UNICEF e Prefeitura de Salvador reconhecem Unidades Amigas da Primeira Infância

  • Post category:EDUCAÇÃO

Salvador realiza, no próximo dia 14 de agosto, às 14h30, a cerimônia de certificação da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) – iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizada pela Prefeitura de Salvador e parceiros para reconhecer unidades municipais de Saúde e Educação que se destacam no atendimento a crianças de zero a seis anos e suas famílias. Ao todo 30 serviços serão reconhecidos por aprimorar seus serviços voltados à primeira infância.  

A certificação será realizada no dia 14 de agosto, em cerimônia no Centro de Educação Hora da Criança, no Rio Vermelho, às 14:30.   

Para apoiar a implementação, o monitoramento, a avaliação e a certificação da UAPI em Salvador foi criado um comitê científico composto pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, de Políticas de Mulheres, Infância e Juventude, do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, Sociedade Baiana de Pediatria, Associação Brasileira de Enfermagem, Avante Educação e Mobilização Social e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral. 

Sobre a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)  

A Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira Infância. A iniciativa acontece em seis capitais e conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.  

Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Roche e parceiros locais, que buscam promover o acesso ao diagnóstico precoce para todos e estimular crianças com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras – entre elas, a atrofia muscular espinhal e o autismo.  

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.