A União dos Municípios da Bahia (UPB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (13.05), a nova sala de acolhimento da União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB) em sua sede, localizada na 3ª avenida do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O espaço, que visa oferecer suporte e apoio aos controladores internos que se deslocam à capital do estado, recebeu o nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo, em reconhecimento à sua dedicação e relevantes serviços prestados ao controle interno em favor da gestão pública.
A solenidade contou com a presença do homenageado, de integrantes da UCIB e da UPB, como os respectivos presidentes, Maike Oliveira e Wilson Cardoso, da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Veloso, da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada estadual Ivana Bastos, do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola (representando o governador Jerônimo Rodrigues), além de gestores de diversos municípios baianos, a exemplo de Itaperoá, Livramento de Nossa Senhora e Mucugê.
O presidente da UPB, que também é prefeito do município de Andaraí, ressaltou a relevância da parceria entre as entidades para o fortalecimento do controle e da homenagem ao conselheiro Inaldo por ser um “defensor forte dos controles internos do estado da Bahia”.
“A ideia do conselheiro de ter um local para os controladores aqui na UPB fortalece a transparência, e assim a gente demonstra a importância do controle interno para o município. Lá no meu município eu estou tranquilo, porque eu tenho uma boa controladora que não deixa nada, que faz todas as observações, faz as auditorias nas compras e nas libras, o que faz com que, com essa presença do controle, a gente economizar e fazer mais para o nosso município”, disse Wilson Cardoso.
Já o presidente da UCIB destacou que a inauguração da sala é um momento ímpar para a promoção da governança e da melhoria da administração pública do estado ao aproximar os seus representantes dos órgãos de controle externo e dos gestores. “De forma que eles irão entender a importância de realizarem a auditoria, de fortalecer a transparência e a sua prestação de contas no âmbito dos municípios. Então essa nossa nova casa está num local estratégico, onde a gente realmente vai poder contribuir com a gestão municipalista e levar a melhoria para a população”, afirmou Maike Oliveira, que exaltou a representação do conselheiro do TCE/BA como símbolo de acolhimento da UCIB em todos os municípios baianos.
“O conselheiro Inaldo da Paixão é um dos maiores representantes do controle externo e também um dos grandes entusiastas do controle interno em âmbito nacional. Um cara que se dedica desde o início à nossa instituição e que não mede esforços para sempre estar apoiando os controladores. Enquanto Tribunal de Contas, ele é um grande parceiro no quesito pedagógico para os prefeitos e para os controladores, então com essa sala com o nome do Conselheiro Inaldo, que é uma inspiração para quem é servidor público, eu acredito que teremos uma movimentação muito grande de forma a reestruturar as controladorias no nosso estado todo para poder melhorar a gestão pública”, reconheceu.
O conselheiro Inaldo Araújo agradeceu o gesto da UPB e da UCIB e falou da felicidade e surpresa “ao ver a entrega do espaço da União dos Controladores Internos da Bahia, a nossa UCIB, que foi gentilmente nomeado com o meu nome. Acredito que essa simbólica homenagem se estende ao TCE/BA e reflete a exitosa parceria que mantemos com a UCIB há mais de dez anos. Parceria que já possibilitou a capacitação de mais de 15 mil servidores da gestão municipal baiana”.
NOVOS EQUIPAMENTOS
Durante o evento, a UPB também inaugurou o Espaço UPB Mulheres Municipalistas – Prefeita Rita Valentim, uma homenagem à gestora de São Francisco do Conde que faleceu em 2014 durante o exercício do seu mandato. O local será base para o fortalecimento da participação feminina na gestão municipal. Além disso, a UPB realizou a entrega de mais três gabinetes, um Sistema Multimídia para a sala de reuniões e um novo veículo, que serão utilizados para dar suporte às atividades dos gestores municipais baianos em Salvador.
Para o conselheiro do TCE/BA, o evento representou um marco na UPB na gestão do prefeito Wilson Cardoso, “de Andaraí, que já começou muito bem a caminhar por aqui. Em apenas 40 dias, entrega uma série de realizações. Fico a imaginar como será seu balanço aos 400 dias de gestão”, finalizou Inaldo Araújo.
Ainda participaram das inaugurações a secretária de Políticas para Mulheres, Neuza Cadore; a coordenadora da Bancada Baiana, deputada federal Lídice da Mata; a diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares; a diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial da UPB, prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga; a vice-presidente administrativa da UPB e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, e a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa do Ministério Público da Bahia (CAOPAM), Rita Tourinho.
Foto: TCE/Divulgação