Por Zédejesusbarreto
São sete triunfos na competição, outro (3 x 0 sobre o Ituano) com três gols marcados, nenhum levado, atuando com superioridade, o torcedor do Leão empolgado como nunca. Uma campanha surpreendente, um time competitivo, objetivo, eficiente, bem treinado, raçudo e aplicado em campo. Foram três gols a partir de bolas paradas levantadas na área adversária, fruto de treinamentos, precisão nas jogadas, mortais.
O Leão chegou a 22 pontos ganhos, fecha a rodada na liderança, ninguém o alcança. O vice-lider é o Criciúma, com 20 pontos.
*
No Barradão
Uma noite alta de sexta, começo de junho, com ares de inverno, céus carregados, chuva e ventos frios, arquibancadas com um bom público, torcedor confiante, gramado bem molhado, pesado, escorregadio mas em condições.
O Vitória, em casa, defendendo a liderança com seu uniforme dois, branco total com detalhes em vermelho e preto. O Ituano/SP, também rubro-negro, tentando fugir da zona de baixo da tabela de classificação (13ª posição), inteiro de vermelho e preto.
*
Com bola rolando …
– Começo corrido e pegado, os visitantes encarando o Leão líder. Aos 6’, após cruzamento rasante da esquerda, a zaga não resolveu e Lucas Arcanjo saiu arrojado no chão evitando a primeira finalização dos paulistas. O Vitória chegando em estocadas de Nem, Ze Hugo e Osvaldo- velocidade, bolas alçadas. Equilíbrio de ações, marcação forte, jogo franco.
– Por volta dos 25’, pressão total do rubro-negro baiano, escanteios, tentativas de finalização, a defesa paulista se safando. Nem, aos 28’, encheu o pé e acertou a rede, por fora, na melhor chance baiana até ali. O Vitória já ganhava a batalha do meio-campo, chegando mais, apertando o cerco.
– Gol! 1 x 0 Vitória, Rodrigo Andrade, aos 32 minutos. Escanteio levantado por Osvaldo, da direita, Wagner Leonardo ganhou pelo alto, a defesa paulista não resolveu e Rodrigo ficou com a sobra, não perdoou, estufou as redes.
Gol levado, o Ituano saiu mais pro jogo, tentou reequilibrar mas finalizou pouco. Aos 44’, Saraiva livrou-se da marcação e bateu forte da entrada da área, no chão, Lucas Arcanjo salvou no rodapé. Aos 46’, num contragolpe, Ze Hugo ficou de cara, livre, mas chutou pra fora.
– Gol! 2 x 0 Vitória, aos 46’. Noutra cobrança de escanteio da direita, Osvaldo levantou, a defesa não resolveu e Trellez empurrou para as redes; o bandeira/auxiliar viu impedimento, o VAR demorou analisando, checando o lance e deu, validou o gol.
*
Assim, com dois gols bem parecidos em bolas paradas bem executadas por Osvaldo, o Vitória desceu pra merenda, no intervalo com dois gols de vantagem. A chuva continuava e alguns trechos do gramado já estavam encharcados, a bola parando. O torcedor feliz da vida, nem aí …
*
A segunda etapa seguiu no mesmo padrão. Logo aos 7 min o Vitória fez outro gol, num contragolpe com três, quatro jogadores chegando na frente em alta velocidade; o auxiliar viu impedimento e o VAR confirmou a irregularidade, tento anulado.
O Ituano não mostrava força de reação, o Leão na moita, na espera de um novo bote, fechadinho atrás. Aos 15’, em campo Rafael e Ze Aldo no Ituano, sangue novo, era tudo ou nada. Aos 19’, Camutanga salvou um chute perigoso, tinha endereço certo. Aos 29’, num cruzamento pelo alto na área baiana, o becão Claudinho subiu livre e testou, fora. Não fez. Só que, do outro lado…
– Gol! 3 x 0 Vitória, aos 31’. Railan arrumou uma falta na linha de fundo pela direita do ataque, W Nem cobrou de canhota, fechadinha, de curva, e Camutanga subiu do lado oposto, rente à trave, testando livre, ampliando.
– Aos 44’, Lucas Arcanjo fez outra grande defesa num chute de frente, a curta distância, no reflexo.
Outro triunfo em casa, com três gols, jogando bem, decidindo em jogadas bem ensaiadas e repetidas. Uma equipe competitiva, objetiva.
*
Destaques
– Lucas Arcanjo, que goleiraço! 100 jogos com a camisa titular do Leão baiano, regularidade, tem sido fundamental nessa campanha, uma garantia. Osvaldo, sobretudo pela qualidade nas bolas paradas, tem sido decisivo. Wellington Nem entrando em forma, correndo muito, ousado. Rodrigo Andrade, raça pura. W. Leonardo, sobretudo nas bolas altas ofensivas.
*
Ficha técnica
– O Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo (Felipe); Marco Antonio (Pablo), Rodrigo Andrade (Fumaça) e W. Nem; Osvaldo, Tréllez e Zé Hugo (Railan).
– O Ituano do treinador Marcinho: Jefferson, Iury; Claudinho, Rafael e Mario Sérgio (Richard Cauã); Marthã, Thiaguinho, Person, Hélio e Felipe Saraiva; Paulo Victor. (Rafael, Ze Aldo, ALoísio)
Arbitragem, com VAR, do mineiro André Luiz Skettino.
*
– Na próxima rodada, a 11ª, o Vitória joga na terça-feira, dia 6, às 19h, contra o Tombense, no interior de Minas Gerais.
*
Outros confrontos da noite de sexta, rodada 10 da Série B:
– Ceará 2 x 0 Chapecoense (41 mil presentes no Castelão; Botafogo SP 0 x 0 Tombense.
Criciúma 3 x 0 Atlético GO. A rodada segue …
**
Pela Série A, o Bahia encara o Fortaleza na tarde deste sábado, dia 3, na capital cearense. Parada duríssima. O treinador Renato Paiva não contará com o lateral Jacaré nem com o avante Biel, ambos com problemas musculares na coxa. Desfalques sérios, são dois atletas fundamentais no esquema de jogo do ‘mister’.
**
Definidos os oito times que vão fazer as quartas de final da Copa do Brasil:
– Bahia, Corínthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Grêmio, América Mineiro e Athlético Paranaense.
Os confrontos serão definidos em sorteio/CBF.
Foto: EC Vitória/Victor Ferreira