Ao participar do abraço simbólico ao Morro Ipiranga, comemorando as decisões da Justiça Federal e do Ministério Público que suspenderam o leilão da área verde da encosta do bairro, localizado entre a Barra e Ondina, na manhã desta terça-feira (15), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da Bancada de Oposição na Câmara Municipal, ironizou com o prefeito Bruno Reis: “Ele diz que a cidade está bombando de prédios, mas precisa bombar é de emprego”.
E aproveitou para lembrar a denúncia do jornal Folha de São Paulo sobre a sociedade entre o prefeito e o empresário conhecido como Samuca, alvo da Operação Overclean: “Ele é do mercado imobiliário e, por isso, só pensa em construir espigões”. Aladilce parabenizou os movimentos sociais que se uniram no SOS Áreas Verdes para lutar contra a desafetação e venda de terrenos do Município, como se fossem “inservíveis”, repetindo definição do próprio Bruno Reis.
Prefeito leiloeiro
“Essa vitória foi importantíssima, fruto da movimentação da sociedade civil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da garra demonstrada pelo SOS Áreas Verdes, que já surge potente, mas a luta ainda não está ganha, está só começando”, frisou a vereadora, lembrando que a mobilização tem que se estender por toda a cidade e envolver a revisão popular do PDDU. Afinal, ponderou, “é o Plano Diretor em vigor que está permitindo esse paredão que estamos vendo na orla e que o ‘prefeito leiloeiro’ diz que está bombando”.
Participaram do ato em defesa do Morro Ipiranga os deputados federais Alice Portugal (PCdoB) e João Bacelar (Podemos), os vereadores Hamilton Assis e Eliete Paraguassú, do PSOL, e Marta Rodrigues (PT); e a ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), do Pretas por Salvador, que representou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). O SOS Áreas Verdes engloba diversos movimentos sociais, como o Fórum a Cidade Também é Nossa, a Federação de Bairros de Salvador, associações de moradores do Morro Ipiranga, Morro do Gato e Roça da Sabina, Amabarra, Instituto dos Arquitetos, SOS Buracão, Coletivo Stella Maris, Praça Carlos Bastos, Caja Verde, Fórum Permanente de Itapuã e Movimento Jaguaribe Vivo, entre outros.
Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa/Victor Queirós