O Serviço Social da Indústria SESI Bahia, lança, nesta quarta-feira, 27.08, às 17h, durante a INDEX – maior evento da indústria da Bahia, a Estação SESI Saúde Conectada. Trata-se de uma proposta inovadora, concebida com o objetivo de ampliar o acesso à saúde para o trabalhador da indústria. A INDEX acontece de 27 a 29 de agosto, em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia.
A Estação SESI Saúde Conectada é uma estrutura móvel, preparada para realização de teleatendimentos em saúde e realização de exames. A proposta é alcançar trabalhadores da indústria que atuam em áreas remotas.
Na avaliação do Superintendente de Saúde e Segurança (SSI) do SESI Bahia, Amélio Miranda, a solução representa um passo estratégico na atuação do SESI Bahia. A estação foi estruturada para lidar com os problemas de saúde mais recorrentes, com suporte remoto de médicos e outros profissionais de saúde.
“Buscamos preencher os vazios assistenciais e facilitar o acesso à saúde. Vamos levar atendimentos essenciais das linhas de cuidado da Atenção Primária à Saúde a locais de difícil acesso”, explica Amélio.
O novo equipamento entra em operação logo após o lançamento com o início do Projeto Piloto da Linha de Cuidado de Dor Lombar, realizado em parceria com o SESI Nacional. A ideia é contribuir para redução de um dos problemas mais recorrentes entre os trabalhadores da indústria que é a dor lombar. “Agora, podendo assegurar avanços no tratamento a partir deste novo modelo de cuidado digital, mais próximo do ambiente de trabalho”, acrescenta.
TECNOLOGIA BAIANA
A Estação Saúde foi desenvolvida na Bahia pelo SENAI Cimatec e foi projetada conforme a norma NBR 9050, com foco em acessibilidade e segurança. A unidade possui rampa de entrada, barras de apoio, sinalização em braile e espaço adaptado para diferentes perfis de usuários. O agendamento das consultas é feito por celular, tablet ou computador e o acesso à cabine é liberado por meio de QR Code, no dia e horário marcados.
O interior da cabine é composto de assento, maca, equipamentos clínicos digitais e integração com prontuário eletrônico. Estão disponíveis medidor de pressão, oxímetro, termômetro, glicosímetro, espirômetro e balança digital. Quatro câmeras – frontal, laterais e traseira – dotadas de recurso de zoom permitem ao profissional de saúde visualizar o paciente com precisão, inclusive em atendimentos como telefisioterapia.
A estação oferece suporte para consultas com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Também há um botão de emergência, que pode ser acionado pelo paciente ou pelo profissional remoto, garantindo resposta rápida da equipe de apoio local em casos de intercorrência.
Ao fim de cada atendimento, a cabine passa por higienização por meio do sistema de oxissanitização – tecnologia com luz ultravioleta que elimina microrganismos no ambiente. A iniciativa do SESI busca levar serviços de saúde de qualidade a diferentes localidades, promovendo inclusão, conectividade e inovação no cuidado com a população.
Lançada em Brasília, em maio deste ano, a Estação SESI Saúde Conectada foi apresentada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele declarou na ocasião que a iniciativa está alinhada à diretriz do governo federal de ampliar o acesso da população a serviços especializados com o uso de tecnologias e parcerias estratégicas.
Serviços oferecidos
Consultas médicas remotas, com diagnóstico e orientações em tempo real.
Realização de exames básicos dentro da própria cabine.
Atendimento focado nas doenças crônicas mais prevalentes na população.
Acompanhamento e monitoramento de saúde preventiva.
Expansão do acesso a serviços para populações distantes de centros urbanos.
Experiência de atendimento humanizada.
SISTEMA FIEB
O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma das entidades do SISTEMA FIEB. Sob a liderança da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Essas instituições atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.