Vitória perde outra para Botafogo e está fora da Copa do Brasil

No momento você está vendo Vitória perde outra para Botafogo e está fora da Copa do Brasil

Por Zédejesusbarreto
A garra do Leão não foi suficiente. O Botafogo, que jogava até por um empate, ganhou outra vez do Vitória (2 x1 no Barradão, após o 1 x 0 no Nilton Santos/RJ) e segue adiante, vai para as oitavas de final, deixando eliminado o Vitória da competição. O Rubro-negro teve bons momentos na peleja, com muita vontade, correria, mas prevaleceu a melhor qualidade técnica individual e coletiva do time carioca, 3 x 1 no placar agregado. Não há o que discutir.

  Ao Vitória, agora, resta dedicação total ao treinamento, sob novo comando, para se recuperar na Série A, onde ainda não venceu. O time se esbalda em campo, briga, divide, catimba, pressiona, mas finaliza pouco e mal, e tem levado muitos gols, ultimamente. Há muito o que corrigir, inclusive no conjunto, no jeito de jogar, construindo mais, melhorando sobretudo o repertório ofensivo – não dá pra vencer apenas com bolas paradas, cobranças de faltas e escanteios alçados na área inimiga, cavando faltas, trombando. É preciso jogar mais bola, trabalhar mais as tramas coletivas. Com a palavra o treinador Carpini.     

 **

 No Barradão

 – Noite de outono, sem chuvas, relvado pesado, fofo e alto mas bem cuidado, arquibancadas com bom público e presença da torcida carioca visitante. Valendo vaga nas oitavas de final da competição.  

  O time do Botafogo, que venceu o primeiro confronto no Nilton Santos/RJ (1 x 0), com alguns desfalques, mas contando com dois baianos titulares na equipe (Junior Santos, de Riachão do Jacuípe e Danilo Barbosa, da RMS); O Vitória, de técnico novo, há sete jogos sem vencer, escalado formalmente ofensivo, um 4-3-3.

 – O Rubro-negro com seu uniforme principal, o tradicional vermelho e preto. O Botafogo, time alvinegro da estrela solitária, todo de branco – detalhes em preto.

*

Com bola rolando…

– O Leão baiano começou à toda, marcando na frente, no corpo-a-corpo, pressionando a arbitragem, e na correria, como gosta. Os cariocas, competitivos, encararam a pegada. Aos 7’, Jamerson recebeu em velocidade nas costas da zaga e bateu firme para defesa de John. Assédio rubro-negro, em busca do gol desde o começo, ganhando as divididas, a torcida empurrando.

 – Mais brigado que tramado, 30 minutos jogados e nenhuma chance real de gol criada. Os cariocas já equilibravam. Aos 31’, primeira oportunidade real, do Botafogo; Luiz Henrique ficou de cara, de frente na grande área e perdeu, encobrindo a trave. Aos 33’, Junior Santos desbravou mas foi travado por W. Leonardo na hora do arremate. O Botafogo mais próximo da área rubro-negra, chegando.

 Aos 42’, após uma entrada dura no goleiro John, que o árbitro nada marcou, confusão com os reservas e comissões técnicas fora do gramado. Arbitragem fraca, insegura, envolvida, desde o começo.

– Gol! 1 x 0 Botafogo, aos 44 minutos. Arrancada livre de Cuiabano pela esquerda, cruzamento forte, por baixo, na pequena área baiana, a defesa pastou e Luiz Henrique escorou, abrindo o placar.       

  Um primeiro tempo muito duro, corrido e brigado. O Leão começou melhor, manteve um assédio até os 20 minutos mas construiu poucas chances de finalizar; daí, foi cedendo terreno aos cariocas que dominaram as ações a partir dos 30’. Com o gol, o Botafogo foi pra merenda com uma boa vantagem, dois gols à frente (1 x 0, duas vezes), já de olho na classificação. Mas… o Leão ainda vivo, e toda uma segunda etapa pela frente, a torcida inflamando.

    Segundo tempo – No recomeço, o Vitória com linhas avançadas, marcando alto, tentando sufocar, alçando bolas na área inimiga, o torcedor agitando, mas o Botafogo já mais tranquilo, valorizando a posse de bola, sem pressa, buscando quebrar o ímpeto do Leão. Aos 7’, após outra cobrança de escanteio com Mateuzinho, pela direita, Uvni cabeceou no canto para boa espalmada do John, salvando.

