmico, a gente entendeu que para o próximo ano, deve haver uma nova mudança, um novo ajuste porque há poucos colegas de televisão atuando efetivamente aqui na Casa e uma quantidade muito grande de jornalistas de sites. Então, reunido com parte do Comitê, decidimos que, a partir do próximo ano, voltaremos a fazer a junção do prêmio de rádio e televisão, que passa a ser um prêmio só”, explicou.

Dessa forma, dois prêmios serão destinados aos jornalistas que trabalham em sites e blogs. De acordo com Lyra, mais de 30 profissionais que atuam nesta vertente disputaram o prêmio neste ano. “A ideia é dar mais acesso para quem realmente continua cobrindo e trabalhando aqui no dia a dia da casa. Então, essa é a novidade para o próximo ano. Vamos reunir o novo Comitê para entender como é que está o trabalho e entender a partir de agora o que a gente vai ter que fazer para fortalecer mais além o trabalho da nossa categoria no dia a dia aqui junto com os deputados”, pontuou.

O editor-chefe do Portal M! também ressaltou que a premiação fortalece o trabalho dos jornalistas. “O jornalista é um elo importante de comunicação no trabalho da Casa, entre os deputados e a população de modo geral. A população não vive o dia a dia da Assembleia, não vive o dia a dia do ambiente parlamentar. Então, fortalecer esse prêmio, fortalecer esse trabalho, fortalece o trabalho de prestação do serviço de nós jornalistas perante a sociedade”, observou.

Outra característica importante dos profissionais, conforme Lyra, é o de serem “porta-voz” da sociedade. “Nós temos a função justamente de ser porta-vozes, a gente tem olhos, atenções, equipamentos, tecnologia nos ajudando para ser um porta-voz do que acontece nos bastidores e levar isso no dia a dia para a população. Então acho que é extremamente importante esse fortalecimento interno que ganha democracia e ganha relação aí com o público externo”.

Por fim, ao falar sobre os resultados, Lyra enfatizou que as premiações fortalecem o trabalho do Comitê de Imprensa. “Foi um resultado importante, a gente teve a presença de 69 jornalistas votando, escolhendo os melhores deputados, referendando a escolha também da Chapa, então mostra que o Comitê de Imprensa está forte, pujante, o que nos obriga inclusive a nos fortalecermos enquanto categoria, a unirmos esforços para fortalecer o trabalho da casa, do jornalista e beneficiar a população de modo geral”, concluiu.
————————————-
Do Portal M!