Na próxima terça feira, dia 29 de julho, às 18h na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré em Salvador, será lançada a IX Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré em Salvador.
O evento terá uma mesa literária mediada pelo jornalista e escritor Eliéser César com os seguintes temas e palestrantes: “A herança cultural da Itália na Bahia – Eduardo Sarno; “A experiência do Sersendo, como um dos Ditames da Consciência, na Itália” -Maribel Barreto; ” A União Brasil Itália através das Artes, da Cultura e da Literatura -Simone Adivincula; “As relações culturais entre os italianos e baianos” – Domingos Ailton.
A IX Edição da Felisquié vai acontecer no período de 21 a 23 de outubro em Jequié e terá como tema principal “As relações culturais entre italianos e baianos” e celebrará a contribuição dos italianos na formação de Jequié além de homenagear a memória de artistas italianos ou de descendência italiana: o memorialista Carlos Marotta; o contista Edgar Ferraro; cronista Carlos Mensitieri; o poeta Miguel Mensitieri; o pioneiro no cinema em Jequié, Andrea Leto; a escritora Zélia Gattai; o artista plástico Sante Scaldaferri; a arquitetura Lina Bo Bardi; o cineasta Geraldo Sarno; a fundadora da Associação Itália Brasil, Clélia Zuliani.
A Felisquié vai homenagear também a memória do escritor Euclides Neto no seu centenário de nascimento e os 80 anos de nascimento do cantor Raul Seixas. Já estão confirmados nomes da Itália para participar da programação oficial da Felisquié em outubro: A jornalista e escritora Antonella Rita Roscilli, a antropóloga Patrizia Giancotti, o geólogo Carmine Marotta, a jornalista Martina Marotta e o editor Nicola Bergamaschi. Escritores e pesquisadores brasileiros também já confirmaram presença, a exemplo de Sylvio Passos (referência sobre a vida e obra de Raul Seixas), Regina Luz, Paulinho Lima, Paulinho Jequié entre outros.