As sessões do plenário e das duas câmaras de julgamento do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) voltam a ser realizadas, a partir desta quinta-feira (15.06), no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, que foi totalmente reformado e modernizado, com reforço das medidas de segurança e introdução de melhorias destinadas a facilitar a adoção de novos equipamentos de som e de imagem, dando mais conforto para o trabalho dos conselheiros, visitantes e dos serviços auxiliares. Durante a realização das obras, as sessões plenariais foram realizadas no auditório Conselheiro José Casaes e Silva, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), que cedeu as suas instalações permitindo que os trabalhos do TCE/BA não sofressem interrupção.
Na última sessão plenária realizada nas dependências do TCM, na terça-feira (13.06), o presidente do TCE, conselheiro Marcus Presidio, fez questão de agradecer, em nome dos demais conselheiros, a generosidade da instituição coirmã, tendo citado especialmente as figuras dos conselheiros Plínio Carneiro Filho (ex-presidente) e Francisco Netto (atual), além de estender os agradecimentos a todos os servidores do TCM “que aqui nos acolheram sempre com muita presteza e solicitude”. Ele também fez questão de ressaltar a imperiosa necessidade e a importância da reforma realizada no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, inclusive por questões de segurança, além das adaptações imprescindíveis às novas tecnologias utilizadas durante as sessões, como as transmissões online.
As obras de reforma, iniciadas em 18 de fevereiro, foram as mais completas realizadas desde 1999, quando um incêndio destruiu parcialmente as instalações do prédio-sede do TCE e do TCM, e envolveram desde a troca de todo o piso do plenário e do foyer, nova climatização, nova iluminação, reforma das poltronas e da bancada do Tribunal Pleno, até a substituição da fiação elétrica e do cabeamento para transmissão de dados, permitindo maior segurança e a adequação para a utilização de equipamentos modernos de imagem e sonorização.
Os novos forros laterais e do teto são acústicos e foram criadas uma área técnica, com isolamento de som (para funcionamento dos serviços de taquigrafia, transmissões online e sonorização), e uma sala privativa para o atendimento de autoridades. O foyer, a antessala do plenário, também foi reformado completamente.