  Depois dos 10’, Carpini colocou em campo Osvaldo e Daniel Jr, nos lugares de Luis Adriano e Mateuzinho (com cartão amarelo). O Rubro-negro era melhor, tinha mais volume, jogava mais no campo adversário. Aos 15’, Daniel Jr desperdiçou boa chance, livre na grande área carioca, o chute saiu muito alto. O Botafogo acuado, mas…

– Gol! 2 x 0 Botafogo, aos 18 min. Num contragolpe rápido, a defesa baiana aberta, Savarino desbravou pela esquerda e Junior Santos não perdoou, limpando na área do marcador e do goleiro, com talento de artilheiro.

 Aos 20’, dois novos no Botafogo: Gregore e Hugo nos lugares de Danilo e Cuiabano; fôlego novo e estratégia. Carpini respondeu, ofensivo, pondo em campo Alerrandro, Lucas Esteves e Leo Naldi, (saíram PK, Zeca e Janderson); ao tudo ou nada. Aos 26’, Junior Santos recebeu em profundidade, levou a marcação no corpo, na velocidade, encarou o goleiro mas errou o alvo, por pouco. Aos 27’, entrou Fabiano, saiu Savarino.

  O Vitória até tinha a bola, chegava mas não conseguia penetrar, finalizar e oferecia espaço para os contragolpes. Os cariocas administrando a boa vantagem. Por volta dos 30’, muitos torcedores já dando o fora, sem mais acreditar.  

 – Gol! 2 x1 Vitória, Daniel Jr, na raça, de canhota, insistindo pela direita, aproveitando-se de bobeira defensiva do Botafogo.  Aos 33 minutos, pondo fogo no jogo, na correria, no coração. O torcedor voltou a inflamar, a acreditar. O Leão não se entrega.

 Patrick de Paula e Mateo em campo, saíram Damian e Tchê-Tchê – no Botafogo, ganhando tempo. Aos 46’, Junior Santos não fez o terceiro porque quis se mostrar, fazer gol de placa, driblando zaga e goleiro; perdeu. O Leão em cima, tentando, cruzando, alçando bolas… sem êxito. Algumas vaias no final.

 Botafogo classificado paras as oitavas de final, o Vitória fora.  

 Destaques …

  No Leão, Wagner Leonardo se salva na zaga; a briga de Dudu e Rodrigo; Mateuzinho caiu muito de produção. Dos que entraram, Daniel Jr disse que quer um lugar no time.

  No Botafogo, um goleiro e zaga seguros, Cuiabano, Danilo Barbosa, Savarino, mas sobretudo o baiano Junior Santos, forte, veloz, talentoso, atormenta os marcadores, faz a diferença.  

 *

Ficha Técnica

– O Vitória escalado pelo estreante treinador Tiago Carpini: Lucas Arcanjo, Zeca, Uvni, Wagner Leonardo e PK; Rodrigo Andrade, Dudu e Mateuzinho; Janderson, Luis Adriano e Iury Castilho.

– O Botafogo/RJ do técnico Arthur Jorge: John, Damian Suarez, Halter, Bastos e Cuiabano; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê-Tchê; Luiz Henrique, Junior Santos e Savarino.

 – No apito, Rodrigo José Pereira e Lima/PE, com VAR.

*

 Próximos jogos do Vitória pelo Brasileirão Série A:  Vitória x Atlético GO (1º de jun)

 -Juventude x Vitória; Vitória x Atlético Mineiro; Vitória x Internacional;

  Bragantino x Vitória; Fluminense x Vitória.

**

 Nesta quinta, valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Bahia enfrenta o Criciúma, no Heriberto Hulsen/SC, às 19h.

**

  Atalanta Campeão Europeu

 O Atalanta, time do norte da Itália, sagrou-se Campeão da Liga Europa, um título histórico para o clube, ao vencer por 3 x 0 a final contra o Campeão alemão Bayer Leverkusen, que estava invicto há quase 50 jogos nesta temporada. O jogo da entrega da taça foi em Dublin, nessa quarta-feira, com três gols do nigeriano Lookmann. No time italiano atuam os brasileiros Tolói, zagueiro de dupla nacionalidade, e o apoiador Éderson, recém convocado pelo treinador Dorival Jr para a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa América nos EUA, em junho/julho.

**  

Foto: EC Vitória